Agora vai? Ministério da Fazenda espera déficit de 0,25% para 2024

Déficit público

Segundo a equipe econômica do governo Lula, o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias aponta para a possibilidade de um déficit de 0,25% neste ano. As afirmações da equipe foram feitas durante uma entrevista a revista Exame.

Na entrevista, a equipe econômica afirmou que resultado das contas públicas de janeiro foi positivo, além dos dados de fevereiro, ainda não divulgados pela Receita Federal e pelo Tesouro Nacional. A estimativa é de que o relatório seja publicado pelos ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Gestão até 22 de março.

A equipe econômica ainda prevê um superávit primário de R$ 9,1 bilhões. A expectativa é que este saldo positivo ajude na meta de zerar o déficit público, que faz parte do novo arcabouço fiscal. A meta prevista possui uma banda de 0,25 ponto percentual de tolerância. Com isso, o resultado pode ser de um superávit ou déficit de 0,25% do PIB.

Apesar da projeção otimista estar sendo bastante comemorada pelo Ministério da Fazenda, os técnicos da pasta não afastam a possibilidade de mudança da meta ao longo do ano. Entre os riscos previstos estariam a elevação de despesas e a frustração de receitas, sobretudo aquelas relacionadas com os preços de commodities.

A expectativa da equipe de Haddad é que consigam o que o ministro havia prometido para 2023, porém não havia conseguido: zera o déficit. E para alcançar tal meta, a equipe tomou diversas medidas, como envio de projetos para elevar a arrecadação para o Congresso, redução de benefícios tributários e freio do aumento das despesas.

No entanto, o governo fechou 2023 com um déficit de R$ 230,5 bilhões . A expectativa da equipe econômica é conseguir entregar tal promessa ainda este ano. No entanto, com os crescentes gastos do governo, é pouco provável que consigam. Por esse motivo, o governo Lula pressiona por formas de aumentar a arrecadação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Lei sancionada por Lula pode aumentar os custos com autoescola

O presidente Lula sancionou na última quarta-feira, 15, a lei 14.92/24, que estabelece a idade máxima dos veículos destinados à formação de condutores. Tal medida poderá aumentar os custos das autoescolas, já que elas precisarão trocar os veículos utilizados nos cursos de condução com mais frequência. A lei A lei 14.92/24 estabelece a idade máxima […]

Leia Mais
Economia

Isenção do imposto sobre a carne é derrota de Lula, e não sua vitória

Após a inclusão da carne bovina entre os alimentos isentos de impostos ser aprovada no Congresso, Haddad se manifestou afirmando que a decisão seria uma vitória do presidente Lula. No entanto, falas anteriores de Lula sobre tributar carnes nobres mostram que isso não era uma pretensão do petista. Carne isenta de impostos Na última quarta-feira […]

Leia Mais
Economia

Superpopulação: Um Mito Antigo Refutado

O príncipe Philip disse certa vez: “Caso eu reencarne, gostaria de voltar como um vírus mortal, para contribuir de alguma forma para resolver o problema da superpopulação”. O falecido Duque de Edimburgo faleceu em 2021, mas o sentimento histérico que ele expressou sobre a superpopulação continua vivo. Uma pesquisa da YouGov revelou que as preocupações […]

Leia Mais