BNDS vai financiar exportações para a Argentina. E você vai pagar por isso

BNDS irá financiar exportações para a Argentina

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Foi realizada hoje uma reunião entre Lula e o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, no Palácio da Alvorada. O motivo da reunião? Dentre eles, o principal foi um plano de financiamento de exportações de empresas brasileiras para a Argentina. E você pagará por isso.

Exportações financiadas via BNDS

O plano, segundo Lula, seria ajudar o país vizinho que no momento não tem dólares suficientes para importar de países estrangeiros, além de estar com uma elevada inflação que já está chegando aos 104% ao ano. O maior índice de inflação do país em 30 anos.

As exportações seriam financiadas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDS). O BNDS por sua vez, irá pagar em nome da Argentina a cada uma das 210 que exportam para o país. Caso o governo argentino não consiga pagar a dívida, o Fundo Garantidor de Exportações (FGE) irá repassar os valores para o BNDS.

O calote é quase certo

Como justificativa, representantes do governo, como o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, vieram com o discurso de que ao tomar tal medida, o Brasil manteria sua “liderança” na América do Sul. A verdade é que LULA irá manter a sua liderança na América do Sul. Você, caro pagador de impostos, só irá pagar por isso. E bem caro. E sem nenhum benefício como retorno.

O ex-secretário do Comércio Exterior, Welber Barral, nega que tal financiamento para a Argentina seja uma ajuda. Ele argumenta que a Argentina conta com um financiamento muito maior da China e Comunidade Andina de Fomento. Ora, mas isso apenas mostraria que a ajuda brasileira é menor, não que não consista em uma ajuda.

Galípolo ainda argumenta que a Argentina não possui um histórico de calote e confia que o país irá pagar o financiamento. No entanto, mesmo Galípolo reconhece que o pagamento da Argentina, que será em peso argentino, é um problema. Pois uma vez que o peso argentino está se desvalorizando rapidamente, o Brasil poderá receber um valor bem menor do que havia acordado.

Sem falar que um risco de calote não seria pouco provável, já que a situação do país está muito pior do que estava nas últimas negociações feitas via BNDS. Então inevitavelmente, o BNDS irá recorrer ao FGE, cujo dinheiro sairá do imposto que você paga. Resumindo: você pagará a ajuda à Argentina e Lula ficará com os louros.

E você pagará por isso

Então veja só: além de você susentar toda a corja política via impostos, sofrer com a inflação causada pela impressão de dinheiro, você irá subsidiar as exportações argentinas que servirão apenas para manter a aliança política de Lula com Kirshiner e sua turma. Além de garantir o lucro das empresas que serão beneficiadas. E tudo isso quer você tenha concordado ou não.

Enquanto Lula aumenta cada vez mais seu capital político e financeiro às custas do contribuinte apenas distribuindo migalhas aos iludidos, você e os demais contribuintes são esmagados pela máquina estatal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinais eletromagnéticos no cérebro
Política

A “Síndrome de Havana” é uma agressão russa ou outra teoria da conspiração da mídia?

Na noite de domingo, o programa 60 Minutes da CBS publicou um segmento sobre a série de episódios médicos misteriosos sofridos por oficiais de inteligência dos Estados Unidos e funcionários do governo que receberam o apelido de “Síndrome de Havana”. Por quase uma década, as autoridades e suas famílias relataram ouvir sons repentinos de zumbidos […]

Leia Mais
Lula Macron Urânio
Política

Governo Lula assina acordo com a França para explorar urânio no Brasil

Representantes dos governos brasileiro e francês assinaram nesta quinta-feira (28), em Brasília, um acordo que prevê colaboração para geração de energia nuclear. Segundo reportagem da CNN, um dos destaques do texto do acordo é um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil. O acordo é de grande interesse para o governo francês, […]

Leia Mais
Lula e Maduro
Política

De forma inesperada, governo Lula endurece o tom contra governo Maduro na Venezuela

De forma inesperada, O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endureceu o tom com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, tradicional aliado das gestões petistas. A repreensão do governo foi feita por meio de uma nota divulgada na última terça-feira (26/3), pelo Itamaraty, onde foi manifestada uma preocupação com o andamento das eleições […]

Leia Mais