Agora vai? Ministério da Fazenda espera déficit de 0,25% para 2024

Déficit público

Segundo a equipe econômica do governo Lula, o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias aponta para a possibilidade de um déficit de 0,25% neste ano. As afirmações da equipe foram feitas durante uma entrevista a revista Exame.

Na entrevista, a equipe econômica afirmou que resultado das contas públicas de janeiro foi positivo, além dos dados de fevereiro, ainda não divulgados pela Receita Federal e pelo Tesouro Nacional. A estimativa é de que o relatório seja publicado pelos ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Gestão até 22 de março.

A equipe econômica ainda prevê um superávit primário de R$ 9,1 bilhões. A expectativa é que este saldo positivo ajude na meta de zerar o déficit público, que faz parte do novo arcabouço fiscal. A meta prevista possui uma banda de 0,25 ponto percentual de tolerância. Com isso, o resultado pode ser de um superávit ou déficit de 0,25% do PIB.

Apesar da projeção otimista estar sendo bastante comemorada pelo Ministério da Fazenda, os técnicos da pasta não afastam a possibilidade de mudança da meta ao longo do ano. Entre os riscos previstos estariam a elevação de despesas e a frustração de receitas, sobretudo aquelas relacionadas com os preços de commodities.

A expectativa da equipe de Haddad é que consigam o que o ministro havia prometido para 2023, porém não havia conseguido: zera o déficit. E para alcançar tal meta, a equipe tomou diversas medidas, como envio de projetos para elevar a arrecadação para o Congresso, redução de benefícios tributários e freio do aumento das despesas.

No entanto, o governo fechou 2023 com um déficit de R$ 230,5 bilhões . A expectativa da equipe econômica é conseguir entregar tal promessa ainda este ano. No entanto, com os crescentes gastos do governo, é pouco provável que consigam. Por esse motivo, o governo Lula pressiona por formas de aumentar a arrecadação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barra de chocolate Garoto
Economia

Barra de chocolate da Garoto nos EUA chega a custar menos da metade do preço do produto no Brasil, onde ele é fabricado

Em um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, um brasileiro residente nos EUA ficou surpreso ao encontrar barras de chocolate da Garoto por menos da metade do preço encontrado no Brasil. E isso apesar do produto ser fabricado em território nacional. O vídeo foi gravado pelo influencer Yuri Machado Souza, onde mostra que […]

Leia Mais
Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais