Moraes ordena ao Telegram que remova grupos que fomentam “violência política”

Alexandre de Moraes ordena que o Telegram delete grupos antidemocráticos

Nesta sexta-feira (28) o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, enviou uma ordem ao Telegram para que removesse imediatamente grupos que façam uso de discursos que atentem contra a “democracia”. A pena é uma multa de R$ 100 mil por hora de descumprimento à norma.

Entre as mensagens de grupos destacadas no documento enviado ao Telegram, estão “agora estamos em guerra”, “Estou cansado de ser vítima. Eu quero fazer uma vítima”, “Eu estou cansado de ver frouxo. Tem que quebrar no pau, tem que acabar, pegar uma urna dessa e quebrar ela todinha no pau”.

A determinação de Moraes enviada ao Telegram partiu do procedimento iniciado a partir de termo de informação encaminhado pela Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED/TSE). O documento relata que o Telegram estaria sendo usado para propagação de afirmações falsas, mensagens preconceituosas e intimidatórias, assim como para a apologia a atos criminosos e violência política nas eleições em andamento.

“Do termo encaminhado a existência de manifestação pública sabidamente inverídica a respeito das urnas eletrônicas, com a finalidade de promover um ataque institucional de teor incendiário e incentivar o extremismo em um canal de aplicativo de conversação instantânea”

disse Alexandre de Moraes

Alexandre de Moraes ainda alega que a divulgação, consciente e deliberada de informações “falsas” sobre a atuação do TSE ou das autoridades ou servidores que o compõem, insinuando comportamento e ações fraudulentas, pode promover desordem informativa. O ministro também afirma que discursos de ódio sobre política podem incentivar atentados contra opositores e representantes de determinados grupos políticos.

“O ataque às urnas eletrônicas e o correspondente incentivo à sua destruição vêm a público em conjunto com uma série de falas odiosas e com expressa apologia à prática de atos criminosos e violentos, como agressões físicas a opositores, em detrimento da liberdade de voto, assim como o atentado a vida de uma autoridade do Poder Judiciário eleitoral”

afirmou o ministro

Afinal, qual o crime aqui Sr Moraes?

Segundo Alexandre de Moraes, estes grupos devem ser deletados pois são “uma ameaça à democracia” e podem “incitar a violência”. Quanto à primeiro afirmação, de um ponto de vista libertário, isto seria mais que o desejado. Sabemos que a ideia de democracia é exaltada em nossa sociedade pelo discurso político como algo “indispensável à ordem social”.

No entanto, autores como Hans-Hermann Hoppe não apenas mostraram que isso não é verdade. Não só mostraram que não era essencial à ordem social, como também que a democracia é o regime político mais destrutivo econômica e sociologicamente. Resumindo: quanto maior o desencantamento com q democracia, melhor.

Apesar destes mesmos grupos defenderem algo tão ruim quanto a democracia – como o retorno da ditadura militar – tal atitude ainda não cinfgura uma fronta aos direitos individuais. E isso nos leva ao segundo ponto.

Mesmo as incitações à violência não podem configurar como crime (ao menos não deveriam) pois também não são uma ameaça à estes mesmos direitos individuais.

Caso alguém cometa um crime de fato – seje ele ou não incitado por discurso de ódio – a pessoa em questão deverá responder diretamente pela suas ação.

No fim como todo burocrata tirano, Alexandre de Moraes não tolera nenhuma afronta ao sistema que o sustenta e o beneficia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

STJ
Direito

STJ decidiu que abuso de menina de 12 anos que engravidou não era estupro

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a relação sexual entre um homem de 20 anos e uma menina de 12 anos (que engravidou após o ato) não era crime. O julgamento ocorreu na última terça-feira, tendo 3 votos a favor da decisão e 2 contra. O julgamento havia iniciado após […]

Leia Mais
PEC das Drogas
Direito

CCJ do Senado aprova PEC das Drogas

Foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado na última 4ª feira (13.mar.2024) a PEC (Proposta de Emenda a Constituição) das drogas. A proposta proíbe o porte e a posse de todas as drogas, incluindo a maconha. A medida é mais um ataque do estado às liberdades individuais. A aprovação se deu […]

Leia Mais
Pistola de água Carnaval
Direito

Governador da Bahia sanciona lei que proíbe uso de pistola de água durante o Carnaval para combater “machismo e misoginia”

Foi aprovada na última segunda-feira (29) pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a Lei nº 14.584, que proíbe a utilização de pistolas de água e objetos similares durante o Carnaval e festas de rua. Segundo o governador, a medida visa prevenir assédios contra mulheres. O evento em que ocorreu a aprovação da lei, teve a […]

Leia Mais