China autoriza importação de carne bovina do Brasil

Nesta terça-feira (23) a Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) informa que as autoridades chinesas autorizaram a importação de lotes de carne bovina certificadas antes do embargo.

Após casos de vaca louca terem sido informados no Mato Grosso e Minas Gerais, a China – maior consumidora das carnes brasileiras – interditou as importações no dia 4 de setembro.

A suspensão determinada pelo cumprimento ao protocolo sanitário entre o governo chinês e brasileiro, prevê interrupção da importação na hipótese da identificação da doença.

No entanto, a ordem de retomada depende do país asiático, que perpetua a suspensão, embora a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reiterar que os acontecimentos não caracterizam uma ameaça para o mercado pecuário brasileiro.

Segundo a ministra Tereza Cristina, a importação desses lotes pela GACC reflete um progresso no acordo da retomada da comercialização habitual para a China.

“Não existe motivo de preocupação nem para os nossos consumidores, nem para os consumidores externos. Essa liberação alivia os nossos exportadores que tinham muitos desses contêineres no mar ou em portos, que serão então liberados para entrarem na China. Agora, temos um próximo passo para liberar a suspensão da carne brasileira daqui para frente. Estamos em andamento neste processo e espero que isso aconteça ainda no próximo mês”.

Afirma Tereza Cristina.

A relevância da importação de carne

A China é um importante consumidor da carne bovina brasileira, comprando pouco menos da metade das 2 milhões de toneladas que o país exporta.

As exportações de carne do Brasil diminuíram 43% em outubro, para 108,6 mil toneladas, na comparação com igual mês do ano passado, segundo Abrafrigo.

Em receita, as vendas da carne bovina também caíram. No mês passado, o faturamento da exportação chegou a US$ 541,6 milhões, uma queda de 31%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MP da tarifa de luz
Economia

Segundo ex-diretor da Aneel, MP assinada por Lula para baixar a conta de energia terá efeito contrário

Segundo Edvaldo Santana, ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, a medida provisória para baixar o valor da conta de luz, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (9), tem dispositivos que levarão ao efeito contrário. Segundo Edvaldo Santana e outros especialistas, haverá um aumento da tarifa para os consumidores. A MP […]

Leia Mais
Liga Hanseática
Economia

A Liga Hanseática: Um “Império” do Comércio

Era uma vez um fenômeno medieval do norte, tão sujeito a mitos universais e curiosidade quanto o das encantadoras cidades-república florescentes do sul: a Liga Hanseática dos séculos XIII ao XVI. “O Hansa” (alemão antigo para “associações”) ou “A Liga”, como era conhecido, começou como um tratado entre Lübeck e Hamburgo “para limpar a estrada […]

Leia Mais
Murray Rothbard Pânico de 1819
Economia

Pânico de 1819: A Primeira Grande Crise Econômica dos EUA

Em 1819, se iniciava a primeira grande crise econômica dos EUA. A primeira de muitas das grandes crises que vem abalando a maior economia do mundo. No entanto, essa crise teve algumas características que a diferenciam da maioria das crises subsequentes, como a não intervenção do estado para sua resolução, alem de sua curta duração: […]

Leia Mais