Após entrega frustrada, carta de Barroso ao Telegram é devolvida

Após entrega frustrada, carta de Barroso ao Telegram é devolvida

Após quatro tentativas feitas pelos Correios, a carta enviada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, à sede do Telegram, em Dubai, foi devolvida ao Brasil, sem nem mesmo chegar à Pavel Durov, o executivo do aplicativo.

O site SBT News teve acesso aos registros que mostram as tentativas frustradas dos Correios em entregar o documento. Em duas situações o carteiro não foi atendido. Nas outras, a empresa estava fora do expediente.

Registro das tentativas frustradas de entrega a carta de Barroso ao Telegram

Luís Roberto Barroso havia enviado a carta como tentativa de entrar em contato com representantes do Telegram para discutir formas de cooperação sobre o combate à propagação de fake news. O TSE renovou a parceria com agências de checagem e com as principais redes sociais em operação no Brasil, como Facebook, Instagram, Twitter, Google/YouTube, TikTok e WhatsApp. No entanto, não teve a mesma sorte com o Telegram.

Barroso disse irá discutir o caso com os demais integrantes da Corte eleitoral.

Pretendo conversar com os ministros do TSE sobre o tema. Não há nada definido ainda. Não há caso concreto a ser levado a julgamento. Por ora, portanto, vou procurar colher o sentimento da maioria

Disse Barroso.

O Ministério Público Federal (MPF) e o Supremo Tribunal Federal (STF) também falharam na tentativa de entrar em contato com o Telegram. No inquérito das fake news, o STF acionou a sede da empresa, mas não obteve sucesso. 

Carta de Barroso ao Telegram

Segue abaixo a carta enviada por Barroso ao Telegram na íntegra:

Excelentíssimo senhor,

Escrevo-lhe, na qualidade de Presidente do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil (TSE, na sigla em português), para solicitar uma reunião para discutir possíveis meios de cooperação entre o Telegram e TSE sobre a questão muito urgente de combater a desinformação.

Como é do vosso conhecimento, a TSE exerce simultaneamente uma função jurisdicional e uma função administrativa, ou seja, é responsável não só pela prestação de serviços e decisões finais sobre litígios eleitorais, mas também para organizar e realizar eleições no Brasil.

Na sua capacidade administrativa, a TSE fez esforços importantes para neutralizar a desinformação relacionada com os procedimentos eleitorais, a fim de garantir eleições livres e justas no país. Em agosto passado, o Tribunal estabeleceu o “Programa Permanente da Justiça Eleitoral para combater a desinformação”, com o objetivo de combater a desinformação relacionada ao processo eleitoral, como alegações falsas contra o nosso sistema de votação eletrônica.

Um de seus principais instrumentos para enfrentar a desinformação tem sido um diálogo permanente, aberto e frutífero com provedores de aplicações da internet, especialmente redes de mídia social e aplicativos de mensagens. Muitas dessas iniciativas juntaram-se ao Tribunal na sua missão de assegurar que os eleitores tenham acesso a informações verdadeiras sobre o processo eleitoral, para que possam exercer o seu direito de voto de forma consciente e informada.

O Telegram é um aplicativo de mensagens em rápido crescimento no Brasil, estando presente em 53% de todos os smartphones ativos disponíveis no país. Por telegrama, teorias da conspiração e informações falsas sobre o sistema eleitoral estão atualmente espalhadas no Brasil.

Uma vez que a empresa possui um escritório no Brasil, gostaria de conhecer a pessoa ou equipe mais adequada para estabelecer contato e discutir essas questões, bem como possíveis formas de cooperação entre TSE e o Telegram para combater a desinformação relacionada às eleições.

Espero ter notícias suas em breve.

[email protected].

Com os sinceros cumprimentos, Luís Roberto Barroso, presidente do TSE.

Banimento do Telegram

A discussão sobre o possível banimento do aplicativo Telegram no país tem crescido muito. Para o advogado Renato Ribeiro de Almeida, doutor em Direito do Estado pela USP e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, essa é uma possibilidade real. 

Infelizmente é uma possibilidade. No Brasil, a Justiça eleitoral tem que ter um rigoroso controle desse tipo de material. Outras companhias estão em sintonia com o TSE e, até o momento, pelo que se sabe, o Telegram se recusa a colaborar com a Justiça brasileira. Então, por isso, está tendo esse embate para se evitar que seja uma terra sem lei. Internet jamais é uma terra sem leis. Seja para a direita, seja para a esquerda, as pessoas têm de andar dentro do que a lei permite

Disse Renato Ribeiro.

O coordenador-geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), Luiz Fernando Casagrande Pereira, afirma que o debate sobre o possível banimento do Telegram chegará ao plenário do STF.

Infelizmente é uma possibilidade. No Brasil, a Justiça eleitoral tem que ter um rigoroso controle desse tipo de material. Outras companhias estão em sintonia com o TSE e, até o momento, pelo que se sabe, o Telegram se recusa a colaborar com a Justiça brasileira. Então, por isso, está tendo esse embate para se evitar que seja uma terra sem lei. Internet jamais é uma terra sem leis. Seja para a direita, seja para a esquerda, as pessoas têm de andar dentro do que a lei permite

Disse Renato Ribeiro.

Apesar das opiniões dos entrevistados pelo SBT se mostrarem favoráveis à medida como uma forma de combate às “fake news”, o Gazeta Libertária possui um artigo onde são avaliadas a motivações mais prováveis para essa postura do TSE. Você pode conferir aqui.

Sobre a possibilidade de bloqueio do Telegram, leia este artigo e este.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elon Musk Senado
Direito

Após críticas a Moraes e Lula, Elon Musk é convidado a falar em comissão do Senado

Após uma série de críticas dirigidas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) foi convidado a participar de uma audiência pública na Comissão de Segurança do Senado. O convite foi aprovado em sessão realizada na terça-feira […]

Leia Mais
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Direito

PF quer convocar representantes do X após críticas de Elon Musk a Moraes e Lula

Após críticas de Elon Musk a Lula e Alexandre de Moraes, a Polícia Federal (PF) quer convocar representantes do X (antigo Twitter) para prestar esclarecimentos sobre as ações do bilionário na plataforma. Investigadores afirmam que os depoimentos não têm data prevista. A medida é uma das estratégias da investigação da Polícia Federal, que apura se […]

Leia Mais
Neto de Lula
Direito

Neto de Lula desafia críticos a provarem que seu avô é ladrão

Em um vídeo no Instagram publicado no dia 1° de abril (conhecido como Dia da Mentira), o neto do presidente Lula, Thiago Trindade, fez um desafio aos críticos do petista: provar que seu avô é ladrão. “Fica o meu desafio a essas pessoas que acham que podem ficar fazendo o Brasil de refém com ameaças. […]

Leia Mais