Em 2016, Alexandre de Moraes havia chamado Lula de “ladrão” e “corrupto”

Com a polêmica exposta pelo jornalista Glenn Greenwald e pelo jornal Folha de SP sobre Moraes, não faltaram esquerdistas, principalmente petistas, que não defendessem o ministro. O argumento é de que ele estava agindo dentro de sua área de competência em “nome da democracia”.

E não é para menos. Nos últimos anos, as ações de Alexandre de Moraes, prendendo críticos de Lula, acusados de espalharem “discurso de ódio” e “fake news”, sob o pretexto de que estaria agindo “em nome da democracia”, beneficiou fortemente o governo do petista. Isso levou vários petistas a caírem de amores pelo ministro, o chamando de “guardião da democracia”.

Mas o que esses mesmos petistas achariam das falas de Moraes sobre Lula durante uma palestra em 2016, onde ele chamou Lula de “ladrão” e de “corrupto”?

O episódio aconteceu durante uma palestra em uma faculdade em São Paulo, onde o ministro foi questionado por estudantes, com doses de ironias, sobre como pretendia lidar com manifestantes, classificados como “petistas, comunistas e baderneiros”.

O questionamento dos estudantes foi referente à repreensão que estavam sofrendo por parte da polícia devido às ocupações estudantis em 2016.

Alexandre de Moraes, por sua vez, respondeu de forma direta e dura:

“Em relação à última questão, do nosso simpatizante aqui do governo corrupto, que foi colocado para fora do Brasil pela corrupção, pela falta de vergonha na cara, de quem roubava bilhões e bilhões. Se ao invés de roubar bilhões tivesse investido na segurança, se ao invés de desviar dinheiro para construir porto em Cuba tivessem investido em presídio, nós estaríamos muito melhor. Obrigado”.

O episódio aconteceu antes de Alexandre de Moraes ser indicado pelo ex-presidente interino Michel Temer como ministro do STF. Abaixo, o vídeo onde Moraes faz suas declarações:

Resta saber se, assistindo a esse vídeo, os petistas que morrem de amor por Moraes ainda o chamariam de “guardião da democracia”.

A única verdade sobre a mudança de posição de Moraes nos últimos é muito simples: para o Centrão (segmento político do qual Moraes originalmente faz parte), Lula era mais palatável e previsível e fácil de lidar do que Bolsonaro. Daí porque ele, junto dos demais ministros do STF, mexeram os pauzinhos para garantir a soltura de Lula.

(Mais detalhes sobre essa última afirmação aqui)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

A defesa do estado é que é uma bobagem, Lula. Seja ele mínimo ou máximo

Na última sexta-feira, o presidente Lula (PT) afirmou que é preciso acabar com a ideia de estado mínimo, que o petista afirmou ser uma “bobagem”. A fala do presidente foi feita durante a inauguração de um centro oncológico em Porto Alegre, na última sexta-feira. Em tom de crítica àqueles que defendem o estado mínimo, Lula […]

Leia Mais
Política

Quer ajudar o turismo no Brasil, Lula? Então deixe seus 9 dedos longe dele!

Por meio do Decreto nº 12.136, assinado pelo presidente Lula, o governo federal pretende tornar o Brasil o país que mais recebe turistas na América do Sul até 2027. Segundo o governo, o objetivo seria tornar o país em um “vetor de desenvolvimento sustentável e gerador de trabalho e renda para os cidadãos brasileiros.” No […]

Leia Mais
Política

Não há estudo que capacite um político a governar a sociedade — Resposta à Tabata Amaral

No debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo realizado na última quinta-feira, a candidata Tabata Amaral afirmou que para ser prefeito de São Paulo é preciso “estudo”. A fala da candidata foi feita durante seu debate com o candidato Pablo Marçal, após ele demonstrar não entender do que se tratava a Operação Água […]

Leia Mais