A Divergência de Valores e a Tensão Política

Divergência de valores está por trás da tensão política

Cada cultura possui valores intrínsecos à sua formação. Tais valores são as bases morais e éticas sobre as quais a estrutura social de um povo é construída. A antropologia é o ramo de estudos que nos ajuda a identificarmos nas diversas culturas os elementos que a estruturam.

As brigas mais ferrenhas que travamos, nos temas mais variados, são decorrentes dos nossos fundamentos valorativos. Se partimos de bases diferentes, nossas estruturas de pensamento estarão alicerçadas em lugares distintos.

No momento atual, o Brasil está passando por uma briga política que perdura há quase uma década. Desde as manifestações de 2013, época em que protestos contra o aumento da tarifa de ônibus, no valor de vinte centavos, desencadearam protestos contra tudo e contra todos, estamos nessa peleja.

Esquerdistas e direitistas brigam para descobrir quem é mais moral. Na esquerda, ouvimos que a democracia está em risco, que o fascismo foi institucionalizado, e que o presidente Bolsonaro, genocida, desde de sempre, afirmam, acabou com tudo que havia de bom no Brasil nos últimos quatro anos. Enquanto isso, do lado direito, vemos manifestações a favor da família tradicional, berros contra o comunismo, e como não podia faltar, a defesa da pátria.

Os adeptos da esquerda querem uma sociedade estruturada com seus valores, e por isso, veem a direita como inimiga. Os adeptos da direita desejam o mesmo que a esquerda: uma sociedade estruturada com os valores que estimam, e consequentemente, enxergam a esquerda como inimiga.

Não existe possibilidade alguma desse arranjo dar certo. A democracia força o casamento entre pessoas que se odeiam. Quando nos sugerem o voto, estão nos dizendo para escolhermos como os outros devem viver as suas vidas. Quem gosta de amendoim, será obrigado a comer doce de leite, caso a maioria assim decida.

A solução mais adequada repousa nas interações voluntárias. O poder centralizado em grandes territórios deve acabar. A secessão precisa ser naturalizada na sociedade tal qual foi o divórcio.

Não consideramos uma pessoa de índole má ao sabermos que ela se divorciou . Quem decide abster-se do casamento será respeitado do mesmo modo que seria caso optasse pelo matrimônio.

A união entre pessoas só ocorre através das similaridades de valores morais e éticos, e objetivos em comum. Se temos valores diferentes, não devemos ser obrigados a nos relacionarmos e, muito menos, a nos financiarmos mutuamente, como é o caso na democracia, através de impostos.

Se para um peso, há duas medidas, isso não significa que as duas medidas devam ser adotadas pelas partes que desejam usar apenas uma delas em suas medições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais