Nova reforma tributária na Áustria e seu impacto sobre as criptomoedas

Quando se trata da tributação de criptomoedas, não apenas a Alemanha, mas também a Áustria se destaca de outros países. Os lucros obtidos com altcoins como Bitcoin e Ethereum são completamente livres de impostos quando vendidos após um período de um ano de detenção. Entretanto, este regulamento é uma desvantagem para aqueles que comercializam criptomoedas ativamente. Se você tiver lucro durante o período de um ano acima mencionado (inclui a troca por outras criptomoedas), isto será contado como renda. A taxa máxima de imposto progressiva é de 55%.

Bitcoin como um ativo de capital

A reforma fiscal trará um fim a este tratamento especial: Uma decisão do Conselho de Ministros em 6 de outubro (PDF), afirma que Bitcoin e outras criptomoedas serão tratadas no futuro da mesma forma que os ativos de capital, ações e fundos. No entanto, a formulação é ambígua. Segundo o Conselho:

As criptomoedas adquiriram uma proximidade de fato com os bens de capital. A fim de proporcionar clareza jurídica, serão agora promulgadas no direito nacional normas jurídicas claras sobre o tratamento fiscal das Criptomoedas. Esta regulamentação deve ser incorporada ao sistema tributário existente.

Os especialistas em direito tributário assumem que uma alíquota especial de 27,5%, a mesma que para os títulos, será aplicada às vendas criptográficas. “Isto não se aplicará às criptomoedas no futuro, pois as ações não têm período de detenção e os ganhos subsequentes são completamente livres de impostos“, explicou Florian Wimmer, fundador da Blockpit, uma start-up especializada em impostos sobre criptomoedas, em entrevista ao STANDARD.

Os profissionais da área tributária esperam das autoridades fiscais regras criptográficas claras.

Imposto de 27,5%? Nem sempre…

Para os investidores a longo prazo, isto significa o pior. Em qualquer caso, eles terão que pagar um imposto de 27,5% sobre seus lucros. Entretanto, de acordo com Wimmer, pode haver lacunas. Por exemplo, no futuro, o Tesouro também poderia estipular o período de detenção dos títulos. Entretanto, para evitar especulações, isto seria estendido de dois para cinco anos.

No entanto, há uma opção mais vantajosa para os entusiastas das criptomoedas – porém ainda em análise. Mas caso seja aprovada, isentaria as transações entre criptomoedas do pagamento de impostos. Funcionaria da seguinte forma: Se você comprar Bitcoin por uma certa quantia de euros, em algum momento você poderá trocar essa criptomoeda por euros ou outra moeda, e este será o valor inicial que será tributável. Até lá, no entanto, você é livre para trocar suas moedas de bitcoins por outras criptomoedas e não será tributado em todas as transações no mundo cripto.

Regras claras para as autoridades fiscais

A troca entre criptomoedas pode se tornar livre de impostos no futuro.

Para comerciantes ativos, mas também para o mercado como um todo, este regulamento, que já está em vigor na França, é naturalmente bem-vindo. Mas ainda mais importante do que o período de detenção e as regulamentações sobre criptoativos é o fato de que a reforma finalmente traz clareza à tributação. Anteriormente, havia muito espaço para interpretação, e havia até sete regras fiscais diferentes que se aplicavam aos ativos criptográficos. A simplificação há muito tempo já era esperada.

Afirma Wimmer, fundador da Blockpit.

O Ministério da Fazenda ainda não comunicou como os investimentos existentes em Bitcoin e outras criptomoedas serão afetados pelas mudanças planejadas.

Pode-se assumir que os ativos antigos estarão isentos do novo regulamento – dependerá da data de aquisição ou da data limite estabelecida pelo governou

Explica Wimmer.

Especulação sobre prazos

Mais uma vez, há uma série de cenários possíveis aqui. Mesmo que a lei entre em vigor em 1º de janeiro de 2022, o que agora parece irrealista devido à proximidade da data, todos os investimentos em criptomoedas feitos antes do final do ano ainda estariam sob a antiga regulamentação. De um ponto de vista puramente legal, de acordo com Wimmer, 6 de outubro de 2021 – data em que a intenção foi comunicada no Conselho de Ministros – estaria bem. Politicamente, no entanto, isto é improvável. (Martin Stepanek, 5.11.2021)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais
Halving do Bitcoin
Criptomoedas

O halving do Bitcoin está cada vez mais próximo, com menos de 2.900 blocos restantes

No momento, restam menos de 2.900 blocos até o próximo halving do Bitcoin. Para compreender o conceito de halving, é bom entender primeiro como surgem os novos bitcoins, principalmente por meio do processo de mineração de bitcoins. Isso envolve entidades, conhecidas como mineradores, que validam blocos repletos de transações que aguardam confirmação. Em sua busca […]

Leia Mais