Keynesianos e monetaristas de mercado não previram a inflação do dólar

Keynesianos e monetaristas de mercado não previram a inflação do dólar

O último relatório do governo dos EUA coloca a taxa oficial de inflação de preços ao consumidor durante doze meses em 8,5%, a mais alta desde dezembro de 1981:

Enquanto os economistas debatem as causas e a solução para esta inflação de preços, vale a pena dizer quais escolas viram isso acontecer. Embora os indivíduos possam ser matizados, os austríacos têm geralmente advertido que as políticas imprudentes do Fed ameaçam o dólar. Em contraste, como documentarei neste artigo, dois dos líderes das escolas keynesianas e monetaristas de mercado não previam nada disso.

Meu maior erro como profissional

Antes de entrar nisso, preciso resolver um problema: Meu maior erro profissional aconteceu nos primeiros anos dos programas “QE” (flexibilização quantitativa) do Fed, quando eu, juntamente com dois colegas da economia, apostei na inflação (preço ao consumidor). Acabei perdendo essas apostas, dando a Paul Krugman a oportunidade de me dar um sermão sobre minha desonestidade intelectual por ficar com meu modelo austríaco (supostamente falsificado), mesmo depois de minha previsão ter falhado. Se você conferir meu verbete na Wikipedia, verá que minha história de vida parece ser que eu nasci, obtive meu PhD e perdi uma aposta de inflação – nessa ordem. (Para os interessados nos detalhes, eu resumo o episódio com links relevantes neste post de blog pós-morte. Também participei de um Simpósio do Reason em 2014 com Peter Schiff e outros, comentando sobre a falta de inflação).

Desde que as rodadas de QE falharam em produzir o aumento da inflação de preços ao consumidor que alguns de nós advertimos, os keynesianos e monetaristas do mercado têm, compreensivelmente, dado voltas de vitória, dizendo que podiam ser confiáveis em vez dos austríacos “Cassandra”[1] permabear[2]. (Os monetaristas do mercado, no entanto, foram muito mais educados do que os keynesianos proeminentes). Portanto, não é com malícia ou vingança que escrevo este artigo, mas sim para estabelecer o recorde e documentar para a posteridade que os principais keynesianos e monetaristas do mercado sentiram completamente a falta desta inflexão de preços.

O campo keynesiano: Paul Krugman e Klaus Schwab

Comecemos pela diversão primeiro: Paul Krugman não se saiu bem à luz de nossa atual experiência de inflação. Recentemente em junho de 2021, Krugman escreveu um artigo no New York Times intitulado “The Week Inflation Panic Died” (O pânico da semana da inflação morreu). Aqui estão alguns trechos chave, onde destaquei alguns em negrito , e tenha em mente que quando Krugman escreveu isto, a última taxa de inflação do IPC era de apenas 4,9%:

Lembra-se quando todos entraram em pânico com a inflação e avisaram sinistramente sobre a estagflação, como nos anos 70? OK, muitas pessoas ainda dizem esse tipo de coisa, algumas porque é o que sempre dizem, outras porque é o que dizem quando há um presidente democrata….

Mas para aqueles que estão mais atentos ao fluxo de novas informações, o pânico inflacionário é, você sabe, assim na semana passada.

Sério, tanto os dados recentes como as declarações recentes do Federal Reserve esvaziaram o caso de um surto sustentado de inflação …

o pânico sobre a inflação, você tinha que acreditar ou que o modelo do Fed de como a inflação funciona está todo errado ou que o Fed não teria coragem política para esfriar a economia se ela se tornasse perigosamente superaquecida.

Ambas as crenças agora perderam a maior parte da credibilidade que poderiam ter….

O Fed tem argumentado que os recentes aumentos de preços também são transitórios … A opinião do Fed tem sido que este episódio, assim como a inflação de 2010-11, logo terminará.

E agora parece que o Fed estava certo

… Os profetas monetários da desgraça estão sempre errados desde o início dos anos 80, quando Milton Friedman continuou a prever um ressurgimento da inflação que nunca chegou. Por que essa ânsia de festejar como se fosse 1979?

Em justiça, o apoio do governo à economia é muito mais forte agora do que nos anos Obama, portanto faz mais sentido se preocupar com a inflação desta vez.

Mas a retórica da inflação tem sido completamente desproporcional aos riscos reais – e esses riscos agora parecem ainda menores do que eram há algumas semanas.

A despedida confiante de Krugman dos profetas do Dia do Juízo Final, odiados por Biden, foi, naturalmente, rejeitada em seu rosto, pois a inflação do IPC continuava aumentando e aumentando. Em uma coluna de dezembro de 2021 do New York Times, Krugman jogou a toalha e admitiu que estava errado, mas à sua maneira especial (e mais uma vez, com alguns destaques feitos por mim em negrito):

A inflação atual veio de repente…. Mesmo quando os números da inflação aumentaram pela primeira vez, muitos economistas – inclusive eu mesmo – pensaram que este aumento seria provavelmente transitório. Mas ao menos agora está claro que a inflação “transitória” durará mais do que a maioria de nós da equipe esperava….

… Acho que o que estamos vendo é principalmente um reflexo da perturbação inerente causada pela pandemia e não, por exemplo, dos gastos públicos excessivos. Acredito também que a inflação vai diminuir no próximo ano e que não devemos tomar medidas drásticas. Mas os economistas sensatos discordam, e podem estar certos….

As últimas previsões dos membros da diretoria e dos presidentes do Fed são que a taxa de juros que o Fed controla subirá no próximo ano, mas em menos de um ponto percentual, e que o desemprego continuará a cair.

Talvez surpreendentemente, minha própria posição sobre o conteúdo da política não é tão diferente da do Furman ou do Fed. Acho que a inflação se deve principalmente a estrangulamentos e outros fatores temporários e vai cair, mas não tenho certeza e estou certamente aberto à possibilidade de o Fed aumentar as taxas, possivelmente antes de meados do próximo ano….

Talvez o verdadeiro ponto aqui devesse ser o pouco que sabemos sobre onde estamos neste estranho episódio econômico.

Economistas como eu que não esperavam muita inflação estavam errados, mas economistas que previram a inflação provavelmente estavam certos pelas razões erradas, e ninguém sabe realmente o que está por vir.

Para aqueles que mantêm a pontuação em casa, lembrem-se de que, quando eu indiquei que os keynesianos Christina Romer e Jared Bernstein estavam notoriamente errados em suas previsões de desemprego após o pacote de estímulo de Obama, Krugman nos disse que “algumas previsões importam mais do que outras”. Portanto, desta vez Krugman não pode argumentar que suas previsões errôneas de inflação são irrelevantes. Em vez disso, como vemos acima, ele argumenta que seus oponentes estavam certos, mas pelas razões erradas. Mesmo quando Krugman está errado, ele ainda é melhor do que seus inimigos!

E para completar, gostaria de reproduzir esta citação de Klaus Schwab (que tem um PhD em economia e engenharia) e Thierry Malleret em COVID-19: The Great Reset. Escrevendo em julho de 2020, Schwab e Malleret afirmaram:

Na situação atual, é difícil imaginar como a inflação pode voltar a subir em breve…. A combinação de tendências estruturais fortes e de longo prazo, como o envelhecimento e a tecnologia … e o desemprego excepcionalmente alto, que irá deprimir os salários durante anos, estão exercendo uma forte pressão descendente sobre a inflação. No período pós-pandêmico, é pouco provável que a demanda dos consumidores seja forte. (p. 70)

Assim, quando ele não planeja assumir o controle do mundo, Klaus Schwab está fazendo previsões errôneas sobre a inflação.

O líder dos monetaristas do mercado, Scott Sumner

Como disse anteriormente, os monetaristas de mercado são muito mais educados que Krugman, Brad DeLong e alguns outros importantes keynesianos. (E, tanto quanto sei, eles também não estão atrás do domínio mundial), mas repetindo: Desde 2008, o único trunfo dos monetaristas de mercado em sua rivalidade com os austríacos tem sido que muitos de nós advertimos prematuramente sobre a inflação dos preços ao consumidor na década de 1970, enquanto os monetaristas de mercado confiaram nos rendimentos dos TIPS (títulos protegidos contra a inflação do Tesouro) e outros indicadores de mercado para assegurar a seus leitores que a inflação não seria um problema.

Neste contexto, é muito interessante que Scott Sumner, fundador e líder dos monetaristas do mercado, escreveu um post no blog intitulado “Política Fed: A Era de Ouro Começa” em janeiro de 2020. Aqui estão os principais trechos, onde destaquei alguns em negrito:

Estamos entrando numa era dourada de bancos centrais, na qual o Fed se tornará mais eficiente e estará mais próximo de atingir seus objetivos do que em qualquer outro momento da história. Durante as próximas décadas, a inflação permanecerá próxima a 2% e o desemprego geralmente será relativamente baixo e estável. E isto certamente não será devido à política fiscal, que é atualmente a mais impiedosamente pró-cíclica da história americana.

A política do fed está se tornando mais eficaz porque está gradualmente se movendo em uma direção monetarista de mercado….

Se continuarem nessa direção, o crescimento do PDN [produto interno bruto nominal] continuará a se tornar mais estável, o ciclo comercial continuará a ser moderado, a inflação permanecerá nos baixos dígitos individuais, e o desemprego permanecerá relativamente baixo e estável.

Não será perfeito; o ciclo comercial não está completamente morto. Haverá uma recessão ocasional. Mas o ciclo comercial está certamente em suporte de vida….

Como uma analogia, quando eu era jovem eu lia frequentemente sobre aviões que caíam nos EUA…. Minha filha é uma júnior na faculdade e não se lembra de um único acidente de avião grande porte nos EUA, exceto por um par de pequenos aviões nos anos 2000….

Após cada acidente, os problemas eram resolvidos e os aviões se tornavam um pouco mais seguros.

Recessões e acidentes aéreos: eles estão ficando cada vez mais raros, e exatamente pela mesma razão.

Antes de concluir, gostaria de abordar a resposta óbvia do campo de economistas de mercado: eles poderiam defender as reivindicações de Sumner argumentando que o Fed só se desviou do caminho ideal por causa da cobiça. Claro, mas Sumner ainda estava errado porque confiava muito nos banqueiros centrais e em sua “independência”.

Como explico em meu capítulo sobre monetarismo de mercado neste livro, o critério de Sumner de “crescimento do PIB” como medida de política apertada ou frouxa é quase uma tautologia. É quase equivalente à minha argumentação: “Continuaremos a ver preços crescentes devido às políticas imprudentes do Fed, a menos que o crescimento da demanda desacelere, caso em que não o faremos”.

Artigo escrito por Robert P. Murphy, publicado em Mises.org, e traduzido e adaptado por Gazeta Libertária

Notas:

1 Na mitologia grega, filha do rei Príamo e irmã de Heitor e Paris, e que previu a queda de Tróia pelos gregos, se tornando símbolo de mau presságio na cultura popular.

2 Um investidor que age consistentemente na expectativa de que o valor dos ativos caiam.

Se quiser entender melhor como os bancos centrais destroem a economia e principalmente o poder de compra dos indivíduos, baixe e leia o livro de Rothbard sobre o assunto: ‘Pelo Fim do Banco Central‘. Traduzido e disponibilizado gratuitamente pela Editora Konkin!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais
Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais