Atos Contrários a Democracia São Legítimos?

Atos Contrários à democracia são legítimos?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

É possível que você compartilhe a ideia majoritária de que ser um democrata é ser contra a tirania. Neste caso, qualquer ação que possa ferir a democracia soará aos seus ouvidos como golpista e tirânica.

Democracia: a vontade do Povo?

A mentalidade comum nos diz que a democracia é o melhor dos regimes possíveis. Essa crença faz com que a crítica seja enfraquecida.

Os poderes constituídos passam a ser usados de forma divina: Legislativo, Executivo e Judiciário tornam-se inquestionáveis no tocante a sua legitimidade.

Ouvimos discordâncias em relação às pessoas que ocupam cargos nos poderes estatais, mas o sistema em si é pouco criticado.

Ser antidemocrático significa opor-se à democracia, sabendo que a mesma pode ser falha e ilegítima.

A Democracia Como Uma Ditadura

O problema de ir contra a democracia é que tal ação é tida como criminosa. Ser contra o sistema que obriga-nos a fazer o que não queremos pode acarretar prisão.

A democracia é a maior ditadura já criada ao longo da história da humanidade. Não há um regime político que seja tão feroz quanto o democrático, pois nele as vítimas não se veem como tais.

O fato de discursos antidemocráticos – como o incentivo à sonegação de impostos – serem vistos como apologia ao crime, já demonstra o quão forte é esse sistema político cultuado em nossos dias.

Fale, Mas Não Tudo

A liberdade de expressar o pensamento é tolhida quando aquilo que é dito incomoda as pessoas que defendem o estado democrático de direito.

Se alguém só pode dizer e fazer aquilo que o estado permite, sob o risco de ser multado, detido ou morto, opor-se a tal sistema é mais do que legítimo, é necessário.

Democracia e a Violência Indevida

A democracia existe graças ao monopólio da violência exercido pelo estado. A violência só é justificada para defesa do indivíduo e dos bens que ele possui. Isso não ocorre na democracia.

A violência praticada pelo estado visa a manutenção da “ordem pública” – a perpetuação da democracia.

Defender a liberdade de não obedecer o estado já é em si um ato antidemocrático. Logo, parece-me legítimo agir contra a democracia, pois a liberdade individual precede o estado, embora este se coloque como efetivador daquela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais