Congresso institucionaliza o orçamento secreto

Em 2019, o Congresso Nacional criou a emenda do relator, comumente conhecida como orçamento secreto. No mesmo ano o STF e o Tribunal de Contas da União ( TCU) questionaram a medida pela falta de transparência.


No início deste mês, novembro (10), o STF por 8 votos a 2, decidiu manter a decisão da magistrada Rosa Weber de suspender o “ orçamento secreto “.

O que é o “ orçamento secreto” ?

A emenda do relator, como é conhecida tecnicamente, prevê o repasse de verbas para os parlamentares para suas bases políticas e estado de origem. As verbas tem como objetivo o investimento e melhoria na saúde e educação. As emendas liberadas podem ser individuais, dependendo da ação de cada parlamentar, de bancada, deputados do mesmo estado e por fim, a de comissão.


No entanto, a verba do orçamento secreto, permite que o deputado que indicou a origem da verba tenha seu nome ocultado.
O dinheiro da verba depende do repasse do relator, e o valor varia de ano para ano.

Na última segunda-feira (29), o Senado aprovou o orçamento do relator. Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, as emendas são lícitas.

“Há um equívoco. Não há falta de publicidade das emendas. As emendas têm valor, destinação, beneficiários. Tudo publicado. Tudo muito claro. A origem é emenda do relator. Relator-geral do orçamento é parlamentar designado para cuidar do orçamento nacional pelo Congresso Nacional”, disse o presidente do Senado.

O orçamento deste ano totaliza 16,8 bilhões para emendas do relator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

A defesa do estado é que é uma bobagem, Lula. Seja ele mínimo ou máximo

Na última sexta-feira, o presidente Lula (PT) afirmou que é preciso acabar com a ideia de estado mínimo, que o petista afirmou ser uma “bobagem”. A fala do presidente foi feita durante a inauguração de um centro oncológico em Porto Alegre, na última sexta-feira. Em tom de crítica àqueles que defendem o estado mínimo, Lula […]

Leia Mais
Política

Em 2016, Alexandre de Moraes havia chamado Lula de “ladrão” e “corrupto”

Com a polêmica exposta pelo jornalista Glenn Greenwald e pelo jornal Folha de SP sobre Moraes, não faltaram esquerdistas, principalmente petistas, que não defendessem o ministro. O argumento é de que ele estava agindo dentro de sua área de competência em “nome da democracia”. E não é para menos. Nos últimos anos, as ações de […]

Leia Mais
Política

Quer ajudar o turismo no Brasil, Lula? Então deixe seus 9 dedos longe dele!

Por meio do Decreto nº 12.136, assinado pelo presidente Lula, o governo federal pretende tornar o Brasil o país que mais recebe turistas na América do Sul até 2027. Segundo o governo, o objetivo seria tornar o país em um “vetor de desenvolvimento sustentável e gerador de trabalho e renda para os cidadãos brasileiros.” No […]

Leia Mais