Como o capitalismo transformou o Natal em um feriado para crianças

Natal e capitalismo

Durante a década de 1980, milhões de crianças americanas se debruçaram sobre o catálogo da Toys ‘R’ Us, sonhando acordadas com os brinquedos que esperavam receber em algumas semanas na manhã de Natal. Afinal, em meados do século XX, o Natal – para inúmeras famílias de classe média com filhos – havia se tornado mais ou menos sinônimo de um número enorme de presentes para crianças na forma de brinquedos e jogos. Os conjuntos de jogos da Barbie e uma infinidade de bonecos de ação eram rotineiramente anunciados nos desenhos animados das manhãs de sábado e nos anúncios impressos de domingo nas semanas anteriores ao Natal. Nós, crianças dos anos 80, com certeza dizíamos aos nossos pais quais brinquedos “precisávamos”.

Não fomos a primeira geração a ter esse tipo de pensamento, é claro. Como Jean Shepherd (1921-1999) relata no amado filme A Christmas Story (Uma história de Natal), ambientado em 1940, o Natal era o momento de traçar estratégias para receber brinquedos essenciais – como uma nova arma de brinquedo – do Papai Noel. A bacanal anual de presentes no Natal significava que o feriado havia se tornado algo “sobre o qual todo o ano das crianças girava”.

Além disso, o grande número de presentes para crianças é apenas um aspecto de como o Natal se tornou, de muitas maneiras, um feriado voltado para as crianças. Do Papai Noel às casas de pão de gengibre, passando por inúmeros filmes de Natal e livros ilustrados para crianças, o Natal se tornou uma época em que os adultos investem enormes quantidades de tempo, dinheiro e energia para divertir e entreter as crianças como forma de expressar o afeto dos pais.

Mas, é claro, assim como acontece com tantos rituais e expressões culturais modernos, o foco extensivo na época do Natal nas diversões e nos presentes das crianças é uma prática relativamente nova, possibilitada pela riqueza e pela renda disponível que as economias modernas permitem.

Rituais de Natal centrados na criança

Dar brinquedos às crianças não é algo novo. Conforme observado por Nicholas Orme em seu livro Medieval Children, os chocalhos para bebês datam pelo menos da época de Aristóteles, e o próprio filósofo elogiava os chocalhos “como um meio de permitir que as crianças gastassem sua energia sem causar danos”. Orme descreve como, na Idade Média, as crianças tinham acesso a uma variedade de brinquedos simples, como pequenos moinhos de vento e piões, que eram chamados por uma variedade de nomes diferentes pelas crianças com gírias como “prill” e “whirligig”. As meninas tinham bonecas – chamadas de poppets naquela época – que exigiam tipos de brincadeiras mais imaginativas.

Os adultos ajudavam as crianças a ter acesso a esses brinquedos, e os adultos os produziam. Alguns adultos fabricavam brinquedos para serem vendidos a outras pessoas em mercados. Alguns podem até ter sido produzidos em massa – empregando artesãos (e artesãs) que produziam os brinquedos em casa para serem vendidos pelos comerciantes.

No entanto, permanece a dúvida sobre o grau de ênfase que os adultos desses tempos antigos davam à oferta de diversões para as crianças e com que finalidade.

Em seu influente livro Centuries of Childhood (1960), Philippe Ariès argumenta que houve uma mudança na forma como os adultos viam as diversões infantis no final da Idade Média e no início do período moderno. Ariès descreveu como, no século XVI, os europeus ocidentais começaram a deixar para trás os grandes festivais comunitários dos séculos anteriores, nos quais as crianças tinham um papel, mas certamente não eram o foco da atenção. Isso levou a uma mudança na forma como as crianças também eram integradas aos festivais de férias. As evidências fornecidas por Ariès incluem a pintura “The Feast of Saint Nicholas” (A Festa de São Nicolau) produzida pelo artista holandês Jan Steen na década de 1660. Na cena escolhida por Steen,

“os adultos organizaram a ocasião para entreter as crianças: é a festa de São Nicolau, o ancestral do “Papai Noel”. Steen capta o momento em que os pais estão ajudando as crianças a encontrar os brinquedos que esconderam por toda a casa para elas. Algumas das crianças já encontraram seus brinquedos. Algumas meninas estão segurando bonecas. Outras estão carregando baldes cheios de brinquedos. Há alguns sapatos espalhados: talvez já fosse costume esconder brinquedos em sapatos, aqueles sapatos que as crianças dos séculos XIX e XX, em alguns países, colocavam em frente à lareira na véspera de Natal? Não se trata mais de uma grande festa coletiva, mas de uma tranquila comemoração familiar; e, consequentemente, essa concentração na família é continuada por uma concentração da família em torno das crianças. As festas familiares tornaram-se festas infantis. [ênfase adicionada].”

É significativo o fato de essa imagem ter sido criada por um pintor holandês. Tais cenas eram mais comuns na República Holandesa, onde uma economia política burguesa e voltada para o comércio havia transformado a população holandesa em uma das mais prósperas do mundo. Ariès sugere que essa pintura reflete o “mesmo sentimento moderno pela infância e pela família” que hoje se reflete nos rituais de férias centrados na criança. No entanto, esse foco no deleite com as brincadeiras das crianças não foi universalmente bem recebido. Muitos moralistas dos séculos XVII e XVIII advertiram repetidamente contra “mimar” as crianças. Um guia de etiqueta advertia contra tornar-se o tipo de pessoa supostamente cansativa “que nunca fala de nada além de suas esposas, seus filhos pequenos e suas babás”. São João Batista de La Salle (1651-1719) condenou os pais por tratarem seus filhos “de maneira idólatra” com a atitude de “o que os filhos querem, [os pais] também querem”.

Como mostra Orme, os pais de todas as épocas sentiam afeição por seus filhos e geralmente desejavam sua segurança e felicidade. No entanto, isso pode se manifestar de forma diferente em diferentes épocas e lugares. Em algumas épocas, tanto os pais comuns quanto as elites consideravam que facilitar as brincadeiras das crianças era bom não só para elas, mas também para os pais que as presenciavam. Em outras épocas e lugares, os moldadores da opinião pública consideraram essas atitudes como propensas ao excesso, resultando em “estragar a criança”.

Para os olhos modernos, é claro, o “problema” de mimar as crianças no século XVI parecerá um grande absurdo. Graças a séculos de lenta acumulação de capital, ao comércio têxtil, à navegação mercante e a outras formas de progresso econômico, a Inglaterra, o norte da França e os Países Baixos desfrutaram de prosperidade suficiente para dar a seus filhos “baldes cheios de brinquedos”. Pelos padrões modernos, entretanto, o padrão de vida até mesmo nas partes mais ricas da Europa permanecia muito abaixo do que viria a ocorrer no século XIX e depois. No sul e no leste da Europa, é claro, o padrão de vida tendia a ser ainda mais baixo.

Nesse período, o trabalho infantil também era difundido por necessidade. As famílias geralmente não conseguiam produzir uma renda confortável apenas com o trabalho da mãe e do pai. As famílias de agricultores e artesãos precisavam da ajuda de crianças, e as crianças mais velhas muitas vezes se tornavam empregadas em outros lares. Portanto, embora as crianças pequenas estivessem desfrutando dos frutos do progresso econômico, a infância permaneceu muito mais curta do que é hoje, graças à necessidade de as crianças produzirem alguma forma de renda no mercado.

Os vitorianos buscam “preservar a inocência infantil”

As tendências de se concentrar nas crianças se aceleram no século XIX. Em seu livro sobre literatura infantil, Kimberley Reynolds escreve que o papel dos vitorianos na “invenção da infância” tem sido muito exagerado. No entanto, também é verdade que, durante o período vitoriano, “as classes média e alta desenvolveram um mito da infância mais consciente e sustentado do que qualquer outro anterior“.

Maaike Lauweart acrescenta:

“O século XIX testemunhou uma mudança radical na imagem e no pensamento sobre a criança e a infância. O pintor pré-rafaelita John Everett Millais imortalizou as ideias recém-formadas sobre as crianças e a cultura infantil em seu anúncio do sabonete Pears de 1886. A criança retratada no anúncio é uma espécie de querubim, um sonhador lindo, inocente e vulnerável que precisava ser cuidado, lavado, vestido, alimentado e curado. A Criança Inocente estava muito bem situada dentro da tradição pastoral, com seu anseio e desejo de preservar a inocência infantil. O século XIX foi notavelmente chamado de “Era da Criança” pela pedagoga sueca Ellen Key devido ao seu foco na criança e em seu bem-estar, educação e saúde. “

É notável que o século XIX possa ser conhecido como a Era da Criança porque é nesse mesmo período que frequentemente ouvimos falar de como inúmeras crianças foram forçadas a trabalhar nas fábricas, ou seja, nas “fábricas satânicas”. Isso, segundo nos dizem, foi causado pela segunda onda de industrialização que começou no século XVIII e se tornou muito mais intensa na época vitoriana.

Como alguém poderia chamar esse período de uma época marcada por novas preocupações com as crianças, quando tantas supostamente estavam trabalhando até a morte nas fábricas?

A resposta está no fato de que a era do trabalho infantil estava, na verdade, caminhando rapidamente para o seu próprio fim no final do século XIX. Essa tendência foi provocada pelas próprias fábricas. Como Ralph Raico observa em seu trabalho sobre a revolução industrial, ao contrário do mito marxista de que as classes trabalhadoras estavam empobrecendo com a industrialização, a verdade é que as pessoas comuns estavam, na verdade, desfrutando de rendas mais altas e mais acesso a bens e serviços à medida que a segunda metade do século XIX avançava. Isso significava que o trabalho infantil estava se tornando menos necessário para garantir uma vida de subsistência e, à medida que a situação econômica das famílias melhorava, as crianças trabalhavam menos, pelo menos em trabalhos menos perigosos. Muitos vitorianos receberam bem essa tendência.

Isso também significou que a queda no custo de produção de bens e serviços tornou uma ampla variedade de produtos mais acessível. Os mercados estavam respondendo aos ideais vitorianos de infância, e isso “ajudou a garantir que os produtos infantis se expandissem junto com outros mercados”. Por sua vez, a disponibilidade de tantos livros e brinquedos reforçou a visão vitoriana da infância, e essas ideias se espalharam à medida que a “inocência da infância” se tornou viável para um número cada vez maior de pessoas.

Portanto, não é coincidência que o boom de produtos produzidos em massa especificamente para crianças, como diz a historiadora Jennifer Sattaur, “coincidiu de perto com a ascensão da classe média, da indústria e do capitalismo“.

Chega o Natal moderno e centrado na criança

Para muitos, essa nova ênfase da classe média vitoriana nas crianças também afetou a maneira como eles viam os feriados populares. Os impulsos iniciais refletidos em “The Feast of St. Nicholas” (A Festa de São Nicolau), de Steen, acabaram se tornando mais comuns, acessíveis e opulentos devido ao crescimento econômico no século XIX. Tudo isso foi finalmente traduzido em sua forma moderna para o público americano por Clement Moore em seu poema de 1823 “A Visit from St. Nicholas”, também conhecido como “‘Twas the Night Before Christmas”. Nele, “St. Nicholas” aparece com “um trenó cheio de brinquedos” para encher as meias das crianças. O poema foi extremamente popular e promoveu uma “versão caseira e centrada nas crianças do Natal“, que foi adotada por muitos americanos que estavam desfrutando de um rápido aumento nos padrões de vida.

Essa tendência continuou a se acelerar no século XX, e é essa imagem do Natal que é a fonte de tanto entusiasmo e prazer para as crianças e seus pais atualmente. No entanto, a abundância e o lazer voltados para as crianças que agora associamos ao Natal foram possíveis graças à industrialização, ao capital e ao trabalho árduo de muitas gerações que vieram antes de nós.

Este artigo foi escrito por Ryan McMaken, publicado no Mises Institute e traduzido por @rodrigo


O Gazeta Libertária e todo o projeto Universidade Libertária deseja a você leitor um feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Também temos um lindo presente de Natal para você, basta clicar no banner abaixo para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Greg News
Cultura

Greg News é cancelado na HBO para dar lugar as cotas para programas nacionais

O programa Greg News, apresentado pelo humorista assumidamente petista, Gregório Duvivier, e produzido pela presa Porta dos Fundos fundada por ele, foi cancelado na HBO após 7 temporadas e 160 episódios. O motivo? Como a empresa porta dos fundos foi vendida para a empresa americana Viacom, atualmente Paramount Global, o programa já não é mais […]

Leia Mais
Carcereiro de Lula
Cultura

Livro sobre relação de Lula com carcereiro da PF em Curitiba pode virar filme

Segundo o colunista do Metrópoles, Guilherme Amado, o livro sobre a relação entre Lula e seu carcereiro durante o tempo em que esteve preso em Cuitiba, também pode virar filme. Entre os interessados em produzir o filme, estão Juliano Dornelles, que foi um dos diretores do filme Bacurau, e também Felipe Braga, que produziu o […]

Leia Mais
Kundun 1997
Cultura

O filme de Martin Scorsese que a Disney e a China não querem que você veja

Poucos diretores em Hollywood têm mais poder do que Martin Scorsese, o diretor vencedor do Oscar pelos sucessos de bilheteria “Goodfellas”, “Casino”, “The Departed” e “The Wolf of Wall Street”. Mas até mesmo o lendário cineasta não teve a influência necessária para salvar o destino de seu filme “Kundun” (1997) quando o Partido Comunista Chinês […]

Leia Mais