União Europeia planeja aderir ao sistema de pagamentos instantâneos por medo da Libra do Facebook

Os bancos da região da zona do euro planejam aderir ao sistema de pagamentos em tempo real até o final de 2020, por temerem a futura criptomoeda do Facebook, a Libra, segundo a Reuters.

A região de 19 países já teria o sistema de pagamentos em tempo real desde 2017, mas apenas metade dos bancos da região o aderiu. Após o anúncio do Facebook da Libra, os bancos agora sentem o calor da concorrência, segundo o relatório.

“O relógio está correndo”, disse Etienne Goosse, diretor-geral do European Payments Council (EPC), segundo o relatório. Goosse disse que, independentemente do sucesso do Facebook com o projeto, os bancos precisam se mover mais rapidamente, já que as grandes empresas de tecnologia estão aqui para ficar.

“Eles vêm com uma solução global, sob uma marca global que oferece muitas coisas que os consumidores aparentemente acham maravilhosas. Então não temos tempo”, disse ele.

O Facebook, juntamente com 27 sócios fundadores, incluindo Uber e Paypal, divulgou recentemente um plano para a stablecoin Libra, que pretende atender a quem estiver fora do sistema bancário convencional e facilitar transferências monetárias por taxas baixas globalmente. Espera-se que Libra vá ao ar no próximo ano, mas já enfrentou escrutínio de bancos centrais e políticos de todo o mundo.

Fonte: The Block Crypto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mais do que congelar os gastos do governo, Haddad deveria aniquilá-los

Na última quinta-feira (18), o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) anunciou o congelamento dos gastos do governo previstos para este ano em R$ 15 bilhões. A medida surpreendente foi devido à necessidade de cumprir com as metas do Arcabouço Fiscal. Segundo Haddad, os gastos já estavam crescendo acima da arrecadação. Mesmo que tal decisão […]

Leia Mais
Competição
Economia

Impulsionando a ação humana — Competição como motor do mercado e da vida humana

Há uma força primordial que nos impulsiona para a frente, incitando-nos a saltar, a nos esforçar, a conquistar — a repulsa inerente de ficar onde estamos. Somos viciados no hormônio da sensação de bem-estar que nosso corpo libera no processo de atingir uma meta — a dopamina. Em um mercado livre, essa propulsão é direcionada […]

Leia Mais
Economia

Embora populares, as nacionalizações arruínam as economias

Em um mundo cheio de ódio pelo livre mercado, as pessoas que pedem a nacionalização do setor não são raras. Apesar de sua popularidade política, as nacionalizações são terríveis para as economias e representam um trampolim no caminho para a miséria e o colapso. Em troca do ganho temporário obtido com a expropriação da propriedade […]

Leia Mais