Amanhã Será Um Lindo Dia

Temos diversos motivos para o negativismo. Porém, nenhum deles vale o mal-estar que nos causa. A realidade difícil pode nos fortalecer. Os problemas antecedem as soluções e o contato com a realidade deve nos conduzir a melhorá-la.

Um pouco de história nos faz bem

Quem estuda economia corre o risco de se tornar depressivo. A economia é triste, diz o jargão. É tanta falta de recurso aqui e ali que parece que a única saída para o caos é fingir que ele não existe.

O cenário político desanima. Impostos, repressão moral e censura parecem estar aumentando em toda parte. Nossa visão fica repleta de imagens caóticas.

Violência, catástrofes naturais e doenças podem nos induzir a ficarmos trancados dentro de casa. Esperando que algo de bom nos ocorra por motivos não naturais.

No entanto, se olharmos para a história veremos situações parecidas com as nossas (às vezes piores) que ocorreram ao longo dos séculos da história humana.

Vamos adiante

Em toda situação adversa vemos o ser humano superando seus limites. Coisas boas surgem durante as crises. As revoluções tecnológicas, por exemplo, continuam aparecendo em meio aos problemas aparentemente insolúveis.

As ideias sobre liberdade do filósofo Murray Rothbard receberam fortes contribuições das crises que ele experimentou em seu tempo. Ao lermos A Ética da Liberdade, livro escrito por Rothbard, devemos ter em mente que o pensamento exposto no texto só foi possível graças às circunstâncias em que ele estava inserido. As ideias não surgem no vácuo.

Grandes obras da literatura e da música foram criadas em meio a dificuldades extremas (durante a noite), e hoje são reconhecidas como brilhantes (durante o dia).

Instintos domados evitam danos

Não deixe que a revolta tome seu pensamento após a leitura de um texto libertário. As ideias de liberdade devem te fazer agir para o bem e não para o mal. Não perca a sua saúde por uma discussão política mesquinha. O dia está amanhecendo, você deve aproveitá-lo.

Estamos trabalhando rumo a algo muito importante. Nossos esforços, tempo e energia devem estar direcionados para o futuro.

Não vamos ao paraíso, pois ele não existe no campo material. Porém, assim como àqueles que vieram antes de nós e nos prepararam o caminho, estamos prontos para enfrentar os problemas por aquilo que acreditamos: um mundo com maior autonomia do indivíduo.

Juntos pela liberdade

Se você acredita que podemos ter uma sociedade mais livre, sem precisar atacar ou esnobar os que pensam de forma diferente, junte-se a nós.

Leia e estude temas diversos, não fique refém das manchetes sensacionalistas. Existem verdades além dos memes. O político de hoje passa, a nossa atenção deve estar além dele. As discussões infinitas que não produzem nada além de insatisfações nas pessoas que delas participam podem ser evitadas.

Podemos direcionar nossas dores e revoltas para algum trabalho que seja efetivo. Nesse sentido, o Universo Libertário te convida a essa efetividade. Há um trabalho a ser feito e você pode participar dele.

A noite está chegando ao fim, o dia já vai nascer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Greg News
Cultura

Greg News é cancelado na HBO para dar lugar as cotas para programas nacionais

O programa Greg News, apresentado pelo humorista assumidamente petista, Gregório Duvivier, e produzido pela presa Porta dos Fundos fundada por ele, foi cancelado na HBO após 7 temporadas e 160 episódios. O motivo? Como a empresa porta dos fundos foi vendida para a empresa americana Viacom, atualmente Paramount Global, o programa já não é mais […]

Leia Mais
Carcereiro de Lula
Cultura

Livro sobre relação de Lula com carcereiro da PF em Curitiba pode virar filme

Segundo o colunista do Metrópoles, Guilherme Amado, o livro sobre a relação entre Lula e seu carcereiro durante o tempo em que esteve preso em Cuitiba, também pode virar filme. Entre os interessados em produzir o filme, estão Juliano Dornelles, que foi um dos diretores do filme Bacurau, e também Felipe Braga, que produziu o […]

Leia Mais
Natal e capitalismo
Cultura

Como o capitalismo transformou o Natal em um feriado para crianças

Durante a década de 1980, milhões de crianças americanas se debruçaram sobre o catálogo da Toys ‘R’ Us, sonhando acordadas com os brinquedos que esperavam receber em algumas semanas na manhã de Natal. Afinal, em meados do século XX, o Natal – para inúmeras famílias de classe média com filhos – havia se tornado mais […]

Leia Mais