Trudeau lança medidas autoritárias no Canadá

Trudeau lança medidas autoritárias no Canadá

Nesta segunda-feira (14), o primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau retirou os direitos civis dos cidadãos canadenses com o acionamento da Lei de Emergências (Emergency Act), nunca usada desde sua promulgação.

Tal medida foi ocasionada devido aos protestos dos caminhoneiros, o “Comboio pela Liberdade” simultaneamente em todo o país, sendo a maior concentração em Ottawa, capital canadense. Com essa atitude Trudeau quer atingir diretamente os direitos civis dos protestantes, contudo, medidas extremas acabam afetando todo a população.

Promulgada em 1988 a lei age sobre os direitos civis, sendo que o governo poderá requisitar bens, serviços e pessoas (uso de força para requisitar bens dos cidadãos), além de decidir sobre aonde o cidadão pode ou não ir, ferindo o direito de liberdade de locomoção, tal como proibir manifestações e reuniões públicas – uma clara manifestação de supressão das liberdades.

São medidas extremas e autoritárias, com a possibilidade de uso de força policial e militar, apesar do primeiro-ministro garantir que não acionará as Forças Armadas.

A Lei de Emergências somente deve ser usada quando surgir uma situação urgente e crítica que coloque seriamente em risco a vida, a saúde ou a segurança dos canadenses. A lei não engloba protestos legais como os visto no país, portanto, essa é uma medida que tem caráter autoritário e retrógrado, espelhando países com sistemas políticos ditatoriais. Tal medida “emergencial” não é usada no Canadá há mais de 50 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escola cívico-militar
Política

Sobre a polêmica em torno do projeto das escolas cívico-militares

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta terça-feira (21), o projeto de lei que viabiliza a implementação de escolas cívico-militares nas redes municipais e estaduais de educação do estado de São Paulo. Para muitos preocupados com a doutrinação esquerdista sobre as crianças nas escolas, o projeto é visto como uma saída. No […]

Leia Mais
Emchentes no Rio Grande do Sul
Política

Municípios atingidos pelas inundações no RS enfrentam burocracia para receber ajuda do governo federal

Em um artigo da CNN, diversas entidades municipais informaram que estão enfrentando uma enorme burocracia para receber verbas do governo federal para lidar com os impactos das inundações no Rio Grande do Sul. A informação contrasta com a acusação por parte da grande mídia e agentes públicos, de que a afirmação de tal burocracia na […]

Leia Mais
Dique de Mauá
Política

Bombeiros usam sacos de areia de improviso para impedir inundação no RS

Em um vídeo que está circulando na internet, uma equipe de bombeiros usa sacos de areia como improviso para impedir que um determinado lugar no Rio Grande do Sul fosse inundado. Um perfil popular no X chamado Peregrino publicou o vídeo e fez uma comparação com diques construídos por holandeses há mais de 100 anos. […]

Leia Mais