sábado, novembro 27, 2021
InícioPolíticaCrescente tensão na fronteira entre Polônia e Belarus

Crescente tensão na fronteira entre Polônia e Belarus

Nesta segunda-feira (08) o governo polonês acusou Belarus de tentar causar um confronto na fronteira polonesa utilizando imigrantes. No dia seguinte (09) as autoridades fecharam a travessia com cercas de arame e guardas para vigiá-las.

Segundo o vice-ministro das Relações Exteriores da Polônia, o presidente de Belarus Alexander Lukashenko “quer causar um grande incidente, de preferência com tiros e vítimas”.

Essa afirmação do vice-ministro se baseia na acusação da União Européia contra Lukashenko, pois ele encorajou migrantes do Oriente Médio e da África a entrarem na Europa por Belarus. Esse incentivo, provavelmente, foi uma medida de vingança pelas sanções postas sob Belarus por conta da violência do governo contra as manifestações após a eleição do ano passado.

Contudo, Lukashenko nega qualquer tentativa de causar instabilidade na região por meio dos imigrantes e joga a culpa para os países ocidentais.

Ainda nessa sexta-feira (12) Belarus, com apoio russo, realizou exercícios militares de paraquedismo perto da lugar onde estão os imigrantes na fronteira da Polônia. De acordo com o Ministro da Defesa de Belarus, esses exercícios militares foram feitos ali por causa da acumulação de atividade militar polonesa na fronteira.

NOTÍCIAS SIMILARES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

CONFIRA