Alterações sobre uso do vale-alimentação por funcionários

Alterações sobre uso do vale-alimentacao por funcionários

Devido ao Decreto 10.854 publicado em novembro de 2021, haverão mudanças na forma como trabalhadores usam o vale-alimentação. Segundo o decreto, haverá uma maior “flexibilização” para os trabalhadores na hora do uso do cartão, onde poderão escolher onde fazerem suas compras, independente se o estabelecimento possui convênio ou não com o cartão.

De acordo com o decreto, tanto restaurantes (no caso do vale-refeição) quanto supermercados (no caso do vale-alimentação) não poderão mais rejeitar algum cartão de vale-alimentação ou vale-refeição, um explícito ataque à liberdade de escolha das empresas.

O decreto federal nº. 10.854/21 estabeleceu 18 meses para que as empresas se adequem às novas regras. Até, as empresas poderão continuar a escolher quais bandeiras aceitar em seu estabelecimento.

A iniciativa é apresentada como um benefício para os trabalhadores, no entanto às custas da liberdade das empresas escolherem aceitar ou não determinado cartão. E dado o fato de que as empresas ainda terão o direito de não aceitar vale-refeição ou vale-alimentação, caso isso seja desvantajoso, elas irão optar por não aceitar, o que irá na contra-mão do objetivo do decreto de beneficiar o trabalhador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chacina de Sorriso
Direito

Graças à justiça estatal, criminoso conseguiu matar e estuprar mãe e filhas em Sorriso (MT) e se safar

A chacina que aconteceu no município de Sorriso (MT), não teria sido possível sem a impunidade da justiça estatal. O pedreiro Gilberto Rodrigues dos Anjos, 32 anos, que invadiu a residência de Cleci Calvi Cardoso, 46 anos, e a matou e estuprou junto à suas filhas, jamais teria conseguido seu feito se tivesse sido devidamente […]

Leia Mais
Pauline O’ Reilly
Direito

Senadora irlandesa defende restrição da liberdade em nome do “bem comum”

Em um vídeo que está circulando nas redes sociais no Brasil, uma senadora irlandesa chamada Pauline O’ Reilly, filiada ao Irish Green Party (Partido Verde Irlandês) defendeu que a liberdade se expressão dos cidadãos irlandeses deve ser restringida em nome do “bem comum”. O discurso da senadora foi pronunciado em junho deste ano, no Senador irlandês, […]

Leia Mais
PEC do STF
Direito

Senado aprova PEC que limita poderes de ministros do STF. O que muda?

Senado

Leia Mais