Bolsa Família é extinto para dar lugar ao Auxílio Brasil

O programa Bolsa Família é extinto após 18 anos, para dar lugar ao Auxílio Brasil ainda sem uma previsão exata para sua implementação. A revogação da lei de 2004 que estabeleceu o programa foi baseada na Medida Provisória 1.061, publicada no dia 10 de agosto deste ano. A MP, a mesma que criou o novo auxílio.

O novo programa tem previsão para ainda começar este mês, mas ainda há incertezas sobre sua viabilidade, que o governo Bolsonaro busca assegurar através de reformas, como a da PEC dos Precatórios.

Segundo o Ministério da Cidadania em nota emitida nesta sexta-feira (5), os pagamentos do Auxílio Brasil começarão no dia 17 e seguirão o calendário habitual do Bolsa Família. “A operacionalização do Auxílio Brasil será regulamentada por meio de decreto a ser publicado nos próximos dias”, acrescentou.

De acordo com a pasta, o valor médio do benefício para quem já recebe o Bolsa Família será corrigido em 17,84% já em novembro, com orçamento próprio do ministério.

O valor final do Auxílio Brasil, que seria de R$ 400,00, ainda não foi confirmado formalmente, permanecendo como uma promessa que só poderá ser cumprida caso a PEC dos Precatórios, já aprovada, não sofra revogação.

A aprovação do projeto é considerada uma medida necessária para a manutenção do programa que visa substituir o Bolsa Família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Homem tenta invadir residência oficial de Lula
Política

Tentativa de invasão a residência oficial de Lula no Palácio do Planalto

Na manhã deste sábado (24), houve uma tentativa de invasão do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Lula (PT). O petista estava presente quando um carro tentou invadir o local. A informação foi publicada primeiramente pelo site de notícias Metrópolis, e confirmada pela acessoria do presidente da República. Segundo a assessoria de comunicação da […]

Leia Mais
China x Tawian
Política

Pequim anuncia manobras militares perto das ilhas de Taiwan

“Nunca houve algo como águas ‘restritas’ ou ‘fora dos limites’ nas zonas de pesca tradicionais do Estreito (de Formosa)”, disse Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado (o executivo chinês), segundo a agência de notícias oficial Xinhua. A porta-voz disse que o incidente “provocou indignação generalizada” na China e […]

Leia Mais
Política

Morre Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin

Em mais uma execução política, o líder da oposição russa, Alexei Navalny, morreu na prisão nesta sexta-feira. Navalny foi um dos mais vocais opositores do atual regime do Kremlin. A Gazeta Libertária havia escrito sobre sua mais recente condenação aqui. O serviço penitenciário da região disse que ele não se sentiu bem após uma caminhada […]

Leia Mais