Índice de preços para o consumidor fecha 2023 em alta em Porto Alegre

Índice de Preços em Porto Alegre

O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) fechou com um aumento de 0,34% para 0,36% em Porto Alegre na última semana do ano passado. Os dados são do FGV (Fundação Getulio Vargas), divulgados nesta quarta-feira.

Como consequência de tal aumento, a alta de preços para o consumidor (erroneamente chamada de inflação pela mídia e economia mainstream) acumulou uma alta de 3,69% nos últimos 12 meses na Capital gaúcha.

Na apuração feita pela FGV, cinco das oito classes de despesa componentes do índice mostraram uma aceleração em suas taxas de variação. Dentre as classes que mais tiveram aumento em seus preços em seus produtos, se destacam os grupos vestuário e alimentação, que tiveram aumentos de 0,20% para 0,73% e de 0,12% para 0,37%, respectivamente.

Além de Porto Alegre, o IPC-S teve alta nas outras seis capitais pesquisadas pela FGV na quarta semana de dezembro.

O quê é inflação?

Apesar da grande mídia e da corrente econômica mainstream usar o termo inflação para se referir a alta de preços, o termo inflação na verdade se refere à expansão da oferta de moeda na sociedade. Geralmente causa pelo estado.

O aumento de preços é uma das consequências da inflação. O que pode explicar a confusão. Além disso, é conveniente para o estado se isentar da responsabilidade das distorções dos preços que ele causa ao expandir artificialmente a oferta de moeda na economia.

Se quiser entender melhor sobre o que é inflação, leia este artigo.


Se quiser um entendimento completo da economia, adquira e leia o ‘Homem, Economia e Estado’, de Murray Rothbard, o maior tratado de economia da Escola Austríaca. Aproveite que restam poucos exemplares do formato de combo dos dois volumes ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais