quarta-feira, julho 6, 2022

BC tenta explicar porque a inflação de 2021 ficou acima da meta

De acordo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) divulgado pelo Banco Central (BC), o índice de inflação do ano passado chegou a 10,06%, muito acima da meta prevista, que era de 3,75%.

Após a divulgação do IPCA, o BC enviou uma carta ao Conselho Monetário Nacional (CMN), onde afirma que a pressão sobre o preço das commodities, a bandeira de energia elétrica de escassez hídrica e os gargalos nas cadeias produtivas globais foram os principais responsáveis pela inflação ter encerrado o ano passado em dois dígitos.

Na carta enviada à CMN, é dito que:

As pressões sobre os preços de commodities e nas cadeias produtivas globais refletem as mudanças no padrão de consumo causadas pela pandemia, com parcela proporcionalmente maior da demanda direcionada para bens e impulsionada por políticas expansionistas.

De fato, a aceleração significativa da inflação em 2021 para níveis superiores às metas foi um fenômeno global, atingindo a maioria dos países avançados e emergentes

O que realmente causou a inflação

Apesar do BC apontar alta do preço das commodities como principal responsável pela alta da inflação junto à crise energética, o fato é que a expansão da oferta monetária – muito bem apontada e assumida pelo BC – foi o fator determinante.

Uma vez que essa expansão monetária estimulou um maior consumo de bens, reduzindo a oferta destes sem um aumento da produção de mais bens que acompanhassem a demanda dos consumidores, houve então uma redução no poder de compra destes últimos que se refletiu no aumento dos preços.

Outro ponto muito importante apontado pelo Banco Central é como as medidas restritivas tá combater a covid-19 geraram efeitos econômicos negativos, o que junto com a inflação tornou a vida de milhares de brasileiros mais difícil, principalmente a população mais pobre do país.

APOIE GAZETA LIBERTÁRIA

Contamos com a generosidade de nossos doadores para tornar tudo isso possível. Desejamos publicar nosso conteúdo diariamente para todos, semeando o libertarianismo. Apoie nosso grupo de escritores. 

CONTRIBUIR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

CONFIRA