Venezuela: A revolta de Atlas na vida real

Por Daniel J. Mitchell

Existe alguma esperança para a Venezuela?

Algo que posso afirmar é que espero que isso aconteça o quanto antes.

Embora eu tenha me tornado um pouco cansado, eu não compartilho mais longas compilações de tudo o que está dando errado no país.

No que me diz respeito, o verdadeiro debate agora é se um novo governo adotará as políticas certas quando Maduro for finalmente despejado (em outras palavras, há alguma esperança para uma liberação econômica no estilo chileno?).

Mas há algumas histórias e colunas sobre a crise que me chamaram a atenção.

Especialmente aquelas escritas por venezuelanos.

Andres Malave escreveu para o Investor’s Business Daily sobre o que aconteceu com seu país.

Hugo Chávez assumiu o poder, prometendo levar prosperidade compartilhada para todos com seu “socialismo do século 21.”… Então, quando a Teen Vogue tuitou recentemente, “Não é possível #AcabarComAPobreza sem acabar com o capitalismo!” Minha reação inicial foi: “Deixe-os vir à Venezuela”. A Venezuela já foi o país mais próspero da América Latina, mas hoje quase 90{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1} de sua população vive na pobreza. A economia da Venezuela está em frangalhos. …

A miséria da Venezuela significa que não é incomum ver crianças vasculhando o lixo em busca de comida. E como os suprimentos médicos básicos e a medicina estão perigosamente decadentes, recém-nascidos e idosos morrem desatendidos em hospitais venezuelanos. … Em uma coluna de 2006, o Senador Sanders escreveu: “Hoje em dia, o Sonho Americano está mais apto a ser realizado na América do Sul, em lugares como Equador, Venezuela e Argentina”, todos praticantes do socialismo do século XXI. (…) O que é particularmente desagradável com o senador Sanders, que se mostra poético sobre as virtudes do socialismo, é que ele olha para o outro lado enquanto os líderes socialistas vivem em opulência enquanto as massas morrem de fome.

Um professor aposentado que ainda vive na Venezuela explicou a queda violenta de sua nação no Spectator (Reino Unido).

A queda começou no início dos anos 2000, quando o governo de Hugo Chávez começou a tomar o controle de … empresas privadas, o judiciário e a polícia. A queda se transformou em uma queda livre quando Nicolás Maduro chegou ao poder e o Estado apertou o controle sobre a produção de petróleo, principal fonte de receita de nosso país. Os investidores fugiram e os trabalhadores qualificados emigraram. Como os padrões de vida despencaram, a resposta foi imprimir mais dinheiro.

A hiperinflação tem sido o resultado. … Meus amigos e parentes perderam muito peso. Nós chamamos isso de ‘dieta de Maduro’. … Há não muito tempo eu vivia como você. Eu teria pensado que seria impossível que meu país, com seu progresso duramente conquistado, pudesse cair tão rapidamente no abismo. Os políticos errados com as idéias erradas podem ter um efeito maior do que qualquer um pode imaginar.

Eu não quero discriminar contra os não-venezuelanos, então vamos ver trechos de alguns outros autores.

Representação do socialismo democrático

Em uma coluna para a CapX, Kristian Niemietz aponta que a Venezuela deveria ser um exemplo do moderno “socialismo democrático”.

Os fãs de Chávez frequentemente enfatizavam as muitas maneiras pelas quais a Venezuela diferia do antigo bloco oriental. Eles estavam especialmente orgulhosos do fato de que não havia conflito aparente entre a economia socialista e a democracia política. Eles também apontavam que o governo de Chávez, em vez de apenas nacionalizar muitas grandes empresas como os socialistas de outrora, estava experimentando muitos modelos diferentes de propriedade social, procurando alternativas tanto para empresas privadas quanto para empresas estatais convencionais.

E eles estavam certos. Chávez e Maduro nunca tentaram imitar a antiga União Soviética ou qualquer um dos seus aliados. Eles tentaram, realmente muito, construir algo novo. E veja como isso aconteceu. … Experiências socialistas anteriores passaram pelo mesmo período de lua-de-mel que a Venezuela, durante o qual foram amplamente e entusiasticamente elogiados pelos intelectuais ocidentais.

Não obstante, tenho certeza de que ainda ouviremos como “o socialismo real não foi tentado”.

Na verdade, estou aberto ao argumento de que o que aconteceu na Venezuela era uma forma diferente de estatismo.

Embora o resultado final seja sempre o mesmo.

A revolta de Atlas na vida real

No caso da Venezuela, é como A revolta de Atlas na vida real.

Francisco Toro opinou no Washington Post sobre o recente colapso do sistema de energia da Venezuela

Em um país que já atravessa uma séria crise humanitária, o colapso da rede elétrica é uma catástrofe final. Os venezuelanos já estavam cronicamente com fome, com grandes números relatando que perderam peso porque não podiam comprar comida suficiente. … As histórias que saem dos hospitais em todo o país têm sido angustiantes. Apenas alguns tinham geradores reserva, e praticamente nenhum foi projetado para sustentar um hospital inteiro por muitos dias. Um vídeo de uma enfermeira usando uma bomba manual para tentar manter uma criança viva tem circulado nas redes sociais.

Milhares de pacientes em diálise renal, incapazes de receber tratamento, podem sofrer uma morte lenta e agonizante. … O governo de Maduro culpou uma sabotagem dos EUA pela crise de energia. … Acusações de sabotagem contra os Estados Unidos não têm qualquer aparência de credibilidade: a rede elétrica da Venezuela está em declínio gradual há mais de uma década. … Durante os últimos 12 anos, o governo colocou a rede no chão. Depois de nacionalizar as empresas de serviços públicos, o governo simplesmente parou de investir na manutenção de rotina das usinas ou das linhas de transmissão, desencadeando uma lenta deterioração que tornou a rede instável por anos.

Uma história da Fox analisa as circunstâncias miseráveis dos venezuelanos comuns.

Milhares e milhares de venezuelanos chegam à Colômbia através da ponte que liga os países, seus rostos magros, carregando pouco mais do que uma mochila. Mulheres magras como palitos cuidam de seus bebês e imploram pelas latas cheias de lixo. Adolescentes apregoam tudo, desde cigarros a doces e água para pequenos escambos. … Os venezuelanos – muitos com formação universitária ou empregos decentes no que já foi a nação mais rica da América Latina – estão agora recorrendo ao que for necessário para sobreviver. …

As mulheres vendem seus cabelos e cachos para os habitantes locais na Colômbia por cerca de 10 a 30 dólares, dependendo do comprimento e da qualidade. Outras mulheres vendem seus corpos. Meninas de até 14 anos de idade estão disponíveis nas ruas de Cucuta “para alugar”, ganhando cerca de sete dólares “por serviço”. … Mais de 55{6f48c0d7d5f1babd031e994b4ce143dfcbd9a3bc2a21b0a64df4e7af5a5150a1} dos profissionais de saúde – médicos, enfermeiros e outros – deixaram o país. Médicos residentes que ficaram na Venezuela ganham o equivalente a US $24 por mês, enquanto os especialistas ganham apenas um pouco mais, a 30 dólares.

Deixei o pior para o final

A BBC relata que a Venezuela se tornou um caso tão difícil que as sepulturas estão sendo roubadas.

No maior cemitério de Caracas, Cementerio del Sur, a maioria dos túmulos foram saqueados, para jóias, dentes de ouro ou mesmo ossos, que podem ser vendidos para uso em rituais. Para luto de parentes como Eladio Bastida, que verifica o túmulo de sua esposa toda semana para ter certeza de que não foi saqueado, a situação é uma metáfora para a de toda a Venezuela.

Não é uma história de sucesso

Até onde eu sei, a Venezuela ainda não experimentou o canibalismo, então eu suponho que as coisas ainda podem piorar.

Mas isso levanta a questão. Por que Bernie Sanders e outros esquerdistas e socialistas aplaudiram tanto a Venezuela?

E agora que os covardes voltaram para casa para se empoleirarem e a economia entrou em colapso, por que estão esquivando-se de perguntas sobre seu apoio passado?

Mais importante de tudo, por que eles querem políticas semelhantes para os Estados Unidos?


Traduzido por: Gabriel Belli (@Bellivre)

Revisado por: Gabriel Barnabé (@GB_Barney01 )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais