Apresentador Carlos Alberto de Nóbrega sugere que William Bonner sofreu pressão política da Globo

Carlos Alberto de Nóbrega sobre William Bonner

No episódio da terça-feira (1) do podcast O Pod É Nosso, o apresentador Carlos Alberto de Nóbrega (famoso pelo programa ‘A Praça é Nossa’) sugeriu que o apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, foi pressionado pela Rede Globo para ter algum posicionamento político. Segundo Nóbrega, a enxurrada de críticas que Bonner recebeu podem ter sido consequência deste posicionamento e da postura da Globo nos últimos anos.

A declaração foi feita durante uma conversa com a apresentadora Michele Barros, que já trabalhou com o Bonner. Na ocasião, Carlos Alberto questionou se Michelle trabalhou com Bonner na Globo e se a emissora tentava impor um padrão na maneira como seus contratados deveriam se posicionar sobre temas políticos. Barros responde, confirmando que trabalhou com Bonner, mas garante que a empresa nunca tentou impor uma padrão de comportamento em seus contratados.

Nóbrega por sua vez afirma que Bonner mudou completamente e até sugere que o jornalista “pirou da cabeça”:

“A gente percebia que antes das eleições o jornalismo da Globo era coincidência, todo mundo pensava a mesma coisa ou era tendencioso lá de cima… Pergunto porque eu não o conheço pessoalmente [William Bonner], mas sou fã dele, o Bonner sofreu uma campanha [de ódio], coitado, que talvez ele não tenha culpa, embora ele seja editor-chefe, mas tem [a hierarquia]. Ele foi agredido verbalmente várias vezes e eu fico pensando ‘será que ele realmente pensa daquele jeito?’, porque de repente ele sofre de uma coisa que ele não tem culpa, o coitado, porque ele teve problema de cabeça, ele pirou”

Barros responde afirmando que William Bonner é “muito profissional”, mas também concorda que por ele ser o editor-chefe do principal selo da empresa, o Jornal Nacional, que ao falar sobre política, o assunto possa mesmo ganhar uma força maior do que realmente tem. Ela também reconhece que é importante as pessoas saberem que todas as empresas de comunicação têm seus vieses político-econômicos, e que algumas podem ser mais explícitas sobre isso e outras menos.

“É importante que todo ser pensante saiba que todos os meios de comunicação tem seus vieses, porque são negócios, e é óbvio que eles têm interesse econômico, e é importante saber também que as pessoas têm seus vieses, às vezes isso se imiscui, às vezes não”.

afirmou Barros

Abaixo o episódio do podast na íntegra onde Michele Barros é entrevistada:

Mera impressão?

Michele Barros tratou a hipótese de Nóbrega sobre a mudança na postura de Bonner como mera impressão. No entanto, Nóbrega não foi o único a perceber tal mudança. Muitos brasileiros, inclusive aqueles que dirigiram uma enxurrada de críticas contra o Bonner, também pereceram tal mudança.

Um caso bastante citado pelo público, é a ênfase que Bonner deu ao fato de Lula ter sido absolvido de todas as suas acusações pelo STF. Você pode conferir o vídeo abaixo:

https://youtube.com/shorts/C_5lVpK6iG0?feature=share

Durante o debate das eleições em 2022, o ex-presidente e então candidato na ocasião, Jair Bolsonaro, apontou tal episódio acusando Bonner de parcialidade em prol de Lula, ao afirmar que Lula “não deve nada à justiça”. Bonner por sua vez relatou a acusação, alegando que sua afirmação estava respaldada na decisão do STF em absolver Lula. Confira o vídeo abaixo:

No entanto, a própria afirmação de que “Lula não deve nada à justiça” é bastante questionável, como já mostramos neste artigo.

E dado o fato de que muitos funcionários da Globo comemoraram a vitória do petista, a hipótese de que atualmente haja um favoritismo da Rede Globo (mesmo que seja por interesses econômicos) é bastante plausível, bem como a possibilidade de Bonner ter sucumbido à alguma pressão dos gestores da emissora. Se é que ele mesmo não partilha de tais interesses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais