Brasil, o país inflacionário: a política econômica é a inflação

Brasil Inflação

O jornalista polêmico e sarcástico, Ivan Lessa, costumava dizer que o Brasil de 15 em 15 anos esquecia do que aconteceu nos seus últimos 15 anos. Isso tem se mostrado ser uma verdade, porém ao que parece não é preciso de quinze anos para a memória do brasileiro falhar – esse tempo de esquecimento é cada vez mais rápido. Poderíamos sem muito exagero dizer que a cada ano o brasileiro esquece o que aconteceu no ano anterior.

Alguns dias atrás foram revelados os números da inflação no ano de 2021, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). A inflação do acumulado dos 12 meses chegou a 10,06% apenas nos números oficiais. Nós sabemos que a inflação e perda do poder de compra é muito maior que o divulgado. As causas disso segundo o estado foram os lockdowns dos governos locais, a famosa política do “fica em casa, a economia a gente vê depois’’, além da crise produtiva juntamente com a crise energética.

Apesar do fracasso que é o governo Bolsonaro – e todo amante da liberdade que se preze deve ter no mínimo vergonha desse governo, independente de ser direita ou algo do tipo – em certa medida, é compreensível a empolgação de muitas pessoas com esse mandato pois para o brasileiro é uma novidade alguém assumir o posto máximo do país e se intitular conservador, liberal e contra os impostos. Mas a ingenuidade é acreditar no discurso demagógico mesmo quando a realidade e o campo prático nos mostram uma coisa completamente diferente. Todavia, como foi mencionado, esse governo no seu discurso oficial é uma novidade para o brasileiro médio, ainda mais em um país que é tão simpático a políticas de esquerda e de grande intervencionismo. Pelo menos na teoria é uma coisa “nova”.

Voltando ao ponto da curta memória do brasileiro, principalmente daqueles que estão ligados no jogo político, é pertinente lembrar de 2015. Nesse ano, estava no poder o governo desastroso da petista Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente ou como ela gostava de ser referida, “presidenta” do Brasil. Para muitos libertários, o governo Dilma foi uma máquina de produzir amantes pela liberdade e proponentes contra o estado.

O que tem de especial em 2015? Nessa época o Brasil teve o acumulado de 12 meses 10,67% de inflação. Pasmem: Sem pandemia e sem lockdown, o governo Dilma conseguiu ser uma praga pior no cenário econômico. E a meta do teto da inflação no Governo Dilma era de 6,5%, mas o valor real foi muito superior. Ao menos em uma coisa a “presidenta” estava certa, se o governo tem uma meta, o objetivo é superar essa meta.

Nesse ano, o brasileiro pagou muito caro em serviços e produtos essenciais para o custo de vida. A habitação teve um aumento de 18,31%, alimentação e bebida 12,03%. Outro recorde também foi quebrado, desde 2003, no primeiro governo do ex presidente e presidiário Lula, que a inflação foi superior a meta do Conselho Monetário Nacional.

Inflação na alimentação

Naquele ano, a cebola e o alho foram os alimentos que mais tiveram mudanças em seu preço. A cebola ficou 60,61% mais cara e o alho 53,66%. Outros alimentos também sofreram com a inflação, o tomate teve um aumento de 47,45% e o feijão 30,38%. O frango e carne também foram afetados, um frango inteiro teve alta de 13,45%, a carne 12,48% e o pão 12,05% variando ao longo do ano de 2015.

Outros itens afetados pela inflação

Assim como no nosso passado recente e ainda segue, a energia em 2015 teve um aumento de 51% na média nacional, mas em São Paulo esse percentual chegava a 70,97%. O gás de cozinha que também explodiu de preço recentemente, resultando até no auxílio-gás feito pelo governo Bolsonaro, em 2015 teve um aumento de 22,55%.

O desastre econômico não para por aí. Água e esgoto também tiveram mudanças em seu preço, subindo 14,75%. Os combustíveis, como quase tudo naquele ano, também tiveram um aumento considerável: O litro da gasolina subiu 20,10% em média e o etanol 29,63%.

Brasil e a inflação, a sua amante mais amada

Alguns economistas gostam de dizer que a inflação é uma doença da moeda. Olhando um pouco para trás e especificamente para história econômica e monetária do Brasil, percebemos como a inflação sempre esteve presente. E como se ela não bastasse, ainda temos o medo de sermos roubados pelos governantes, algo que aconteceu no governo Collor explicitamente.

Com governos de Direita ou de Esquerda, a inflação sempre se fez presente. Em alguns anos foi mais baixa e em outros um pesadelo. Mas se a inflação é a doença da moeda, o nosso real está com uma doença crônica, e que aparenta nunca acabar.

Entretanto, todo esse cenário calamitoso não é o fim, o fim da História não é aqui, e justamente por sabermos que haverá um amanhã, devemos procurar soluções para proteger e até aumentar o nosso poder de compra, e uma alternativa que já possuímos é o bitcoin. Enquanto há tempo, devemos tirar o estado do nosso dinheiro antes que ele nos tire o nosso dinheiro, seja com confisco ou solapando a nossa moeda com políticas de expansão monetária.

Mises em Teoria e História

Segundo Murray N. Rothbard, o livro Teoria e História de Ludwig von Mises era a sua obra mais negligenciada, mas Rothbard reconhecia a imensa importância dessa primorosa obra, que para muitos estudiosos em Mises, Teoria e História foi a base para o seu tratado econômico Ação Humana.

Em Teoria e História, Mises afirma que a história não era um passatempo inútil e banal. Apesar da história tratar do passado, daquilo que já aconteceu, ela nos ensina preciosas lições e nos diz a respeito do que está por vir.

O que um dia foi considerado loucura e teoria da conspiração, hoje já é discutido pelo alta escalão da política global: A ideia de um governo mundial e o ponta pé para isso passar pelo grande reinício da economia global que é proposto pelos “especialistas” em economia. Exemplo disso é o discurso da economista anglo-egípcia Minouche Shafik, que fala da necessidade de “um novo pacto social”.

A luta pela liberdade é constante e necessária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais
Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais