Boate Kiss: Por quê demorou quase 9 anos para o caso ser julgado?

Passaram-se 8 anos e 10 meses do incêndio da boate Kiss para que os 4 acusados da morte das 242 pessoas fossem levados à julgamento. Durante o decorrer desse tempo, diversos são os fatores que levaram a essa demora no julgamento.

Grande parte desses quase 9 anos foi utiizada para resolver a controvérsia sobre se os réus iriam responder perante júri popular ou por um juiz de primeira instância. No primeiro responderiam por acusação de homicídio por dolo eventual e na segunda por homicídio culposo, sem intenção de matar.

Aproximadamente 6 anos depois, em junho de 2019, houve a decisão do STJ que o julgamento seri feito pelo juri popular e não por julgamento comum como havia entendido anteriormente o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). O início da pandemia em 2020 foi um causador do atraso do julgamento.

Outro fator citado pelos familiares das vítimas da tragédia na Boate Kiss usado para justificar o atraso no julgamento foram “manobras” que as defesas fizeram para provocar nulidades ou a prescrição do caso.

Além disso, os familiares queriam adicionar à investigação os bombeiros que atestaram irregularmente a segurança da boate e servidores da prefeitura que liberaram seu funcionamento. Houve pressão para que o prefeito fosse acusados juntamente dos demais. Contudo não houve resposta para serem acusados e julgados.

Finalmente nesta sexta-feira (10), após dez dias de julgamento, foi proferida a sentença. Os quatro acusados foram considerados culpados pelo crime de homicídio e condenados a penas de prisão que variam de 18 a 22 anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monark
Direito

MPSP pede que Monark pague R$ 4 milhões em multa sob a acusação de “defender” partido nazista

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) entrou com uma ação civil pública contra o influenciador Monark cobrando uma indenização de R$ 4 milhões com base na acusação do influencer ter defendido a criação do partido nazista, durante uma fala na edição do Flow Podcast, em fevereiro de 2022. O pedido de indenização foi apresentado […]

Leia Mais
Saidinhas
Direito

Projeto que proíbe ‘saidinha’ de presos em feriados é aprovado pela Câmara dos Deputados

Foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (20), o projeto de lei que proíbe as “saidinhas” de presos em feriados. O texto foi enviado para sanção do presidente Lula. O relator da proposta é o deputado Guilherme Derrite (PL-SP), que se licenciou do cargo de Secretário de Segurança Pública do estado de São […]

Leia Mais
STJ
Direito

STJ decidiu que abuso de menina de 12 anos que engravidou não era estupro

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a relação sexual entre um homem de 20 anos e uma menina de 12 anos (que engravidou após o ato) não era crime. O julgamento ocorreu na última terça-feira, tendo 3 votos a favor da decisão e 2 contra. O julgamento havia iniciado após […]

Leia Mais