quarta-feira, dezembro 7, 2022

BTC completa 13 anos

Nesta segunda-feira, dia 03 de janeiro de 2022, o Bitcoin (BTC) primeira criptomoeda bem sucedida do mundo e criada pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto, completou 13 anos desde a construção do seu primeiro bloco, chamado Gênesis.

Tal data é de extrema importância para os entusiastas desta e de todas as criptos, pois foi um verdadeiro marco, tanto financeiro quanto tecnológico, que deu para aqueles cansados do controle estatal sobre o próprio dinheiro mais liberdade e praticidade.

Além disso, tal inovação trouxe maior proteção ao poder de compra dos usuários, já que a moeda por ter sido programada para ter uma quantidade limitada de unidades, não estará sujeita a inflação, problema presente na moeda fiduciária.

Hashrate do BTC atinge máxima histórica

A taxa de hash do BTC, também chamada de hasrate, atingiu sua máxima histórica de 203,5 exahashes por segundo (EH / s), no mesmo dia de seu aniversário de 13 anos. Nos últimos 12 meses, o hashrate teve um aumento de 49% em relação aos 136,5 EH / s registrados em 2 de janeiro de 2021.

Esse crescimento é ainda mais impressionante – 199,2% – quando comparado aos valores vistos em julho do ano passado, quando o hashrate despencou para até 68 EH / s após o governo chinês reprimir duramente a indústria de mineração.

O hashrate é o nome dado a taxa do poder computacional combinado ao total usado para minerar e consequentemente processar transações na rede BTC. Quanto maior for o hashrate, mais segura será a rede, o que torna necessário um poder computacional maior para atacar a rede do Bitcoin.

Hashrate supera restrições da China sobre o Bitcoin

Apesar das duras repressões do governo chinês sobre a mineração, a rede do BTC já vinha se recuperando de forma estável, na medida em que diversas grandes operadoras de mineração de bitcoin se deslocavam para outras jurisdições, incluindo os EUA e o Cazaquistão.

Em setembro de 2021, o governo chinês, junto com dez agências governamentais incluindo Banco Central chinês, haviam imposto medidas severas para impedir tanto a mineração quanto o comércio de criptomoedas.

Dificuldade de mineração do BTC irá aumentar 2,57%

Segundo o site BTC.com, a previsão é que a dificuldade de mineração do Bitcoin (uma medida de quão difícil é minerar novas moedas) aumente mais 2,57% esta semana. Ainda segundo o site, este aumento será no entanto, inferior ao recorde anterior.

  • Quer entender mais sobre BTC e outras criptomoedas? Leia esse nosso guia onde você pode aprender o essencial sobre essa tecnologia inovadora.

  • Ainda não garantiu suas criptomoedas? Conheça a CoinEx, uma exchange com as menores taxas e maior praticidade para você comprar Bitcoins e outras criptomoedas de sua preferência!

APOIE GAZETA LIBERTÁRIA

Contamos com a generosidade de nossos doadores para tornar tudo isso possível. Desejamos publicar nosso conteúdo diariamente para todos, semeando o libertarianismo. Apoie nosso grupo de escritores. 

CONTRIBUIR

spot_img

CONFIRA