Índice de preços para o consumidor fecha 2023 em alta em Porto Alegre

Índice de Preços em Porto Alegre

O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) fechou com um aumento de 0,34% para 0,36% em Porto Alegre na última semana do ano passado. Os dados são do FGV (Fundação Getulio Vargas), divulgados nesta quarta-feira.

Como consequência de tal aumento, a alta de preços para o consumidor (erroneamente chamada de inflação pela mídia e economia mainstream) acumulou uma alta de 3,69% nos últimos 12 meses na Capital gaúcha.

Na apuração feita pela FGV, cinco das oito classes de despesa componentes do índice mostraram uma aceleração em suas taxas de variação. Dentre as classes que mais tiveram aumento em seus preços em seus produtos, se destacam os grupos vestuário e alimentação, que tiveram aumentos de 0,20% para 0,73% e de 0,12% para 0,37%, respectivamente.

Além de Porto Alegre, o IPC-S teve alta nas outras seis capitais pesquisadas pela FGV na quarta semana de dezembro.

O quê é inflação?

Apesar da grande mídia e da corrente econômica mainstream usar o termo inflação para se referir a alta de preços, o termo inflação na verdade se refere à expansão da oferta de moeda na sociedade. Geralmente causa pelo estado.

O aumento de preços é uma das consequências da inflação. O que pode explicar a confusão. Além disso, é conveniente para o estado se isentar da responsabilidade das distorções dos preços que ele causa ao expandir artificialmente a oferta de moeda na economia.

Se quiser entender melhor sobre o que é inflação, leia este artigo.


Se quiser um entendimento completo da economia, adquira e leia o ‘Homem, Economia e Estado’, de Murray Rothbard, o maior tratado de economia da Escola Austríaca. Aproveite que restam poucos exemplares do formato de combo dos dois volumes ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tomate
Economia

Saboreie o gosto da Independência, cultive-a você mesmo!

Cultivar os seus próprios tomates pode ser muito mais gratificante do que o doce sabor da sua colheita. Os benefícios adicionais tradicionais fazem com que muitos de nós regressem estação após estação. Se é um jardineiro, conhece a grande sensação de agir diretamente sobre a natureza para produzir os alimentos que come. Cultivar tomates leva-o […]

Leia Mais
MP da tarifa de luz
Economia

Segundo ex-diretor da Aneel, MP assinada por Lula para baixar a conta de energia terá efeito contrário

Segundo Edvaldo Santana, ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, a medida provisória para baixar o valor da conta de luz, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (9), tem dispositivos que levarão ao efeito contrário. Segundo Edvaldo Santana e outros especialistas, haverá um aumento da tarifa para os consumidores. A MP […]

Leia Mais
Liga Hanseática
Economia

A Liga Hanseática: Um “Império” do Comércio

Era uma vez um fenômeno medieval do norte, tão sujeito a mitos universais e curiosidade quanto o das encantadoras cidades-república florescentes do sul: a Liga Hanseática dos séculos XIII ao XVI. “O Hansa” (alemão antigo para “associações”) ou “A Liga”, como era conhecido, começou como um tratado entre Lübeck e Hamburgo “para limpar a estrada […]

Leia Mais