Carnaval – A Festa da Liberdade

Na música “País Tropical”, Jorge Ben Jor afirma que “em fevereiro tem carnaval”. Se ele estiver certo (e acho que está), o povo brasileiro possui um importante evento no segundo mês do ano.

Seja curtindo a folia, trabalhando ou descansando, sofremos a influência dessa festa popular.

Em linhas gerais, o carnaval como nós o conhecemos aqui no Brasil é sinônimo de extravagância, despudor e êxtase.

O carnaval é um momento de embriaguez física e mental. Um instante em que as convenções sociais são atenuadas.

A liberdade que se tem durante os dias de folia se refere à liberdade comportamental. Deve-se respeitar a propriedade alheia, obviamente.

A extravagância carnavalesca pode ser remetida, em alguma medida, a Dionísio/Baco, que foi originalmente deus da Trácia.

Havia forte apelo sensorial – regado a embriaguez – nos cultos de fertilidade promovidos a Dionísio/Baco. Em tais cultos, conhecidos também como rituais báquicos, ocorria o entusiasmo – a entrada do deus no adorador.

Durante esse período de festas, muitas mulheres respeitadas passavam noites inteiras nas colinas, dançando e ingerindo álcool, numa espécie de balada sem DJ.

Orfeu, um deus mais comportado, sucede Dionísio, e tenta colocar ordem na casa. Os órficos – seguidores daquele – buscam se purificar. Tentam diminuir a liberdade individual tornando-a refém do comportamento puro.

A liberdade sempre nos assusta. Se alguém faz algo diferente, tendemos a rejeitá-lo no primeiro momento. Mesmo que esse algo não tenha ocasionado nenhum mal a ninguém.

Buscamos formas de formalizar um pecado ou um crime. Criamos normas apenas para satisfazer nossos caprichos.

O que ocorre no carnaval – bebedeira, som alto, gritos, tumulto e comportamento sexualizante – pode nos assustar, mas a liberdade às vezes é assim: nos chateia.

A liberdade não tem a função de nos tornar iguais.

Há uma frase atribuída ao filósofo e economista austríaco, Murray Rothbard, que mostra a importância do respeito a liberdade individual:

“⁠Se cada indivíduo é único, de que forma ele pode ser ‘igual’ aos outros sem destruir a maior parte do que é humano nele?”

O carnaval é a festa da liberdade pois durante alguns dias as pessoas fazem o que não fariam na vida cotidiana, regida por sistemas arbitrários, que nem sempre visam apenas a ordem social.

No carnaval é um dos momentos em que vemos a liberdade em sua maior potência. Por alguns instantes esquecemos até que o estado existe.

______________________

A editora Konkin publica livros que nos ajudam a compreender a importância da liberdade, assim como a aplicá-la em nosso dia a dia. Fique por dentro dos lançamentos clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Greg News
Cultura

Greg News é cancelado na HBO para dar lugar as cotas para programas nacionais

O programa Greg News, apresentado pelo humorista assumidamente petista, Gregório Duvivier, e produzido pela presa Porta dos Fundos fundada por ele, foi cancelado na HBO após 7 temporadas e 160 episódios. O motivo? Como a empresa porta dos fundos foi vendida para a empresa americana Viacom, atualmente Paramount Global, o programa já não é mais […]

Leia Mais
Carcereiro de Lula
Cultura

Livro sobre relação de Lula com carcereiro da PF em Curitiba pode virar filme

Segundo o colunista do Metrópoles, Guilherme Amado, o livro sobre a relação entre Lula e seu carcereiro durante o tempo em que esteve preso em Cuitiba, também pode virar filme. Entre os interessados em produzir o filme, estão Juliano Dornelles, que foi um dos diretores do filme Bacurau, e também Felipe Braga, que produziu o […]

Leia Mais
Natal e capitalismo
Cultura

Como o capitalismo transformou o Natal em um feriado para crianças

Durante a década de 1980, milhões de crianças americanas se debruçaram sobre o catálogo da Toys ‘R’ Us, sonhando acordadas com os brinquedos que esperavam receber em algumas semanas na manhã de Natal. Afinal, em meados do século XX, o Natal – para inúmeras famílias de classe média com filhos – havia se tornado mais […]

Leia Mais