Lula envia ao Congresso PL com regras para motoristas de app

Lula Uber 99

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta segunda-feira (4), o projeto de lei que regulamenta o trabalho dos motoristas de aplicativos. As novas regras, que valem apenas para o transporte em veículos de quatro rodas, foram enviadas ao Congresso, onde aguardam sua aprovação.

A cerimônia de assinatura do projeto foi realizada no Palácio do Planalto, as 15h. A cerimônia contou com a articipação do o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), que foi autor do projeto, além de representantes da categoria e de empresas como Uber e 99.

O texto foi encaminhado em regime de urgência ao Congresso Nacional. Com isso, a Câmara dos Deputados e Senado Federal terão 45 dias, cada um, para analisar o projeto.

Entre as alterações previstas no texto, estão o estabelecimento de uma remuneração mínima de R$ 32,09 aos motoristas e limite de carga horária diária, de até 12 horas. O horário será contabilizado a partir da primeira viagem aceita pelo profissional — o pagamento será feito por hora trabalhada e não por “hora logada”.

Além disso, segundo minuta da proposta, os motoristas deverão recolher 7,5% de contribuição à Previdência Social sobre o salário.

A ideia inicial era a de que fosse estabelecido vínculo empregadíticio entre os apps de carona e os motoristas. No entanto, a proposta foi excluída do texto.

Em nota, a Uber mostrou satisfação com a proposta apresentada por Lula. Tal satisfação pode ser devido a possibilidade aumentar as barreiras de entrada para futuros concorrentes do ramo? Possivelmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Lei sancionada por Lula pode aumentar os custos com autoescola

O presidente Lula sancionou na última quarta-feira, 15, a lei 14.92/24, que estabelece a idade máxima dos veículos destinados à formação de condutores. Tal medida poderá aumentar os custos das autoescolas, já que elas precisarão trocar os veículos utilizados nos cursos de condução com mais frequência. A lei A lei 14.92/24 estabelece a idade máxima […]

Leia Mais
Economia

Isenção do imposto sobre a carne é derrota de Lula, e não sua vitória

Após a inclusão da carne bovina entre os alimentos isentos de impostos ser aprovada no Congresso, Haddad se manifestou afirmando que a decisão seria uma vitória do presidente Lula. No entanto, falas anteriores de Lula sobre tributar carnes nobres mostram que isso não era uma pretensão do petista. Carne isenta de impostos Na última quarta-feira […]

Leia Mais
Economia

Superpopulação: Um Mito Antigo Refutado

O príncipe Philip disse certa vez: “Caso eu reencarne, gostaria de voltar como um vírus mortal, para contribuir de alguma forma para resolver o problema da superpopulação”. O falecido Duque de Edimburgo faleceu em 2021, mas o sentimento histérico que ele expressou sobre a superpopulação continua vivo. Uma pesquisa da YouGov revelou que as preocupações […]

Leia Mais