Banco Central da Argentina emitirá nova nota de 2.000 pesos enquanto a inflação continua crescendo

Banco Central da Argentina irá emitir nota de 2000 pesos

Banco Central Argentino anuncia nota de 2.000 pesos

O Banco Central da Argentina tomou uma nova medida em seus esforços para garantir o uso de dinheiro em espécie como meio de pagamento no país. O banco anunciou a emissão de uma nova nota de 2.000 pesos, com o objetivo de simplificar os pagamentos em dinheiro de bens e serviços no país.

A nova nota, que duplica o valor da nota de maior valor atual, pretende ser uma medida provisória à medida que o banco central intensifica o uso de meios de pagamentos digitais em um ambiente altamente inflacionário. Em um comunicado à imprensa no dia 2 de fevereiro, o banco central declarou:

À medida que o processo de digitalização dos pagamentos avança, esta nota de maior denominação melhorará as operações de caixa eletrônico, otimizando ao mesmo tempo os movimentos de caixa.

O projeto de lei, cuja data de emissão não foi anunciada, tem o objetivo de comemorar o desenvolvimento da ciência e da medicina no país.

Uma Medida Insuficiente

Embora tenha a intenção de aliviar os problemas dos cidadãos que pagam com dinheiro em espécie, a medida já foi criticada como insuficiente por alguns analistas locais. Eles preveem que tal medida logo perderá sua utilidade devido ao aumento da inflação, ato que desvaloriza a moeda do país.

Juan Pablo Albornoz, economista da Invecq, uma empresa de consultoria local, afirmou:

A emissão de uma nota de 2.000 [pesos] indica que a denominação máxima ainda é ridiculamente baixa, não é sequer de 6 dólares. Isso não resolve os problemas e logo poderemos ver a nota de 5.000 [pesos] entrando em circulação.

Embora a Argentina tenha feito progressos na digitalização de seu sistema de pagamentos, com pagamentos de QR atingindo números recordes no ano passado, uma parte significativa da economia ainda é baseada em dinheiro em espécie. Isso exige que os argentinos acumulem grandes quantidades de notas para fazer transações. De acordo com o Statista, quase 45% de todos os pagamentos nos terminais de pagamento (pontos de vendas) foram realizados em dinheiro vivo em 2021.

Uma pesquisa realizada em dezembro, pela empresa de segurança global Prosegur, também descobriu que dois em cada três argentinos preferem pagamentos em dinheiro vivo. O motivo se deve aos custos e atrasos associados a outros meios de pagamento, tais como transferências digitais e cartões de débito ou de crédito.

Artigo escrito por Sergio Goschenko, publicado em Bitcoin.com e traduzido e adaptado por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais