NFTs e o mercado de arte e jogos

Partindo dos mesmo mecanismo de funcionamento do bitcoin, onde é utilizado uma rede de blockchain e criptografia, a diferença entre as criptomoedas e as NFT’s, ou tokens não fungíveis, é que, como o próprio nome diz, eles não são intercambiáveis entre si dado que não apresentam equivalência entre valores.

Mas por que razão ou qual seria a utilidade de existir um token não intercambiável?

As vantagens do NFT

Representar algo dotado de unicidade, como obra de artes, agora é possível através das NFT`s. Obras de arte geralmente tem seu valor por serem raras, escassas e impossíveis de reproduzir dadas as características impressas pelo artista em particular.

Por mais que uma obra de Vincent van Gogh pudesse ser perfeitamente copiada, ela ainda não teria sido feita pelo mesmo artista que lhe confere sua particularidade.

Hoje o mercado de arte entra na blockchain, permitindo que o objeto seja restrito àquele que detém o token, garantindo através dele sua autenticidade e origem apesar de poder ser detido de maneira virtual, como uma imagem jpg disponível para todos na internet.

Uma alternativa às patentes

Talvez esse seja um novo meio de contornar a tão temida pirataria pelos artistas, sem a necessidade de leis para isso. Foi devido a Ethereum , criada por Vitalik Buterin, que foi possível tal ideia, onde existe uma plataforma criada não só para digitalização de moedas, onde você mesmo pode criar a sua moeda, através do código padrão ERC-20, mas também smart contracts. Os tokens são criados através do padrão ERC-721.

Graças à tecnologia NFT, ítens como esse não podem ser copiados e possuem uma assinatura criptografada que garante a autoria do cria original

Leiloar um objeto físico com ajuda do meio digital também é visto como uma possibilidade, onde caso alguém tenha uma edição rara de algum livro famoso, esse pode ser negociado digitalmente por meio da NFT até que alguém que se interesse pela versão física do proprietário da NFT sendo vendida.

Jogos baseados em NFTs

Itens colecionáveis e diferenciados também podem ser itens de jogos eletrônicos, onde o mercado de tokens também tem funcionado. Já existe hoje um site especializado em leilão de NFT`s em Ethereum, o Open Sea.

Foi em 2017 que essa modalidade de NFT`s ganhou notoriedade, por meio das CriptoKitties, mas não chegou a explodir e movimentar milhões de dólares como em 2020 e 2021. Os CriptoKitties já foram comparados com ativos de investimentos e consistem em gatinhos colecionáveis, cultiváveis e que podem ser trocados virtualmente.

Os criptokitties são alguns dos ítens mais vendidos no mercado de NFTs

Quanto mais raro for uma característica do CriptoKitty, mais valioso ele pode ser, e aqueles que podem cultivar e criá-los, os benefícios são ainda maiores, dado que a combinação entre os pais pode gerar uma combinação ainda mais valiosa que os mesmos, e, dentro do jogo, existe a possibilidade de 50.000 genes para serem combinados.

Criado pela Axiom Zen, empresa situada em San Francisco, onde tudo isso é feito através da rede de blockchain, e usuários chegaram a gastar até um milhão de dólares em gatinhos que podem ser feitos de uma modalidade de investimento.

Através desses Smart Contracts, tudo é gerenciado sem nenhuma autoridade central, desde a criação até as trocas, e ninguém pode deletar, manipular ou mudar o CriptoKitty depois de criado.Tudo isso demonstra a segurança e confiança que a blockchain proporciona em trocar ativos digitais.

NFTs e o mercado de artes

A obra digital mais famosa até hoje, vendida como uma NFT chama-se “Everydays: the first 5000 days”, que foi negociada através da casa de leilões Christie’s por 69 milhões de dólares e foi produzida pelo artista digital Beeple.

“Everydays: the first 5000 days” é a mais famosa obra de arte em NFT já vendida

Os CriptoPunks é o projeto que inspirou o mundo da CryptoArte e ganhou até exibição em galerias como Art | Basel, Christie’s of London, e atualmente em ZKM Center for Art and Media, Alemanha, contando com 10.000 personagens colecionáveis.

São apenas imagens de 24X24 pixels geradas por algoritmos, mas a de número 2.890 chegou a ser vendida por 605 ETH (quase $ 762 mil na época) em 23 de janeiro, mostrando o potencial deste mercado que não é nada irrelevante.

Melanie

Contato: https://www.instagram.com/melaniefrosa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criptomoedas

Monero lidera os pagamentos no varejista on-line europeu Shopinbit em junho

O varejista on-line europeu Shopinbit, que oferece mais de um milhão de produtos, compartilhou no X esta semana que o monero (XMR) foi o método de pagamento dominante em junho. A postagem revelou que 74,54% de todas as transações foram liquidadas com monero, enquanto 23,64% foram pagamentos onchain BTC. A Shopinbit, uma varejista on-line criada […]

Leia Mais
Bitcoin
Criptomoedas

Passado x Presente — Examinando o histórico de correções do mercado em alta do Bitcoin

O Bitcoin (BTC) já viveu tempos melhores, e o recente declínio levou algumas pessoas a questionar se a corrida de alta chegou ao fim. Apesar disso, muitos continuam confiantes de que essa retração pode ser a primeira queda significativa antes que a principal criptomoeda atinja um novo recorde histórico. Em março, o investidor de longo […]

Leia Mais
Receita Federal - Bitcoin
Criptomoedas

Receita Federal apresenta nova ferramenta para monitorar criptomoedas

A Receita Federal agora irá utilizar uma nova ferramenta que pretende monitorar todas as transações de criptomoedas. A nova ferramenta foi apresentada durante o fórum técnico informal da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na Suécia. Como justificativa para o uso de tal ferramenta, a Receita Federal alegou que a intenção é “colaborar […]

Leia Mais