Trudeau lança medidas autoritárias no Canadá

Trudeau lança medidas autoritárias no Canadá

Nesta segunda-feira (14), o primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau retirou os direitos civis dos cidadãos canadenses com o acionamento da Lei de Emergências (Emergency Act), nunca usada desde sua promulgação.

Tal medida foi ocasionada devido aos protestos dos caminhoneiros, o “Comboio pela Liberdade” simultaneamente em todo o país, sendo a maior concentração em Ottawa, capital canadense. Com essa atitude Trudeau quer atingir diretamente os direitos civis dos protestantes, contudo, medidas extremas acabam afetando todo a população.

Promulgada em 1988 a lei age sobre os direitos civis, sendo que o governo poderá requisitar bens, serviços e pessoas (uso de força para requisitar bens dos cidadãos), além de decidir sobre aonde o cidadão pode ou não ir, ferindo o direito de liberdade de locomoção, tal como proibir manifestações e reuniões públicas – uma clara manifestação de supressão das liberdades.

São medidas extremas e autoritárias, com a possibilidade de uso de força policial e militar, apesar do primeiro-ministro garantir que não acionará as Forças Armadas.

A Lei de Emergências somente deve ser usada quando surgir uma situação urgente e crítica que coloque seriamente em risco a vida, a saúde ou a segurança dos canadenses. A lei não engloba protestos legais como os visto no país, portanto, essa é uma medida que tem caráter autoritário e retrógrado, espelhando países com sistemas políticos ditatoriais. Tal medida “emergencial” não é usada no Canadá há mais de 50 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais