Estados Unidos registra 7,0% de inflação em 2021, a mais alta desde 1982

Estados Unidos registra 7,0% de inflação em 2021, a mais alta desde 1982

Na última quarta-feira (12), foi divulgado pelo IPC os números da inflação no ano de 2021 nos Estados Unidos, o IPC mensal de dezembro apresentou uma alta de 0,50% , a expectativa era de 0,40%.

O IPC anual apresentou uma alta de 7% , uma alta histórica e ainda não vista nos últimos 40 anos no EUA. Em vista dessa alta, a expectativa é que o FED, o banco central americano vai aumentar as taxas de juros. A previsão é que em março já aconteça esse aumento.

Vale lembrar que a inflação afeta diretamente o poder de compra do consumidor, com a moeda desvalorizada, o consumo diminui e os mais pobres são os mais afetados.

Com essa alta na inflação nos Estados Unidos, o dólar contabiliza 96,47% de perda de poder de compra, lembrando que hoje, boa parte das comercializações mundiais são precificadas em dólar, as consequências da inflação americana é algo de uma escala global.

Com a divulgação da inflação nos Estados Unidos, a Ibovespa fechou o dia em alta, as commodities tiveram uma alta nos preços, a bolsa fechou o dia com uma alta de +1,84%, 105,686 mil pontos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escola Austríaca de Economia
Economia

3 Livros da Escola Austríaca de Economia que você não pode deixar de ler

Ainda há pouco ocorreu a comemoração de 75 anos da versão em inglês da obra prima, Ação Humana, de Ludwig von Mises, bem como os 50 anos de reavivamento da Escola Austríaca de economia. No ressurgimento da Escola Austríaca são notáveis as contribuições à teoria de processo de mercado lideradas por Hayek (tratando do problema […]

Leia Mais
Corte de juros
Economia

Copom decide cortar juros básicos da economia

Em reunião realizada nesta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), decidiu reduzir a taxa de juros básica de 11,25% para 10,75%. A decisão foi tomada em meio a alta do dólar e alta dos juros nos Estados Unidos. O corte será o sexto realizado durante o governo Lula, quando a […]

Leia Mais
Economia de Lula
Economia

O boom artificial da economia criado pelos gastos públicos crescentes do governo Lula

Em um artigo recente do UOL, o colunista José Paulo Kupfer afirmou que a economia brasileira está bombando graças ao “estilo Lula” de governar. Kupfer fez essa afirmação com base em dados do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), divulgados pelo Banco Central, na última segunda-feira (18). O colunista afirma que o “crescimento econômico” converge com […]

Leia Mais