A bolha inflacionária está prestes a estourar?

A bolha inflacionária está prestes a estourar?

Acabei de gastar vinte dólares em @#$% de pizza“, disse um cara em seu telefone quando passamos um pelo outro no aeroporto. Momentos depois, eu mesmo estava gastando vinte dólares em dois sanduíches quentes para minha família. (Não muito parcimonioso da minha parte, eu sei! Mas, minha esposa, que está amamentando, estava faminta, e estávamos correndo para pegar um vôo durante uma breve parada).

Eu não falei palavrão sobre isso, mas me empatizei com meu companheiro de viagem que o fez. É claro que a comida do aeroporto há muito tempo tem sido notoriamente cara, mas a frustração em sua voz me fez pensar se o “John Q. Public[1] está perdendo a paciência com o aumento perpétuo dos preços.

A inflação nos EUA acelerou para 8,5% em março“, informou esta manhã o Wall Street Journal, “aumentando em seu ritmo anual mais rápido desde dezembro de 1981, pois um aumento incessante dos preços levou a um sexto mês consecutivo de inflação acima de 6%“.

Quem culpará o público exasperado por isso? O Presidente Biden está ansioso para passar a culpa, apelidando o último salto na inflação de “aumento de preços de Putin“. Com certeza, o conflito na e sobre a Ucrânia colocou pressão sobre os preços, especialmente sobre a energia. Mas esta ruptura de abastecimento é apenas um novo e terrível capítulo em uma crise contínua da “cadeia de abastecimento” que começou com os bloqueios da COVID-19.

E a crise é principalmente um caso de “sabotagem da cadeia de suprimentos”, pois o caos econômico se deve principalmente, não à pandemia em si, mas às respostas pesadas dos governos ao redor do mundo.

Uma dessas respostas tem voado sob o radar do público, mas na verdade é o principal fator da inflação de preços nos EUA (praticamente o único fator, se definirmos “inflação” corretamente): uma campanha de impressão de dinheiro gigantesca da Reserva Federal, como explicou o economista da FEE Peter Jacobsen.

No entanto, é o Fed, o principal culpado da inflação, que as autoridades consideram nosso herói de combate à inflação.

“O governador da Reserva Federal, Lael Brainard, disse na terça-feira na Cúpula de Empregos do WSJ”, informou o Jornal, “que o banco central aumentará as taxas rapidamente para reduzir a inflação crescente e expressou confiança em sua capacidade de moderar as pressões sobre os preços sem desencadear uma retração econômica”.

Mas, como uma dos próprios editores da revista argumentou recentemente, o Fed provavelmente não será capaz de espetar tal “aterrissagem suave“. A crise inflacionária pode ser seguida por uma crise de colapso do mercado.

É de uma crise que precisamos! Como a explicação dos economistas austríacos sobre os ciclos comerciais deixa claro, um crash é uma correção e o primeiro passo do processo natural de cura da economia. Prevenir um crash ainda mais com ainda mais impressão de dinheiro só vai tornar ainda mais doloroso o inevitável e necessário acerto de contas.

Mas algum grau de dor econômica será inevitável. E se o cara que ouvi no aeroporto estava resmungando sobre a pizza cara, imagine o que ele dirá se o acidente que está por vir lhe custar seu emprego.

Então, a quem John Q. Públic responsabilizará por isso? Será colocado corretamente à porta do grande governo? Ou será que o establishment poderá mais uma vez atribuir a culpa ao capitalismo e explorar a crise para tomar ainda mais poder sobre a economia?

É tudo uma questão de compreensão econômica. Os membros mais atenciosos e de mente aberta do público precisam ser informados sobre os princípios econômicos básicos e como esses princípios se traduzem nas notícias e em suas carteiras. Somente então eles serão capazes de distinguir entre culpados e heróis, problemas e soluções, quando as pressões inflacionárias explodirem a bolha econômica – e a paciência do público.

Nota

  • 1 John Q. Public é um nome genérico nos Estados Unidos para denotar um hipotético membro da sociedade, considerado o “homem comum”, estereótipo dos membros da grande massa dos EUA.

Artigo escrito por Dan Sanchez, publicado no site FEE e traduzido e adaptado por Gazeta Libertária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inflação 2024
Economia

Ipea: alta de preços acelera para todas as faixas de renda em fevereiro

A alta de preços no Brasil, que parecia controlada até o ano passado, acelerou no mês de fevereiro para todas as faixas de renda do país. As famílias de renda média alta foram as que mais sentiram o impacto, que afetou as mensalidades escolares e o preço dos combustíveis. Os dados estão no Indicador Ipea […]

Leia Mais
Déficit público
Economia

Agora vai? Ministério da Fazenda espera déficit de 0,25% para 2024

Segundo a equipe econômica do governo Lula, o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias aponta para a possibilidade de um déficit de 0,25% neste ano. As afirmações da equipe foram feitas durante uma entrevista a revista Exame. Na entrevista, a equipe econômica afirmou que resultado das contas públicas de janeiro foi positivo, além […]

Leia Mais
Lula e Juscelino
Economia

Governo Lula quer regulamentar e-commerce para fortalecer Correios

O governo Lula planeja enviar ao Congresso, um projeto de regulamentação do ecommerce visando fortalecer os Correios. O texto está sendo elaborado por um grupo liderado por Juscelino Filho, ministro das Comunicações. A ideia surge após Lula retirar o Correios da lista de estatais a serem privatizadas. O ministro afirma que pretende atualizar a legislação […]

Leia Mais