União Europeia planeja aderir ao sistema de pagamentos instantâneos por medo da Libra do Facebook

Os bancos da região da zona do euro planejam aderir ao sistema de pagamentos em tempo real até o final de 2020, por temerem a futura criptomoeda do Facebook, a Libra, segundo a Reuters.

A região de 19 países já teria o sistema de pagamentos em tempo real desde 2017, mas apenas metade dos bancos da região o aderiu. Após o anúncio do Facebook da Libra, os bancos agora sentem o calor da concorrência, segundo o relatório.

“O relógio está correndo”, disse Etienne Goosse, diretor-geral do European Payments Council (EPC), segundo o relatório. Goosse disse que, independentemente do sucesso do Facebook com o projeto, os bancos precisam se mover mais rapidamente, já que as grandes empresas de tecnologia estão aqui para ficar.

“Eles vêm com uma solução global, sob uma marca global que oferece muitas coisas que os consumidores aparentemente acham maravilhosas. Então não temos tempo”, disse ele.

O Facebook, juntamente com 27 sócios fundadores, incluindo Uber e Paypal, divulgou recentemente um plano para a stablecoin Libra, que pretende atender a quem estiver fora do sistema bancário convencional e facilitar transferências monetárias por taxas baixas globalmente. Espera-se que Libra vá ao ar no próximo ano, mas já enfrentou escrutínio de bancos centrais e políticos de todo o mundo.

Fonte: The Block Crypto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Inflação corrói situação financeira dos europeus

A massiva impressão de dinheiro como resposta à pandemia de COVID, bem como o conflito Rússia-Ucrânia no Leste Europeu, ainda geram impactos significativos na economia do continente. A Gazeta já havia reportado os efeitos nocivos da alta inflacionária. Uma pesquisa recente reforça o quadro. Um total de 10.000 europeus foi questionado em 10 países pesquisados, […]

Leia Mais
Economia

Órgão de fiscalização do Reino Unido bane anúncios da Toyota por “irresponsabilidade social”

A Autoridade de Padrões de Publicidade (APP) do Reino Unido proibiu dois anúncios da Toyota Hilux alegando que eles não possuem um senso de responsabilidade para com a sociedade. Em sua decisão, o órgão de fiscalização de publicidade julgou que os anúncios toleram conduta que desconsidera seu impacto ambiental. As propagandas em questão são o […]

Leia Mais
Monark
Economia

Monark desiludido com a realidade dos EUA?

Em um vídeo que anda circulando nas redes sociais, o influencer Monark aparece reclamando dos preços dos produtos nos EUA, além de outras situações. O vídeo se popularizou principalmente entre os perfis virtuais da esquerda política, com muitos comemorando a situação do podcaster. O vídeo foi disponibilizado pelo próprio Monark no Locals, com o título […]

Leia Mais