A alta do Bitcoin e o resgate do Fed

O Fed e a alta do Bitcoin

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em meio ao resgate dos bancos pelo Fed, o Bitcoin e as demais criptomoedas experimentam suas maiores altas desde o final do ano passado. O Bitcoin – maior criptomoeda do mundo – teve um aumento de 10% do valor em 24 horas, indo para US$ 22.283,42.

Efeito do Fed?

Analistas acreditam que o socorro que o Fed vem fazendo aos bancos insolventes aumentou o apetite dos investidores por riscos, o que pode ter levado a uma maior compra de criptomoedas. Para os entusiastas das criptomoedas – e do BTC em particular – isso pode parecer contraintuitivo.

Afinal, se as criptomoedas surgiram como alternativa ao sistema monetário, é de se pensar que não faria sentido sua valorização estar associada ao resgate dos bancos. No entanto, a questão é um pouco mais complicada.

Bitcoin e especulação

Como explicado em meu artigo ‘O Bitcoin Morreu?’, mesmo que muitos usuários do Bitcoin já o vejam como moeda, e isso acabe impedindo a queda mais acentuada dessa cripto durante seus períodos de baixa, uma grande parte dos usuários o vêem como um artigo de especulação. Para muitos usuários do Bitcoin, a próxima injeção de dinheiro do Fed significa mais valorização do Bitcoin e consequentemente mais lucro com a próxima alta.

Isso poderia significar que o Bitcoin deve sua recente valorização ao resgate do Fed e a iminência de mais injeção de dinheiro no mercado. Por sorte, esta condição não é permanente e o público que manteve o Bitcoin em alta nos últimos anos é a prova disto.

O Bitcoin ainda é o futuro

Graças as propriedades que o tornam a moeda do futuro, as próximas valorizações do Bitcoin já não dependerão da injeção do Fed e de outros bancos centrais. Muito pelo contrário.

Como aqueles que estudam a Escola Austríaca de Economia sabem, todo boom artificial causado pelos bancos centrais não dura muito tempo. Os bancos centrais podem adiar o crash algumas vezes, mas não podem evitá-lo. E a cada vez que adiam, as moedas fiduciárias perdem um pouco mais o seu valor.

Mesmo aqueles que não estudam a EAE, não poderão ignorar a desvalorização das moedas fiat. Aqueles que buscarem uma forma de proteger o seu poder de compra, inevitavelmente encontrarão a moeda certa para isso: o Bitcoin.

O melhor livro sobre o Bitcoin já escrito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitcoin El Salvador
Criptomoedas

Programa Um Bitcoin por Dia continua em El Salvador

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, compartilhou uma atualização sobre o “programa de 1 bitcoin por dia” de El Salvador na plataforma de mídia social X na sexta-feira. O “programa de 1 bitcoin por dia” foi iniciado em novembro de 2022, quando Bukele anunciou a compra diária de um bitcoin por El Salvador, começando […]

Leia Mais
Bitcoin
Criptomoedas

A ascensão meteórica do Bitcoin e o que acontecerá em seguida

O artigo a seguir é uma entrevista do economista Doug Casey ao site International Man sobre a tendência de alta do Bitcoin e seu futuro daqui em diante International Man: O preço do Bitcoin está subindo. Recentemente, ultrapassou seu recorde histórico anterior de cerca de US$ 69.000, que foi estabelecido em novembro de 2021. Qual […]

Leia Mais
Pablo Marçal
Criptomoedas

Projeção? Influencer Pablo Marçal afirma que 99% dos usuários de Bitcoin são “bandidos”

Em um vídeo polêmico publicado em seu canal no YouTube, o influencer (ou seria coach?) e político Pablo Marçal fez afirmações ousadas sobre o Bitcoin e seus usuários. No vídeo, Marçal afirmou que o Bitcoin “não possui lastro” e que 99% dos seus usuários são “bandidos”. No vídeo publicado na última sexta-feira, o coach argumentou […]

Leia Mais