Aumento generalizado de preços: Qual a causa?

Aumento de preços

“A solução do governo para um problema é usualmente tão ruim quanto o problema.” – Milton Friedman [1].

É fato que desde o ano passado os preços estão aumentando constantemente, e este fenômeno não é de um único setor da economia. Na verdade, este fenômeno acontece em praticamente todos os setores [2]. E isso não aconteceu só no Brasil, as maiores potências do mundo estão sofrendo com os mesmos problemas, algumas apenas com preços altos [3], enquanto outras sofrem até mesmo com desabastecimentos [4].

Os preços generalizados que ocorrem há – pelo menos – um ano e meio tem mais de um motivo. Pretendo citá-los em tópicos, portanto, analisemos cuidadosamente as políticas que Brasil e diversos países do mundo adotaram e o que elas causaram:

I) Pandemia de Covid-19 – O evento chegou de surpresa para o mundo e acabou por diminuir a demanda por alguns produtos/serviços, a maioria por causa das medidas restritivas (lockdowns, redução de horário de funcionamento, etc.). Obviamente, esta medida causou prejuízo aos comerciantes [5], por isso os empresários tentaram e continuarão tentando recuperar o prejuízo aumentando os preços dos produtos. Isso, claro, sem contar os muitos empreendedores que foram à falência [6].

2) Choque Negativo de Oferta – Aliado ao primeiro tópico, as medidas restritivas provocaram diminuição na oferta de inúmeros bens e realocação de mercado (como por exemplo, a cana de açúcar, destinada à produção de álcool), aumentando preços em razão da baixa oferta [7].

3) Expansão Monetária (Inflação) – Por fim, essa é a pior medida a ser adotada por um governo, porém, a preferida dos políticos (leia mais). Tratando-se de uma situação de pandemia mundial, foi ainda pior. Roberto Campos Neto (presidente do Banco Central) e Paulo Guedes apostaram na desvalorização do Real para estimular a exportação e isso, por si só, já tem efeito enorme. A desvalorização monetária faz com que o aumento de preços seja generalizado [8], prejudicando ainda mais os pobres. Claro que é preciso lembrar que o aumento não acontece de maneira igual – nem ao mesmo tempo – para todos [9].

Esses três efeitos ocorrem simultaneamente como responsáveis pelo aumento generalizado dos preços.

Alguns colocam a pandemia como principal culpada, no entanto, é preciso sempre lembrar da frase já citada no início deste texto, pois a solução nunca virá de mais intervenção estatal. E por mais que alguns digam que o mundo inteiro está enfrentando praticamente os mesmos problemas, na tentativa de defender o governo – como se isso fosse ajudar de alguma forma –, o fato é: Realmente, essas coisas não aconteceram somente no Brasil, mas nos diversos locais do mundo em que aconteceu, na maioria esmagadora das vezes, as causas foram muito parecidas.

A economia é uma ciência e ela não aceita que tentemos modifica-la na base da caneta

Referências

[1] – FRIEDMAN, Milton. An economist’s protest, 1975, p. 6.
[2] – https://www.bbc.com/portuguese/brasil-58304575
[3] – encurtador.com.br/sACSY
[4] – encurtador.com.br/itRV1 (ao contrário do que afirma a imprensa, isso não foi causado por causa do Brexit, podemos falar mais sobre isso em um próximo texto.).
[5] – encurtador.com.br/hoqNS
[6] – encurtador.com.br/fvJU8
[7] – encurtador.com.br/fgmzB
[8] – Entenda um pouco mais sobre o assunto: encurtador.com.br/hkoP7
[9] – Entenda o Efeito Cantillon: youtu.be/GUutpwHGX-w

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mais do que congelar os gastos do governo, Haddad deveria aniquilá-los

Na última quinta-feira (18), o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) anunciou o congelamento dos gastos do governo previstos para este ano em R$ 15 bilhões. A medida surpreendente foi devido à necessidade de cumprir com as metas do Arcabouço Fiscal. Segundo Haddad, os gastos já estavam crescendo acima da arrecadação. Mesmo que tal decisão […]

Leia Mais
Competição
Economia

Impulsionando a ação humana — Competição como motor do mercado e da vida humana

Há uma força primordial que nos impulsiona para a frente, incitando-nos a saltar, a nos esforçar, a conquistar — a repulsa inerente de ficar onde estamos. Somos viciados no hormônio da sensação de bem-estar que nosso corpo libera no processo de atingir uma meta — a dopamina. Em um mercado livre, essa propulsão é direcionada […]

Leia Mais
Economia

Embora populares, as nacionalizações arruínam as economias

Em um mundo cheio de ódio pelo livre mercado, as pessoas que pedem a nacionalização do setor não são raras. Apesar de sua popularidade política, as nacionalizações são terríveis para as economias e representam um trampolim no caminho para a miséria e o colapso. Em troca do ganho temporário obtido com a expropriação da propriedade […]

Leia Mais