Bolsa Família é extinto para dar lugar ao Auxílio Brasil

O programa Bolsa Família é extinto após 18 anos, para dar lugar ao Auxílio Brasil ainda sem uma previsão exata para sua implementação. A revogação da lei de 2004 que estabeleceu o programa foi baseada na Medida Provisória 1.061, publicada no dia 10 de agosto deste ano. A MP, a mesma que criou o novo auxílio.

O novo programa tem previsão para ainda começar este mês, mas ainda há incertezas sobre sua viabilidade, que o governo Bolsonaro busca assegurar através de reformas, como a da PEC dos Precatórios.

Segundo o Ministério da Cidadania em nota emitida nesta sexta-feira (5), os pagamentos do Auxílio Brasil começarão no dia 17 e seguirão o calendário habitual do Bolsa Família. “A operacionalização do Auxílio Brasil será regulamentada por meio de decreto a ser publicado nos próximos dias”, acrescentou.

De acordo com a pasta, o valor médio do benefício para quem já recebe o Bolsa Família será corrigido em 17,84% já em novembro, com orçamento próprio do ministério.

O valor final do Auxílio Brasil, que seria de R$ 400,00, ainda não foi confirmado formalmente, permanecendo como uma promessa que só poderá ser cumprida caso a PEC dos Precatórios, já aprovada, não sofra revogação.

A aprovação do projeto é considerada uma medida necessária para a manutenção do programa que visa substituir o Bolsa Família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Haddad diz que quem não paga imposto deve voltar a pagar

Durante uma entrevista ao GloboNews na noite de quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu a reforma tributária, em fase de regulamentação no Congresso, e afirmou que quem não paga imposto no Brasil deve voltar a pagar. O ministro justificou sua fala afirmando que isso é necessário para que o governo possa “reequilibrar as […]

Leia Mais
Política

Maduro manda Lula tomar um chá de camomila após petista se assustar com fala sobre “banho de sangue”

Após o presidente Lula se declarar assustado com discurso de Maduro sobre “banho de sangue” contra a oposição, o ditador venezuelano mandou o petista “tomar um chá de camomila” para se acalmar. A fala do ditador foi durante um comício na cidade de San Carlos, a capital do Estado de Cojedes. Na semana passada, o […]

Leia Mais
Política

A armadilha populista

Se você se preocupa com a liberdade individual e a prosperidade geral, deve evitar todos os tipos de populismo como se fossem uma praga. É o analfabetismo econômico proclamado com orgulho e em letras grandes. Como alternativa ao libertarianismo, ele é ruim por si só – a liberdade não está em sua agenda – mas […]

Leia Mais