Covid pode ter sido criado em laboratório, afirma o pesquisador Jeffrey Sachs

Covid pode ter sido criado em laboratório, afirma o pesquisador Jeffrey Sachs

O pesquisador Jeffrey Sachs apresentou ao público esta semana uma hipótese que há algum tempo alguns cientistas já defendiam: a origem mais provável do covid é de um laboratório na China. No entanto, Sachs vai além, e afirma que o mais provável seja um laboratório americano no território chinês.

Jeffrey Sachs é economista e especialista em políticas públicas e dá aulas na Universidade da Columbia. Ele também preside a comissão Covid-19 no The Lancet, uma renomada revista médica.

Um laboratório americano na China como a origem mais provável para o covid

Em entrevista ao site Tehran Times, Sachs afirmou que “o governo dos EUA estava patrocinando muita manipulação genética perigosa de vírus do tipo SARS e ainda não revelou honestamente a natureza desse trabalho”. Ele também afirmou que “Há sinais preocupantes de que esta pesquisa pode ter criado o SARS-CoV-2, o vírus que causa a doença Covid-19”.

Para Sachs, “há evidências suficientes que o fizeram chegar a essa conclusão, que deve ser investigada”, e reitera que “é um erro, na minha opinião, da biotecnologia, não um acidente de um transbordamento natural”.

A seguir, uma tradução da entrevista completa de Jeffrey Sachs para a Tehran Times:

“P: Existem provas cientificamente comprovadas sobre a origem do Covid-19 ou devemos apenas confiar em teorias ou hipóteses? Será que se desprendeu de razões naturais como as MERS que surgiram na Arábia Saudita?

R: Há duas hipóteses: um derrame natural (como no caso do MERS) ou uma criação laboratorial. Ambas são possíveis. O governo dos E.U.A. estava a patrocinar muita manipulação genética perigosa de vírus semelhantes à SRA e ainda não revelou honestamente a natureza desse trabalho. Há sinais preocupantes de que esta investigação possa ter criado o SRA-CoV-2, o vírus que causa a doença de Covid-19. Podemos suspeitar disto porque os cientistas americanos declararam a intenção de manipular os vírus de uma forma que poderia ter criado o vírus. Precisamos que o governo dos EUA seja mais transparente sobre a investigação que estava a patrocinar.

P: Como vê a guerra político-mediática sobre a origem da pandemia? Oficiais e meios de comunicação social americanos culparam a China pelo seu surto.

R: Sim, os Estados Unidos tentaram culpar a China sem admitir o seu próprio papel possível. Os governos devem cooperar com a OMS para encontrar a verdade.

P: Embora os EUA sejam um país cientificamente e tecnologicamente avançado, a taxa de mortalidade Covid-19 ainda é elevada. Como avalia o desempenho das administrações Trump e Biden para refrear a pandemia?

R: Os EUA fizeram um mau trabalho, com mais de 1 milhão de mortos. O público comporta-se mal, rejeitando máscaras faciais, por exemplo. Trump foi completamente irresponsável. Biden fez um pouco melhor em termos de ciência, mas o desempenho global dos EUA foi fraco.

P: Pensa que o globo pode erradicar a Covid-19 num futuro próximo? E é possível o mundo enfrentar novas pandemias com origens não naturais?

R: É provável que Covid esteja connosco durante muito tempo, talvez com novas ondas sérias. A pandemia ainda não está perto de terminar. Ainda está em curso uma grande manipulação biológica perigosa de agentes patogénicos. Este tipo de investigação laboratorial precisa de ser tornada pública e devidamente regulamentada. A investigação sobre armas biológicas precisa de parar. Precisamos de cooperação global para que isto aconteça.

P: Concorda com teorias conspiratórias que afirmam que Covid resultou da busca de uma guerra biológica?

R: Não acredito que o Covid tenha vindo da investigação em matéria de bio guerra. Mais provavelmente, veio da investigação para criar medicamentos e vacinas. Seja como for, precisamos de saber mais. O NIH dos EUA deveria tornar pública a informação sobre este tipo de investigação.”

Outros pesquisadores já haviam apresentado essa hipótese

Em dezembro do ano passado, alguns cientistas, dentre eles a bióloga Dra Alina Chan, haviam apresentado a hipótese de que o covid poderia ter não apenas vazado de um laboratório em Wuhan, na China, mas também ter sido desenvolvido no laboratório em questão.

Entretanto, desde o início da pandemia a Organização Mundial da Saúde vem rejeitando a hipótese de que o covid tenha escapado de um laboratório na China e menos ainda que tenha sido criado em laboratório. Mesmo admitindo que os dados fornecidos pelo governo chinês são inconclusivos, a OMS insiste na hipótese de que o covid tenha surgido de animais.

Porém, diante de cada vez mais evidências reconhecidas por vários pesquisadores que estudam o vírus, a hipótese de que ele tenha sido projetado em laboratório se torna cada vez mais forte. Resta saber por quanto tempo a OMS irá fingir que as evidências não existem usando o falso pretexto de “evitar racismo e xenofobia”, quando a realidade é seu temor em bater de frente com o governo chinês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais