BC tenta explicar porque a inflação de 2021 ficou acima da meta

BC tenta explicar porque inflação de 2021 ficou acima da meta

De acordo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) divulgado pelo Banco Central (BC), o índice de inflação do ano passado chegou a 10,06%, muito acima da meta prevista, que era de 3,75%.

Após a divulgação do IPCA, o BC enviou uma carta ao Conselho Monetário Nacional (CMN), onde afirma que a pressão sobre o preço das commodities, a bandeira de energia elétrica de escassez hídrica e os gargalos nas cadeias produtivas globais foram os principais responsáveis pela inflação ter encerrado o ano passado em dois dígitos.

Na carta enviada à CMN, é dito que:

As pressões sobre os preços de commodities e nas cadeias produtivas globais refletem as mudanças no padrão de consumo causadas pela pandemia, com parcela proporcionalmente maior da demanda direcionada para bens e impulsionada por políticas expansionistas.

De fato, a aceleração significativa da inflação em 2021 para níveis superiores às metas foi um fenômeno global, atingindo a maioria dos países avançados e emergentes

O que realmente causou a inflação

Apesar do BC apontar alta do preço das commodities como principal responsável pela alta da inflação junto à crise energética, o fato é que a expansão da oferta monetária – muito bem apontada e assumida pelo BC – foi o fator determinante.

Uma vez que essa expansão monetária estimulou um maior consumo de bens, reduzindo a oferta destes sem um aumento da produção de mais bens que acompanhassem a demanda dos consumidores, houve então uma redução no poder de compra destes últimos que se refletiu no aumento dos preços.

Outro ponto muito importante apontado pelo Banco Central é como as medidas restritivas tá combater a covid-19 geraram efeitos econômicos negativos, o que junto com a inflação tornou a vida de milhares de brasileiros mais difícil, principalmente a população mais pobre do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais
Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais