Facebook multado em 390 milhões após compra da Giphy

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) multou o Facebook em quase 400 milhões de reais após investigação no Reino Unido decorrente da falta de informações suficientes sobre a compra da startup Giphy.

A aquisição do Facebook da empresa de criação de compartilhamentos de Gifs ocorreu no meio do ano passado e supõe-se que o valor tenha sido de cerca de US $400 milhões. Porém, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), o órgão regulador do Reino Unido, está averiguando se a compra e a fusão da plataforma com o Instagram está diminuindo a concorrência no mercado. E se, portanto, poderia prejudicar os usuários e o mercado de publicidade online.

Na última semana (20), o CMA declarou que está empregando uma multa de US $69,6 milhões, em torno de R $385 reais, pela falta de cooperação da gigante de tecnologia ao longo das investigações sobre a compra da Giphy. A empresa é acusada de limitar o aprofundamento das apurações mesmo após ‘vários avisos’.

Apuração sobre a compra da Giphy pelo Facebook

Em comunicado à imprensa, a CMA condenou a rede social pela falta de colaboração durante a investigação:“Esta é a primeira vez que o CMA descobre que uma empresa violou uma ordem ao se recusar conscientemente a relatar todas as informações necessárias.”

Em contrapartida, o Facebook se defendeu alegando que contribuiu com todas as informações aos responsáveis pela investigação. “Discordamos veementemente da decisão injusta do CMA de punir o Facebook por uma abordagem de conformidade de melhor esforço, que o próprio CMA acabou aprovando. Iremos revisar a decisão do CMA e considerar nossas opções”, afirmou a rede social em nota.

Até o momento não há uma decisão final da CMA sobre a compra da plataforma de GIFS ser vista como ilegal. Conforme Stuart McIntosh, um dos líderes da investigação: “A aquisição de Giphy pode fazer com que o Facebook retire GIFs de plataformas concorrentes ou exija mais dados do usuário para acessá-los. Isso também remove um potencial desafiador para o Facebook”. O caso segue em aberto.

Lucas Guimarães

Internacionalista e cursando MBA em Gestão de Negócios. Atualmente, trabalha na consultoria ULTRAMARES NEGÓCIOS INTERNACIONAIS e integra o grupo internacional Students for Liberty Brazil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais
Halving do Bitcoin
Criptomoedas

O halving do Bitcoin está cada vez mais próximo, com menos de 2.900 blocos restantes

No momento, restam menos de 2.900 blocos até o próximo halving do Bitcoin. Para compreender o conceito de halving, é bom entender primeiro como surgem os novos bitcoins, principalmente por meio do processo de mineração de bitcoins. Isso envolve entidades, conhecidas como mineradores, que validam blocos repletos de transações que aguardam confirmação. Em sua busca […]

Leia Mais