Cidade da Guatemala limpa lago local usando mineração de Bitcoin

Bitcoin Lake usa mineração de Bitcoin pra despoluir lago Atitlán, na Guatemala

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Uma economia circular de BTC da Guatemala conhecida como “Bitcoin Lake” está alavancando os ASICs (mineradores) de Bitcoin para limpar o Lago Atitlán nas proximidades, enquanto gera renda para a comunidade.

Como explicou Patrick Melder, fundador do Bitcoin Lake, o projeto de mineração “Kaboom” reutiliza o óleo de cozinha usado para minerar o BTC, em vez de poluir o ambiente local.

Mineração ajudando o meio ambiente?

Como disse Melder à Bitcoin Magazine, o projeto é uma continuação de tentativas anteriores de limpar o lago que acabaram sendo caras e malsucedidas.

“Nos últimos cinco anos, um grande esforço para limpar o lago, que custou mais de US$ 300 milhões, falhou porque era muito complexo, com tantas grandes partes interessadas que não conseguiam concordar com uma solução”

acrescentou ele

Por outro lado, o Bitcoin Lake adotou uma abordagem de baixo para cima para a sustentabilidade ecológica. Ela envolve o reaproveitamento de óleo de cozinha usado para minerar BTC, que de outra forma seria jogado na rua ou no aterro que ficava acima do Lago Atitlán.

“De qualquer forma, ele encontraria seu caminho para a bacia e para o lago”, disse Melder. Em contraste, enquanto o processo de mineração produz dióxido de carbono, ele reduz a poluição dos lagos.

O Bitcoin Lake compartilhou um vídeo do projeto em ação no início deste mês. Sob uma tenda, o fundador manteve vários recipientes de óleo de cozinha usado, um gerador, ASICs e um laptop rastreando os hashes que estavam sendo gerados. Tanto o gerador quanto os ASICs são modelos antigos e reciclados, mas encontraram uma “segunda vida” graças à “energia quase gratuita” fornecida pelos óleos de sementes.

O fundador espera popularizar a iniciativa nas comunidades vizinhas à medida que perceberem que podem limpar o meio ambiente de forma viável e lucrativa.

Nos Estados Unidos, as preocupações com o impacto negativo da mineração de Bitcoin no meio ambiente ainda são comuns entre os reguladores. No entanto, vários relatórios delinearam maneiras de ajudar a curar o meio ambiente, como queima de gás natural em excesso.

Difundindo a adoção do Bitcoin

O projeto “Bitcoin Lake” mais amplo de Melder – do qual “Kaboom” faz parte – tem três objetivos: limpar o lago, educar a comunidade sobre Bitcoin e criar uma economia circular de Bitcoin. Isso inclui disseminar a adoção do Bitcoin como reserva de valor, meio de troca e unidade de conta.

“A economia circular verdadeiramente virtuosa do #Bitcoin é usar todas as formas de energia desperdiçada para minerar BTC e proteger a rede. No processo – distribuindo renda DE VOLTA À COMUNIDADE”, twittou Bitcoin Lake em 12 de setembro.

O projeto foi inspirado na Bitcoin Beach de El Salvador, onde várias iniciativas amigáveis ​​ao Bitcoin se estabeleceram. No entanto, ao contrário do exemplo salvadorenho, o Bitcoin Lake não tinha grandes doações para iniciar suas operações. A mineração, no entanto, está ajudando a inserir o Bitcoin na economia.

Em relação à educação, o projeto já tem material relacionado ao Bitcoin no centro educacional local. Desde janeiro, as crianças da região estão aprendendo conceitos básicos como “o que é inflação” e até “o que é dinheiro” – ideias que alguns dizem que os operadores de Wall Street lutam para entender.

Encontros educativos para adultos, empresários e lideranças de comunidades indígenas também estão presentes. No geral, a iniciativa visa inspirar a adoção natural por meio da educação, em vez de coerção que pega as empresas desprevenidas.

Em El Salvador, muitos se opuseram à Lei do Bitcoin após sua implementação no ano passado, que incluiu uma estipulação para forçar as empresas a aceitar o Bitcoin. O presidente Bukele esclareceu mais tarde que, na prática, o detalhe só se aplicava a grandes corporações.

“Desde que começamos em janeiro deste ano, integramos mais de 60 empresas em Panajachel e nos arredores, e na Guatemala como um todo temos cerca de 200 empresas que aceitamos bitcoin”

explicou Melder

Artigo escrito por Andrew Throuvalas, publicado em Crypto Potato e traduzido e adaptado por Rodrigo D Silva

  • Se quiser entender mais sobre BTC e outras criptomoedas, clique aqui e acesse nosso guia essencial sobre o assunto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitcoin El Salvador
Criptomoedas

Programa Um Bitcoin por Dia continua em El Salvador

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, compartilhou uma atualização sobre o “programa de 1 bitcoin por dia” de El Salvador na plataforma de mídia social X na sexta-feira. O “programa de 1 bitcoin por dia” foi iniciado em novembro de 2022, quando Bukele anunciou a compra diária de um bitcoin por El Salvador, começando […]

Leia Mais
Bitcoin
Criptomoedas

A ascensão meteórica do Bitcoin e o que acontecerá em seguida

O artigo a seguir é uma entrevista do economista Doug Casey ao site International Man sobre a tendência de alta do Bitcoin e seu futuro daqui em diante International Man: O preço do Bitcoin está subindo. Recentemente, ultrapassou seu recorde histórico anterior de cerca de US$ 69.000, que foi estabelecido em novembro de 2021. Qual […]

Leia Mais
Pablo Marçal
Criptomoedas

Projeção? Influencer Pablo Marçal afirma que 99% dos usuários de Bitcoin são “bandidos”

Em um vídeo polêmico publicado em seu canal no YouTube, o influencer (ou seria coach?) e político Pablo Marçal fez afirmações ousadas sobre o Bitcoin e seus usuários. No vídeo, Marçal afirmou que o Bitcoin “não possui lastro” e que 99% dos seus usuários são “bandidos”. No vídeo publicado na última sexta-feira, o coach argumentou […]

Leia Mais