terça-feira, dezembro 6, 2022

Guia para usar Matrix, alternativa mais livre ao Telegram

Com a parceria firmada entre o TSE e o Telegram para combater “fake news” (que significa combater o que o TSE considera como fake news), o Telegram vem se mostrando uma opção pouco aconselhável para aqueles que prezam pela liberdade de expressão.

Para aqueles que buscam alternativas mais livres ao Telegram, uma boa opção são os mensageiros de código aberto e com criptografia de ponta a ponta, e uma das alternativas mais populares é a rede Matrix.

O quê é a rede Matrix?

Matrix é um protocolo de comunicação para mensageiro com criptografia de ponta e ponta e código aberto. Isso já lhe garante maior segurança para seus usuários, uma vez que não sendo uma rede centralizada, não há o risco do estado ou qualquer pessoa ter controle sobre as ações dos usuários. Além disso, a criptografia garante anonimato, garantindo que aos indivíduos maior proteção conta censura e repressão estatal.

Como usar a Matrix?

Diferente do Telegram, Whatsapp e outros mensageiros, Matrix não possui um app exclusivo para acessá-la. Para acessar a rede, será necessário usar um dos clientes (aplicativos que dão acesso a determinada rede) compatíveis. O mais popular entre os clientes é o Element, e será esse que iremos sugerir para acessar a Matrix.

Como baixar e usar o Element

Como já dito, o Element é o cliente mais popular entre os usuários da Matrix. É possível baixa-lo no PlayStore ou GoogePlay. No entanto, como a ideia aqui é maior anonimato e autonomia frente a censura estatal, sugerimos que baixe o app pela loja de apps para Android, F-Droid (para baixá-lo, clique aqui).

Uma vez baixado o F-Droid, vá na barra de pesquisa e procura por Element (como já baixou o F-Droid, basta clicar aqui para ir diretamente para o dowland do app).

Uma vez baixado o Element, agora será feito o cadastro no app. É possível fazer isso já usando sua conta do Google, no entanto, como a ideia aqui é a maior segurança possível, sugerimos que use e-mails mais seguros (em comparação ao gmail, Yahoo, etc) como por exemplo Tootanota ou Protonmail (em breve faremos um guia sobre os dois).

Se ja possui um destes e-mails, já pode criar então sua conta. Para isso, você precisará entrar usando um servidor da rede. Como padrão, todos clientes já vem com o servidor padrão da Matrix, o matrix.org. basta acrescentar o nome do usuário que deseja e em seguida criar a senha de acesso.

Se você quer maior anonimato, o recomendado aqui é criar uma conta de usuário que não tenha relação alguma com sua identidade. Uma vez criando o usuário, uma mensagem com o link de confirmação será enviado para seu e-mail. Basta clicar no link e sua conta estará pronta para usar o Matrix.

Explorando o Matrix: salas, configurações e muito mais

Agora que já entrou na Matrix, é a vez de explorar a rede e suas funcionalidades. Como em qualquer mensageiro, é possível mudar sua foto, o tema (claro, escuro, etc), bastando ir até as três barras no canto superior esquerdo e ir até a opção CONFIGURAÇÕES.

Na tela inicial, você sempre encontrará na parte inferior dois ícones, sendo a esquerda um balão e a direita “#”. No balão estarão as conversas entre usuários e na “#” estarão as conversas em salas (iremos falar delas mais adiante ).

Na Matrix, há agrupamentos onde você poderá reunir espaços menores que servem os usuários interagirem entre si, bem similares ao Discord. Para criar um novo espaço, basta ir até as três barras na parte superior esquerda e escolher das opções que aparecem a CRIAR NOVO ESPAÇO. Você pode escolher entre a opção PÚBLICO e PRIVADO. No caso do espaço público, ele poderá ser encontrado por qualquer usuário pesquisando seu nome na barra de pesquisa, ao contrário do privado, onde isso não é possível.

No caso deste último, só é possível entrar no grupo sendo adicionado por algum administrador ou por um link fornecido por um deles. Agora que a espaço foi criada, é possível personalizar ela, adicionando foto e incluindo uma descrição da finalidade do espaço. A finalidade do espaço é reunir salas, onde a interação entre usuários acontece.

Para criar uma nova sala, é só ir até os 3 pontinhos na parte superior direita do Espaço e ir até opção CRIAR NOVA SALA. Em seguida, é só incluir a foto da sala e uma descrição com a finalidade da sala. Também é possível escolher se a sala será privada ou pública, bem como configurar as permissões (o que é permitido fazer) de cada membro do grupo.

Também é possível ativar bots com funções diversas na sala. Basta ir novamente até os 3 pontinhos na parte superior direita e entre as opções, escolher ADICIONAR APPS MATRIX. Irá aparecer uma lista de bots, desde o tipo RSS (para receber atualizações e publicações de links de um site diretamente na sala), bots para acompanhar cotação de criptomoedas, até interfaces para assistir vídeos no YouTube e outras plataformas. Quando a sala já possui bots instalados, ela terá um quadrado verde (caso o cliente usado seja o Element) com quatro círculos vazados. Basta clicar na nele para ver os bots disponíveis e usar.

Agora que a sala está pronta, é possível adicionar usuários e estabelecer o status de cada um, o mantendo como usuário comum ou como moderador, onde é possível controlar o conteúdo que é permitido entre os usuários, até mesmo excluindo o conteúdo julgado indesejável. Diferente do administrador, o moderador não pode excluir nem configurar a sala.

Interação entre usuários

A interação entre usuários na Matrix tanto pode ser m sala quanto privado. Em sala, é possível clicar na mensagem de qualquer membro e onde irão aparecer várias opções de interação, como reações , citação, responder, copiar, compartilhar e até mesmo obter o link que direciona diretamente para a mensagem (no caso de uma sala privada, somente os membros conseguiriam acessar a mensagem por meio do link).

Caso queira conversar no privado com alguem de sua lista de contatos ou membro de alguma sala, basta clicar em sua foto e será direcionado para o perfil do dele(a), e escolher a opção MENSAGEM DIRETA. O usuário receberá uma notificação no ícone de conversas privadas e decidirá se participará ou não dá conversa.

Caso a pessoa com quem você está interagindo não esteja em sua lista de contatos, é ser ir até os 3 pontinhos na parte superior direita e escolher a opção CONVIDAR, e ele será incluído em seu livro de contatos.

Migre para o Matrix e entre nas salas do Gazeta Libertária e da Universidade Libertária

Dado o fato de que o Telegram vem se mostrando um espaço não muito confiável para aqueles que buscam liberdade frente ao estado, sugerimos que migre para o Matrix o quanto antes. Mesmo que não pretenda abandonar o Telegram agora, é aconselhável que já tenha uma plataforma alternativa disponível e ativa, para quando já não for mais possível contar com o Telegram como espaço seguro frente às regulações estatais.

E por último, e não menos importante, uma vez já tendo feito todos os procedimentos e estando ativo na Matrix, entre em nossa sala clicando aqui. Lá, estaremos sempre atualizando você com os conteúdos de nosso site! Entre também na sala da Universidade Libertária, onde receberá conteúdos importantes sobre libertarianismo e lançamentos da Editora Konkin. Só clicar aqui.

Estamos na espera!

APOIE GAZETA LIBERTÁRIA

Contamos com a generosidade de nossos doadores para tornar tudo isso possível. Desejamos publicar nosso conteúdo diariamente para todos, semeando o libertarianismo. Apoie nosso grupo de escritores. 

CONTRIBUIR

spot_img

CONFIRA