Estados Unidos registra 7,0% de inflação em 2021, a mais alta desde 1982

Estados Unidos registra 7,0% de inflação em 2021, a mais alta desde 1982

Na última quarta-feira (12), foi divulgado pelo IPC os números da inflação no ano de 2021 nos Estados Unidos, o IPC mensal de dezembro apresentou uma alta de 0,50% , a expectativa era de 0,40%.

O IPC anual apresentou uma alta de 7% , uma alta histórica e ainda não vista nos últimos 40 anos no EUA. Em vista dessa alta, a expectativa é que o FED, o banco central americano vai aumentar as taxas de juros. A previsão é que em março já aconteça esse aumento.

Vale lembrar que a inflação afeta diretamente o poder de compra do consumidor, com a moeda desvalorizada, o consumo diminui e os mais pobres são os mais afetados.

Com essa alta na inflação nos Estados Unidos, o dólar contabiliza 96,47% de perda de poder de compra, lembrando que hoje, boa parte das comercializações mundiais são precificadas em dólar, as consequências da inflação americana é algo de uma escala global.

Com a divulgação da inflação nos Estados Unidos, a Ibovespa fechou o dia em alta, as commodities tiveram uma alta nos preços, a bolsa fechou o dia com uma alta de +1,84%, 105,686 mil pontos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mais do que congelar os gastos do governo, Haddad deveria aniquilá-los

Na última quinta-feira (18), o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) anunciou o congelamento dos gastos do governo previstos para este ano em R$ 15 bilhões. A medida surpreendente foi devido à necessidade de cumprir com as metas do Arcabouço Fiscal. Segundo Haddad, os gastos já estavam crescendo acima da arrecadação. Mesmo que tal decisão […]

Leia Mais
Competição
Economia

Impulsionando a ação humana — Competição como motor do mercado e da vida humana

Há uma força primordial que nos impulsiona para a frente, incitando-nos a saltar, a nos esforçar, a conquistar — a repulsa inerente de ficar onde estamos. Somos viciados no hormônio da sensação de bem-estar que nosso corpo libera no processo de atingir uma meta — a dopamina. Em um mercado livre, essa propulsão é direcionada […]

Leia Mais
Economia

Embora populares, as nacionalizações arruínam as economias

Em um mundo cheio de ódio pelo livre mercado, as pessoas que pedem a nacionalização do setor não são raras. Apesar de sua popularidade política, as nacionalizações são terríveis para as economias e representam um trampolim no caminho para a miséria e o colapso. Em troca do ganho temporário obtido com a expropriação da propriedade […]

Leia Mais