Atos Contrários a Democracia São Legítimos?

Atos Contrários à democracia são legítimos?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

É possível que você compartilhe a ideia majoritária de que ser um democrata é ser contra a tirania. Neste caso, qualquer ação que possa ferir a democracia soará aos seus ouvidos como golpista e tirânica.

Democracia: a vontade do Povo?

A mentalidade comum nos diz que a democracia é o melhor dos regimes possíveis. Essa crença faz com que a crítica seja enfraquecida.

Os poderes constituídos passam a ser usados de forma divina: Legislativo, Executivo e Judiciário tornam-se inquestionáveis no tocante a sua legitimidade.

Ouvimos discordâncias em relação às pessoas que ocupam cargos nos poderes estatais, mas o sistema em si é pouco criticado.

Ser antidemocrático significa opor-se à democracia, sabendo que a mesma pode ser falha e ilegítima.

A Democracia Como Uma Ditadura

O problema de ir contra a democracia é que tal ação é tida como criminosa. Ser contra o sistema que obriga-nos a fazer o que não queremos pode acarretar prisão.

A democracia é a maior ditadura já criada ao longo da história da humanidade. Não há um regime político que seja tão feroz quanto o democrático, pois nele as vítimas não se veem como tais.

O fato de discursos antidemocráticos – como o incentivo à sonegação de impostos – serem vistos como apologia ao crime, já demonstra o quão forte é esse sistema político cultuado em nossos dias.

Fale, Mas Não Tudo

A liberdade de expressar o pensamento é tolhida quando aquilo que é dito incomoda as pessoas que defendem o estado democrático de direito.

Se alguém só pode dizer e fazer aquilo que o estado permite, sob o risco de ser multado, detido ou morto, opor-se a tal sistema é mais do que legítimo, é necessário.

Democracia e a Violência Indevida

A democracia existe graças ao monopólio da violência exercido pelo estado. A violência só é justificada para defesa do indivíduo e dos bens que ele possui. Isso não ocorre na democracia.

A violência praticada pelo estado visa a manutenção da “ordem pública” – a perpetuação da democracia.

Defender a liberdade de não obedecer o estado já é em si um ato antidemocrático. Logo, parece-me legítimo agir contra a democracia, pois a liberdade individual precede o estado, embora este se coloque como efetivador daquela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan dos Santos
Ética

Allan dos Santos cria conta no OnlyFans e desafia Moraes a derrubá-la

O influencer bolsonarista Allan dos Santos, que já teve todas as suas contas nas redes sociais derrubadas sob ordem de Alexandre de Moraes, criou uma conta no OnlyFans para divulgar seu conteúdo e desafiou o ministro do STF a derrubá-la. O anúncio foi feito na última conta do influencer no X, antes que Moraes a […]

Leia Mais
Gleisi Hoffmann
Ética

Gleisi Hoffmann Apresenta Projeto Para Acabar Com CACs no Brasil

Como parte do movimento de desarmamento civil perpetrado pelo PT, Gleisi Hoffmann, presidente do partido, apresentou na última segunda-feira, um projeto para fechar todos os clubes de tiro do país. Além disso, o projeto também prevê o cancelamento de todos os registros de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) no país. Como parte do plano de […]

Leia Mais
Lula Holocausto
Ética

Artigo do UOL em defesa da fala de Lula sobre Holocausto abre oportunidade para discutir pautas identitárias

A fala de Lula comparando os ataques de Israel a Palestina com o Holocausto, gerou uma onda de reações mistas a fala do petista. De um lado, vários grupos, principalmente os mais a direita, reprovaram a comparação do presidente, a acusando de falaciosa e um desrespeito aos judeus. O estado de Israel por sua vez […]

Leia Mais