“Baphomet” da Alvorada e o direito à propriedade privada

Baphomet da Alvorada

Uma estátua de aspecto diabólico em cima de uma casa chamou a atenção dos vizinhos e repercutiu bastante nas redes sociais. A figura de Baphomet (entidade que os cristãos associam ao demônio) pertence à mãe de santo Michelly da Cigana. Em entrevista ao Estado de Minas, a mãe de santo explicou que a entidade também é cultuada na Umbanda, recebendo o nome de Saravá Exu Maioral.

https://www.instagram.com/reel/CqD5-6UP9h6/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Segundo a mãe de santo, a estátua é um símbolo de proteção:

“Só fez coisa positiva na minha vida e coloquei ali para homenagear ele [Belzebu]. Coloquei na frente da minha casa para dizer a importância dele”

No entanto algumas pessoas não gostaram muito da ideia:

Enquanto outros se posicionaram a favor:

Baphomet e o direito de propriedade

Como bem apresentado por vários autores libertários, dentre eles Murray Rothbard e Hans-Hermann Hoppe, o direito de propriedade de um indivíduo sobre um determinado bem lhe dá poder de decisão total sobre ele. Sendo a mãe de Santo a proprietária da casa e da estátua do Baphomet, ela pode deixá-la visível como bem entender.

Isso significa que as pessoas que se sentirem incomodadas com a estátua terão que aceitar a situação a contragosto? Não exatamente.

Como Hoppe diz em seu livro ‘Democracia, O Deus Que Falhou’ e em ‘A Grande Ficção‘, existem formas de evitar situações indesejadas, mesmo que não sejam agressivas, recorrendo ao direito de propriedade privada. Uma primeira solução, seria uma transferência de títulos de propriedade condicional.

Nela, o proprietário original de um bem poderia estabelecer condições para a venda. Usando o caso da estátua do Baphomet como exemplo, o proprietário da casa poderia estabelecer como uma das condições para a venda, a proibição da exposição de qualquer figura considerada ofensiva para os moradores locais. Incluindo símbolos “diabólicos”.

Uma outra alternativa seria um pacto social entre os moradores locais, onde eles boicotariam qualquer pessoa que tentasse expor alguma figura do tipo. Talvez alguém se pergunte se isso não seria uma medida muito radical.

Bem, está sendo apontado aqui apenas uma solução para uma situação de desconforto para certas pessoas. Se tais pessoas estiverem profundamente ofendidas, elas levarão adiante a iniciativa de resistência às figuras que as ofendem.

Fora que isso seria uma medida muito mais ética e mais prática que a alternativa de proibir alguém de fazer livre uso da sua propriedade via estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

STJ
Direito

STJ decidiu que abuso de menina de 12 anos que engravidou não era estupro

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a relação sexual entre um homem de 20 anos e uma menina de 12 anos (que engravidou após o ato) não era crime. O julgamento ocorreu na última terça-feira, tendo 3 votos a favor da decisão e 2 contra. O julgamento havia iniciado após […]

Leia Mais
PEC das Drogas
Direito

CCJ do Senado aprova PEC das Drogas

Foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado na última 4ª feira (13.mar.2024) a PEC (Proposta de Emenda a Constituição) das drogas. A proposta proíbe o porte e a posse de todas as drogas, incluindo a maconha. A medida é mais um ataque do estado às liberdades individuais. A aprovação se deu […]

Leia Mais
Pistola de água Carnaval
Direito

Governador da Bahia sanciona lei que proíbe uso de pistola de água durante o Carnaval para combater “machismo e misoginia”

Foi aprovada na última segunda-feira (29) pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a Lei nº 14.584, que proíbe a utilização de pistolas de água e objetos similares durante o Carnaval e festas de rua. Segundo o governador, a medida visa prevenir assédios contra mulheres. O evento em que ocorreu a aprovação da lei, teve a […]

Leia Mais