Ataques da Rússia a diversos postos militares na Ucrânia espalham terror

Ataques da Rússia a vários postos militares na Ucrânia espalham terror

Após iniciar bombardeios pela Ucrânia, os ataques da Rússia seguiram por vários postos militares ao longo do país, sendo 16 ao todo, até o momento.

O presidente Vladimir Putin alega que são apenas ataques da Rússia aos postos militares para evitar uma possível reação da Ucrânia, no entanto, o presidente ucraniano afirmou que civis foram atingidos.

Dentre as regiões atingidas, estão Kiev, a capital; também em Kharkiv, a segunda maior cidade; e em Kramatorsk, na região de Donetsk, um dos dois territórios do Leste da Ucrânia reivindicados por separatistas apoiados pela Rússia. Também houveram bombardeios próximos a sede do Ministério da Defesa da Ucrânia, no centro de Kiev.

BBC News

Segundo guardas da fronteira da Ucrânia, outras cinco regiões foram bombardeadas, incluindo a Crimeia, no Sul, e da Bielorrússia, ao Norte, enquanto colunas de tanques russos se moviam para o país. O Ministério do Interior da Ucrânia informou que a Kiev está sob ataque e orientou os cidadãos a procurar abrigo.

De acordo com a agência russa Interfax, tropas russas invadiram as cidades portuárias de Odessa e Mariupol, que é o principal município sob controle de Kiev na linha de frente com os separatistas pró-Moscou no Leste do país.

Putin tenta justificar os ataques militares, e diz que:

Tomei a decisão por uma operação miitar — anunciou Putin em uma mensagem inesperada pela TV, denunciando um suposto genocício orquestrado pela Ucrânia contra a população de origem russa no Leste do país.

E ainda completou em tom ameaçador:

Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, pediu a todos os cidadãos ucranianos que estavam prontos para defender seu país das tropas russas se apresentassem, afirmando que Kiev entregaria armas a todos que as quisessem. Em seguida, Zelenskiy também pediu aos russos que saíssem em protesto contra a guerra. Enquanto isso, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia alegou que “a situação está sob controle” e que as tropas russas estão sofrendo perdas.

Segundo o comandante-em-chefe das Forças Armadas da Ucrânia – major-general Valeriy Zaluzhny – o presidente “deu ordens para infligir perdas máximas contra o agressor”. O conselheiro presidencial Mykhailo Podoliak disse que as forças da Ucrânia estão “travando um combate pesado” e repelindo os avanços russos em algumas partes.

De acordo com autoridades ucranianas, a Rússia estava mirando principalmente em infraestrutura e silos militares, atingindo uma série de campos aéreos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais
População chinesa
Política

Por que a China deverá ter apenas 525 milhões de habitantes até 2100

Kenneth Emde, de Minnesota, que atingiu a maioridade durante os anos sessenta, explicou recentemente por que não tem filhos atualmente. “Eu era um estudante universitário quando li The Population Bomb (A bomba populacional), de [Paul] Ehrlich”, disse ele em uma carta publicada pelo Wall Street Journal. “Levei isso a sério e agora não tenho netos, […]

Leia Mais