Crescente tensão na fronteira entre Polônia e Belarus

Nesta segunda-feira (08) o governo polonês acusou Belarus de tentar causar um confronto na fronteira polonesa utilizando imigrantes. No dia seguinte (09) as autoridades fecharam a travessia com cercas de arame e guardas para vigiá-las.

Segundo o vice-ministro das Relações Exteriores da Polônia, o presidente de Belarus Alexander Lukashenko “quer causar um grande incidente, de preferência com tiros e vítimas”.

Essa afirmação do vice-ministro se baseia na acusação da União Européia contra Lukashenko, pois ele encorajou migrantes do Oriente Médio e da África a entrarem na Europa por Belarus. Esse incentivo, provavelmente, foi uma medida de vingança pelas sanções postas sob Belarus por conta da violência do governo contra as manifestações após a eleição do ano passado.

Contudo, Lukashenko nega qualquer tentativa de causar instabilidade na região por meio dos imigrantes e joga a culpa para os países ocidentais.

Ainda nessa sexta-feira (12) Belarus, com apoio russo, realizou exercícios militares de paraquedismo perto da lugar onde estão os imigrantes na fronteira da Polônia. De acordo com o Ministro da Defesa de Belarus, esses exercícios militares foram feitos ali por causa da acumulação de atividade militar polonesa na fronteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Homem tenta invadir residência oficial de Lula
Política

Tentativa de invasão a residência oficial de Lula no Palácio do Planalto

Na manhã deste sábado (24), houve uma tentativa de invasão do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Lula (PT). O petista estava presente quando um carro tentou invadir o local. A informação foi publicada primeiramente pelo site de notícias Metrópolis, e confirmada pela acessoria do presidente da República. Segundo a assessoria de comunicação da […]

Leia Mais
China x Tawian
Política

Pequim anuncia manobras militares perto das ilhas de Taiwan

“Nunca houve algo como águas ‘restritas’ ou ‘fora dos limites’ nas zonas de pesca tradicionais do Estreito (de Formosa)”, disse Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado (o executivo chinês), segundo a agência de notícias oficial Xinhua. A porta-voz disse que o incidente “provocou indignação generalizada” na China e […]

Leia Mais
Política

Morre Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin

Em mais uma execução política, o líder da oposição russa, Alexei Navalny, morreu na prisão nesta sexta-feira. Navalny foi um dos mais vocais opositores do atual regime do Kremlin. A Gazeta Libertária havia escrito sobre sua mais recente condenação aqui. O serviço penitenciário da região disse que ele não se sentiu bem após uma caminhada […]

Leia Mais