BTC completa 13 anos

Nesta segunda-feira, dia 03 de janeiro de 2022, o Bitcoin (BTC) primeira criptomoeda bem sucedida do mundo e criada pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto, completou 13 anos desde a construção do seu primeiro bloco, chamado Gênesis.

Tal data é de extrema importância para os entusiastas desta e de todas as criptos, pois foi um verdadeiro marco, tanto financeiro quanto tecnológico, que deu para aqueles cansados do controle estatal sobre o próprio dinheiro mais liberdade e praticidade.

Além disso, tal inovação trouxe maior proteção ao poder de compra dos usuários, já que a moeda por ter sido programada para ter uma quantidade limitada de unidades, não estará sujeita a inflação, problema presente na moeda fiduciária.

Hashrate do BTC atinge máxima histórica

A taxa de hash do BTC, também chamada de hasrate, atingiu sua máxima histórica de 203,5 exahashes por segundo (EH / s), no mesmo dia de seu aniversário de 13 anos. Nos últimos 12 meses, o hashrate teve um aumento de 49% em relação aos 136,5 EH / s registrados em 2 de janeiro de 2021.

Esse crescimento é ainda mais impressionante – 199,2% – quando comparado aos valores vistos em julho do ano passado, quando o hashrate despencou para até 68 EH / s após o governo chinês reprimir duramente a indústria de mineração.

O hashrate é o nome dado a taxa do poder computacional combinado ao total usado para minerar e consequentemente processar transações na rede BTC. Quanto maior for o hashrate, mais segura será a rede, o que torna necessário um poder computacional maior para atacar a rede do Bitcoin.

Hashrate supera restrições da China sobre o Bitcoin

Apesar das duras repressões do governo chinês sobre a mineração, a rede do BTC já vinha se recuperando de forma estável, na medida em que diversas grandes operadoras de mineração de bitcoin se deslocavam para outras jurisdições, incluindo os EUA e o Cazaquistão.

Em setembro de 2021, o governo chinês, junto com dez agências governamentais incluindo Banco Central chinês, haviam imposto medidas severas para impedir tanto a mineração quanto o comércio de criptomoedas.

Dificuldade de mineração do BTC irá aumentar 2,57%

Segundo o site BTC.com, a previsão é que a dificuldade de mineração do Bitcoin (uma medida de quão difícil é minerar novas moedas) aumente mais 2,57% esta semana. Ainda segundo o site, este aumento será no entanto, inferior ao recorde anterior.

  • Quer entender mais sobre BTC e outras criptomoedas? Leia esse nosso guia onde você pode aprender o essencial sobre essa tecnologia inovadora.

  • Ainda não garantiu suas criptomoedas? Conheça a CoinEx, uma exchange com as menores taxas e maior praticidade para você comprar Bitcoins e outras criptomoedas de sua preferência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais
Halving do Bitcoin
Criptomoedas

O halving do Bitcoin está cada vez mais próximo, com menos de 2.900 blocos restantes

No momento, restam menos de 2.900 blocos até o próximo halving do Bitcoin. Para compreender o conceito de halving, é bom entender primeiro como surgem os novos bitcoins, principalmente por meio do processo de mineração de bitcoins. Isso envolve entidades, conhecidas como mineradores, que validam blocos repletos de transações que aguardam confirmação. Em sua busca […]

Leia Mais