O filme de Martin Scorsese que a Disney e a China não querem que você veja

Kundun 1997

Poucos diretores em Hollywood têm mais poder do que Martin Scorsese, o diretor vencedor do Oscar pelos sucessos de bilheteria “Goodfellas”, “Casino”, “The Departed” e “The Wolf of Wall Street”.

Mas até mesmo o lendário cineasta não teve a influência necessária para salvar o destino de seu filme “Kundun” (1997) quando o Partido Comunista Chinês (PCC) bateu à porta da Disney.

Provavelmente, a maioria dos leitores nunca ouviu falar desse filme, embora ele tenha sido indicado a quatro prêmios da Academia e tenha contado com a participação do lendário Sr. Scorsese. Um drama histórico escrito por Melissa Mathison, “Kundun” explora a vida do jovem Dalai Lama, que em 1950 viu sua terra natal, o Tibete, ser invadida pelo PCC.

A Sra. Mathison concebeu o projeto depois de conhecer o Dalai Lama em 1990 e, embora estivesse preocupada com a possibilidade de Hollywood não se interessar por esse tipo de filme, ela conseguiu uma oportunidade quando convenceu o Sr. Scorsese a dirigir o filme.

“Não estou dizendo que ele quer fazer isso, mas sei que ele vai conseguir”, lembra Mathison, pensando. “Eu sabia que ele entenderia a sociedade, o código moral, a jornada e a espiritualidade”, disse ela no documentário “In Search of Kundun with Martin Scorsese”.

A Disney acabou concordando em distribuir o filme, que recebeu um orçamento de US$ 28 milhões. Mas a China tinha outras ideias.

O Tibete, juntamente com Taiwan e Tiananmen, está entre os Três Ts proibidos – as questões consideradas mais polêmicas pelo PCC. Assim, com a China se tornando uma potência global emergente na década de 1990, o PCC decidiu flexionar seus músculos e tentou impedir o projeto.

Dois dias após o início da produção de “Kundun”, em 1996, um representante da embaixada chinesa entrou em contato com o diretor estratégico da Disney, Lawrence Murphy.

“Você começou a rodar um filme no Marrocos sobre o Dalai Lama, chamado ‘Kundun'”, disse o diplomata, que continuou explicando que Pequim estava preocupada com o tema do filme.

‘Siga as regras da China’… ou então

Na época, o Sr. Murphy nem sequer tinha ouvido falar do filme. Mas logo ficaria claro que o PCC queria que as filmagens de “Kundun” fossem interrompidas. O motivo pelo qual Pequim queria que o filme fosse censurado é óbvio. “Kundun” descreve as atrocidades cometidas pelo regime comunista da China na década de 1950 após a invasão do país do Himalaia.

“Os chineses bombardearam o monastério de Lithang. Ele foi destruído”, diz um conselheiro ao Dalai Lama em um determinado momento do filme. “As freiras e os monges são obrigados a fornicar nas ruas. Eles colocam armas nas mãos das crianças Khumba e as forçam a matar os pais.”

Embora a descrição seja horripilante, ainda mais comovente é a cena em que uma idosa tibetana insiste, em lágrimas e freneticamente, que é “feliz e próspera sob o Partido Comunista Chinês”.

Esse não é um material exatamente lisonjeiro para o PCC, assim como “A Lista de Schindler” não é para os nazistas. No entanto, a história nem sempre é bonita.

De qualquer forma, a decisão do CCP de se apoiar no filme deixou o CEO da Disney, Michael Eisner, em uma situação difícil.

Se o Sr. Eisner encerrasse o filme, ele irritaria o Sr. Scorsese e pareceria fraco por ceder ao PCC. Se ele prosseguisse com a produção, correria o risco de perder a base comercial e de fabricação da Disney na China, bem como os 1,4 bilhão de consumidores em potencial.

Assim, o Sr. Eisner optou por uma terceira via. Ele permitiu que as filmagens de “Kundun” prosseguissem, mas limitou a distribuição e o marketing do filme. “Kundun” foi lançado no dia de Natal de 1997, em duas salas de cinema em todo o país.

Em outras palavras: Na batalha pela verdade e pela liberdade criativa contra a censura estatal, a Disney se acovardou, e o produtor de cinema Matt Tabor descreve o que a decisão da Disney significa para o futuro.

“Se as empresas estrangeiras quisessem ter acesso ao mercado [chinês], elas teriam que seguir as regras da China”, observou Tabor em uma produção recente da Foundation for Economic of Education sobre o confronto. “Kundun” marcou a primeira oportunidade para a China flexionar essa força sobre o setor cinematográfico.”

Foi um momento decisivo. E se havia alguma dúvida de que a Disney cedeu à China, que oficialmente considerou o filme “uma interferência nos assuntos internos da China”, basta ler a mensagem de humilhação que a Disney enviou à China depois que a poeira baixou, um ano depois.

O pedido de desculpas: “Cometemos um erro estúpido

Apesar de “enviar ‘Kundun’ silenciosamente para o gulag”, a Disney se viu expulsa dos mercados em expansão da China, juntamente com outros estúdios de cinema dos EUA.

“Esses filmes estão cheios de imprecisões”, disse uma autoridade chinesa ao The Washington Post. “É por isso que eles não são populares na China.”

Assim, em 1998, o Sr. Eisner pegou um avião e foi ao encontro do primeiro-ministro da China. Em seu livro “Red Carpet: Hollywood, China, and the Global Battle for Cultural Supremacy”, Erich Schwartzel relata o que o Sr. Eisner disse às autoridades chinesas.

“Cometemos um erro estúpido ao lançar Kundun. Esse filme foi uma forma de insulto aos nossos amigos. A má notícia é que o filme foi feito; a boa notícia é que ninguém o assistiu. Quero pedir desculpas aqui e, no futuro, devemos evitar que esse tipo de coisa, que insulta nossos amigos, aconteça. Em suma, somos uma empresa de entretenimento familiar, uma empresa que usa maneiras bobas de divertir as pessoas.”

A capitulação completa do Sr. Eisner teria um impacto profundo no cenário global do entretenimento nos próximos anos. Isso explica por que “Kundun” não pode ser transmitido pela Amazon ou pela Netflix até hoje. Explica por que os executivos da NBA ficam apopléticos quando um único GM tuita seu apoio aos manifestantes em Hong Kong.

É possível compreender a situação difícil em que o Sr. Eisner se encontrava sem concordar com sua decisão de banir “Kundun” para a Sibéria. As empresas têm interesses comerciais, e nem sempre é fácil equilibrá-los com a atitude correta ou o apoio à expressão criativa. De fato, esse equilíbrio já existia antes de a Disney banir “Kundun”, o que pode ser comprovado pelo motivo declarado por um executivo para rejeitar o filme.

“Não preciso que minha empresa de bebidas alcoólicas e vinhos seja expulsa da China”, respondeu Edgar Bronfman Jr., CEO da Seagram, que chegou a ser proprietária da Universal Pictures, ao ser questionado sobre “Kundun”.

No entanto, a mensagem do confronto da Disney com a China não é realmente sobre a ética de lidar com um poderoso regime comunista. A verdadeira lição é que devemos evitar que os governos acumulem esse poder ditatorial em primeiro lugar e lembrar que os governos dificilmente são árbitros da verdade. De fato, se os últimos anos nos ensinaram alguma coisa, é que os funcionários do governo não têm o direito de decidir o que é verdadeiro e o que é falso, mesmo que esse seja um poder que eles claramente desejam.

A realidade é que aqueles que desejam censurar o discurso geralmente estão muito mais interessados no poder do que na verdade – a tentativa do PCC de censurar “Kundun” reforça essa ideia – e nos lembra que, às vezes, a melhor maneira de exercer a liberdade é assistir a um filme que eles não querem que você veja.

Artigo escrito por Jon Miltimore, publicado no Epoch Times e traduzido por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Greg News
Cultura

Greg News é cancelado na HBO para dar lugar as cotas para programas nacionais

O programa Greg News, apresentado pelo humorista assumidamente petista, Gregório Duvivier, e produzido pela presa Porta dos Fundos fundada por ele, foi cancelado na HBO após 7 temporadas e 160 episódios. O motivo? Como a empresa porta dos fundos foi vendida para a empresa americana Viacom, atualmente Paramount Global, o programa já não é mais […]

Leia Mais
Carcereiro de Lula
Cultura

Livro sobre relação de Lula com carcereiro da PF em Curitiba pode virar filme

Segundo o colunista do Metrópoles, Guilherme Amado, o livro sobre a relação entre Lula e seu carcereiro durante o tempo em que esteve preso em Cuitiba, também pode virar filme. Entre os interessados em produzir o filme, estão Juliano Dornelles, que foi um dos diretores do filme Bacurau, e também Felipe Braga, que produziu o […]

Leia Mais
Natal e capitalismo
Cultura

Como o capitalismo transformou o Natal em um feriado para crianças

Durante a década de 1980, milhões de crianças americanas se debruçaram sobre o catálogo da Toys ‘R’ Us, sonhando acordadas com os brinquedos que esperavam receber em algumas semanas na manhã de Natal. Afinal, em meados do século XX, o Natal – para inúmeras famílias de classe média com filhos – havia se tornado mais […]

Leia Mais