A verdade sobre as eleições na Venezuela que Lula omite

Lula sobre as eleições na Venezuela

Como foi dito em um artigo anterior, quando questionado pela Rádio Gaúcha sobre seu apoio ao ditador venezuelano Maduro, Lula afirmou que o conceito de democracia é relativo e que há mais eleições na Venezuela do que no Brasil. Já foi discutido aqui sobre as afirmações de Lula sobre democracia e a Venezuela. Se quiser ler minha breve análise sobre o tema, é só clicar aqui.

Neste artigo, irei falar sobre as omissões de Lula em relação às eleições na Venezuela.

Oposição inelegível

Recentemente a principal opositora de Nicolás Maduro, a engenheira e política Maria Corina Machado foi tornada inelegível por 15 anos para cargos públicos, segundo a ofício da Controladoria Geral da União divulgado nesta sexta-feira (30/06). De acordo com a Controladoria, a cassação é baseada em “irregularidades administrativas” quando ela era deputada (2011-2014).

Outro motivo apresentado seria o de que Machado estaria fazendo parte de uma conspiração junto à Juan Guiadó, opositor de Maduro e que foi reconhecido pelos governos de mais de 50 países como o presidente oficial da Venezuela. No entanto o governo venezuelano não apresentou nenhuma prova desta acusação.

Henrique Capriles, que havia disputado o cargo de presidente com Maduro e perdido em 2017, também foi condenado a ficar inelegível por 15 anos. De acordo com a Controladoria, Capriles liderou protestos violentos contra o governo de Maduro. No entanto, assim como no caso de Machado, não há prova alguma de tal acusação.

A justificativa do governo Maduro

Nicolás Maduro alega que os políticos de oposição estão agindo em conluio com o governo americano para atentar contra seu governo. No entanto, mesmo que tais afirmações sejam verdade, não anulam o fato de que Maduro as está usando como pretexto para impedir que a oposição lhe faça frente e ele permaneça no poder.

Assim como no artigo sobre o discurso de Lula sobre a democracia, isso aqui não é uma crítica a atitude antidemocrática do Maduro. Na verdade, como já dito, se crápulas como Lula e Maduro chegaram ao poder foi justamente devido à democracia.

O que está sendo mostrado aqui é o discurso de Lula de que até mesmo a imagem de democracia com eleições diretas e abertas que ele atribui à Venezuela é falso. Nem mesmo o teatro chamado democracia nos moldes que ainda existem aqui existem mais na Venezuela. Chegou-se a um ponto onde as elites do poder entenderam que não poderão deixar a oportunidade de chegada ao governo aberta se quiserem manter sua hegemonia.

Uma resposta para “A verdade sobre as eleições na Venezuela que Lula omite”

  1. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    E tem gente que tem orgulho nacional. O patriota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “A verdade sobre as eleições na Venezuela que Lula omite”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Haddad diz que quem não paga imposto deve voltar a pagar

Durante uma entrevista ao GloboNews na noite de quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu a reforma tributária, em fase de regulamentação no Congresso, e afirmou que quem não paga imposto no Brasil deve voltar a pagar. O ministro justificou sua fala afirmando que isso é necessário para que o governo possa “reequilibrar as […]

Leia Mais
Política

Maduro manda Lula tomar um chá de camomila após petista se assustar com fala sobre “banho de sangue”

Após o presidente Lula se declarar assustado com discurso de Maduro sobre “banho de sangue” contra a oposição, o ditador venezuelano mandou o petista “tomar um chá de camomila” para se acalmar. A fala do ditador foi durante um comício na cidade de San Carlos, a capital do Estado de Cojedes. Na semana passada, o […]

Leia Mais
Política

A armadilha populista

Se você se preocupa com a liberdade individual e a prosperidade geral, deve evitar todos os tipos de populismo como se fossem uma praga. É o analfabetismo econômico proclamado com orgulho e em letras grandes. Como alternativa ao libertarianismo, ele é ruim por si só – a liberdade não está em sua agenda – mas […]

Leia Mais