Índice de preços para o consumidor fecha 2023 em alta em Porto Alegre

Índice de Preços em Porto Alegre

O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) fechou com um aumento de 0,34% para 0,36% em Porto Alegre na última semana do ano passado. Os dados são do FGV (Fundação Getulio Vargas), divulgados nesta quarta-feira.

Como consequência de tal aumento, a alta de preços para o consumidor (erroneamente chamada de inflação pela mídia e economia mainstream) acumulou uma alta de 3,69% nos últimos 12 meses na Capital gaúcha.

Na apuração feita pela FGV, cinco das oito classes de despesa componentes do índice mostraram uma aceleração em suas taxas de variação. Dentre as classes que mais tiveram aumento em seus preços em seus produtos, se destacam os grupos vestuário e alimentação, que tiveram aumentos de 0,20% para 0,73% e de 0,12% para 0,37%, respectivamente.

Além de Porto Alegre, o IPC-S teve alta nas outras seis capitais pesquisadas pela FGV na quarta semana de dezembro.

O quê é inflação?

Apesar da grande mídia e da corrente econômica mainstream usar o termo inflação para se referir a alta de preços, o termo inflação na verdade se refere à expansão da oferta de moeda na sociedade. Geralmente causa pelo estado.

O aumento de preços é uma das consequências da inflação. O que pode explicar a confusão. Além disso, é conveniente para o estado se isentar da responsabilidade das distorções dos preços que ele causa ao expandir artificialmente a oferta de moeda na economia.

Se quiser entender melhor sobre o que é inflação, leia este artigo.


Se quiser um entendimento completo da economia, adquira e leia o ‘Homem, Economia e Estado’, de Murray Rothbard, o maior tratado de economia da Escola Austríaca. Aproveite que restam poucos exemplares do formato de combo dos dois volumes ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Lei sancionada por Lula pode aumentar os custos com autoescola

O presidente Lula sancionou na última quarta-feira, 15, a lei 14.92/24, que estabelece a idade máxima dos veículos destinados à formação de condutores. Tal medida poderá aumentar os custos das autoescolas, já que elas precisarão trocar os veículos utilizados nos cursos de condução com mais frequência. A lei A lei 14.92/24 estabelece a idade máxima […]

Leia Mais
Economia

Isenção do imposto sobre a carne é derrota de Lula, e não sua vitória

Após a inclusão da carne bovina entre os alimentos isentos de impostos ser aprovada no Congresso, Haddad se manifestou afirmando que a decisão seria uma vitória do presidente Lula. No entanto, falas anteriores de Lula sobre tributar carnes nobres mostram que isso não era uma pretensão do petista. Carne isenta de impostos Na última quarta-feira […]

Leia Mais
Economia

Superpopulação: Um Mito Antigo Refutado

O príncipe Philip disse certa vez: “Caso eu reencarne, gostaria de voltar como um vírus mortal, para contribuir de alguma forma para resolver o problema da superpopulação”. O falecido Duque de Edimburgo faleceu em 2021, mas o sentimento histérico que ele expressou sobre a superpopulação continua vivo. Uma pesquisa da YouGov revelou que as preocupações […]

Leia Mais