Câmara aprova urgência para PL que torna doação de órgãos obrigatória no Brasil

PL da doação de órgãos

A polêmica PL que torna obrigatório todos os brasileiros doadores de órgãos após a morte teve sua urgência para votação aprovada pela A Câmara dos Deputados nesta terça-feira (19). Segundo a PL, somente aqueles que manifestarem oposição em vida não terão seus órgãos doados após a morte. Uma das justificativas dos defensores do projeto é que atualmente, mesmo com a decisão individual da pessoa, a doação só ocorre com autorização da família.

O texto alega que ninguém será obrigado a ser doador de órgãos, e que a doação continuará sendo voluntária. “No entanto, inverte-se a presunção legal, considerando-se todos como doadores, porém, permitindo-se a recusa em doar os órgãos após a morte, desde que essa vontade seja manifestada”, afirma a autora da proposta, a deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ).

Ou seja, a doação não continuará sendo de fato voluntária. O indivíduo de antemão já terá seus órgãos como pertencentes ao estado e ele quem decidirá sua alocação. E como já foi explicado várias vezes nesse site, o estado não é uma instituição confiável. E a própria justificativa de fazer valer a vontade do falecido quanto à doação dos seus órgãos após sua morte, mesmo com a objeção da família, é apenas um pretexto para aprovar a PL de qualquer forma.

Por mais que de fato a vontade do indivíduo decidida em vida deva ser respeitada, não cabe ao estado intervir nessa questão. Outros meios, como tribunais privados e hospitais para onde esses órgãos seriam doados em vida seriam uma opção muito mais confiável e viável.

Apoio de famosos

O filho de Faustão, João Silva, e sua esposa, Luciana Cardoso, haviam ido semana à Câmara dos Deputados para apoiar a PL. O próprio Faustão passou a fazer uma forte campanha de incentivo à doação de órgãos e deu apoio total à proposta que torna todo brasileiro um doador presumido, a menos que manifeste oposição à isso em vida.

A doação de um coração que salvou a vida do apresentador foi realizada inclusive envolta em uma série de polêmicas. Afinal, com muita rapidez, o famoso passou a ter prioridade em uma fila que já tinha mais de 80 pessoas no aguardo. O Ministério da Saúde alegou que além da compatibilidade com o doador, Faustão também estava em um estado grave e teve prioridade na fila de espera. Ainda assim a desconfiança de boa parte da população brasileira persistiu, a ponto da Advocacia Geral da União (AGU) ameaçar qualquer um que persistisse em insinuar qualquer coisa que fosse contrária à nota oficial do Ministério da Saúde.

Mais polêmicas em torno da PL

Desde a polêmica sobre a doação do coração para Faustão, e principalmente após o público tomar conhecimento da PL, surgiram cada vez mais suspeitas de que haveria um esquema sórdido entre o sistema público de saúde e o tráfico de órgãos no país. E que a própria PL seria um facilitador para esse esquema, já que agora os órgãos de todos os brasileiros passariam a pertencer ao estado.

Uma conta que vem acompanhando e comentando bastante sobre isso, é o perfil Instituto Paulinho Pavesi memória do caso Paulinho Pavesi, onde a morte de um garotinho com o mesmo nome foi causada por médicos para que pudessem retirar seus órgãos sem consentimento dos seus pais. A conta foi criada e é administrada pelo pai do garoto, que luta para conscientizar a população brasileira sobre este problema no país.

Um ataque à nossa autopropriedade

Como já dito em um outro artigo sobre o tema, a PL que torna a doação de órgãos obrigatória no Brasil é um verdadeiro ataque à nossa autopropriedade e poder de decisão sobre nossos próprios órgãos. Aqueles que defendem sua soberania individual não podem tolerar que o estado decida sobre sua vida e seu corpo.

E como também já dito, de início podem “respeitar” seu direito de objetar em vida quanto à essa lei. Depois em nome de um “bem maior”, podem decidir que após sua morte, mesmo que você tenha sido contrário em vida, seus órgãos poderão ser doados para quem o estado decidir. E só Deus sabe onde isso pode parar.

Uma resposta para “Câmara aprova urgência para PL que torna doação de órgãos obrigatória no Brasil”

  1. Avatar de Nikus
    Nikus

    Mais uma vez o eterno Estado socialista brasileiro não falha em deixar seus apoiadores cabisbaixos. Quando se trata em se tornar mais autoritário e intervir nas questões individuais, os fascistas que dirigem o Estado não deixam escapar uma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “Câmara aprova urgência para PL que torna doação de órgãos obrigatória no Brasil”

  1. Mais uma vez o eterno Estado socialista brasileiro não falha em deixar seus apoiadores cabisbaixos. Quando se trata em se tornar mais autoritário e intervir nas questões individuais, os fascistas que dirigem o Estado não deixam escapar uma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais