A alta do Bitcoin e o resgate do Fed

O Fed e a alta do Bitcoin

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em meio ao resgate dos bancos pelo Fed, o Bitcoin e as demais criptomoedas experimentam suas maiores altas desde o final do ano passado. O Bitcoin – maior criptomoeda do mundo – teve um aumento de 10% do valor em 24 horas, indo para US$ 22.283,42.

Efeito do Fed?

Analistas acreditam que o socorro que o Fed vem fazendo aos bancos insolventes aumentou o apetite dos investidores por riscos, o que pode ter levado a uma maior compra de criptomoedas. Para os entusiastas das criptomoedas – e do BTC em particular – isso pode parecer contraintuitivo.

Afinal, se as criptomoedas surgiram como alternativa ao sistema monetário, é de se pensar que não faria sentido sua valorização estar associada ao resgate dos bancos. No entanto, a questão é um pouco mais complicada.

Bitcoin e especulação

Como explicado em meu artigo ‘O Bitcoin Morreu?’, mesmo que muitos usuários do Bitcoin já o vejam como moeda, e isso acabe impedindo a queda mais acentuada dessa cripto durante seus períodos de baixa, uma grande parte dos usuários o vêem como um artigo de especulação. Para muitos usuários do Bitcoin, a próxima injeção de dinheiro do Fed significa mais valorização do Bitcoin e consequentemente mais lucro com a próxima alta.

Isso poderia significar que o Bitcoin deve sua recente valorização ao resgate do Fed e a iminência de mais injeção de dinheiro no mercado. Por sorte, esta condição não é permanente e o público que manteve o Bitcoin em alta nos últimos anos é a prova disto.

O Bitcoin ainda é o futuro

Graças as propriedades que o tornam a moeda do futuro, as próximas valorizações do Bitcoin já não dependerão da injeção do Fed e de outros bancos centrais. Muito pelo contrário.

Como aqueles que estudam a Escola Austríaca de Economia sabem, todo boom artificial causado pelos bancos centrais não dura muito tempo. Os bancos centrais podem adiar o crash algumas vezes, mas não podem evitá-lo. E a cada vez que adiam, as moedas fiduciárias perdem um pouco mais o seu valor.

Mesmo aqueles que não estudam a EAE, não poderão ignorar a desvalorização das moedas fiat. Aqueles que buscarem uma forma de proteger o seu poder de compra, inevitavelmente encontrarão a moeda certa para isso: o Bitcoin.

O melhor livro sobre o Bitcoin já escrito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais
Halving do Bitcoin
Criptomoedas

O halving do Bitcoin está cada vez mais próximo, com menos de 2.900 blocos restantes

No momento, restam menos de 2.900 blocos até o próximo halving do Bitcoin. Para compreender o conceito de halving, é bom entender primeiro como surgem os novos bitcoins, principalmente por meio do processo de mineração de bitcoins. Isso envolve entidades, conhecidas como mineradores, que validam blocos repletos de transações que aguardam confirmação. Em sua busca […]

Leia Mais
União Europeia ALM Criptomoedas
Criptomoedas

Novas leis contra lavagem dinheiro da UE visam transações em criptomoedas

Como parte das novas leis contra lavagem de dinheiro, o Parlamento da União Europeia proibiu carteiras de criptografia de autocustódia não identificadas para transações na região. A proibição tem como alvo as transações anônimas em dinheiro que excedam € 3.000 e as carteiras de auto-custódia em várias plataformas. Em uma publicação recente nas redes sociais, […]

Leia Mais