O Bitcoin é “tipo whatsapp, só que diferente”

A comparação pode até soar estranha num primeiro momento, mas uma explicação objetiva pode dissolver tal estranheza.

As Semelhanças Indiretas

De forma simples e sem apelo a parte técnica, o bitcoin consiste no envio e recebimento de “mensagens embaralhadas” transmitidas através de uma rede descentralizada.

O embaralhamento impede que as mensagens sejam lidas durante o percurso entre o remetente e o destinatário.

A descentralização fornece o meio constante e seguro para as mensagens serem enviadas e recebidas.

O que há de diferente entre o BTC e o whatsapp até esse ponto da explicação é apenas a rede onde as mensagens transitam. 

As Estruturas Diferentes

O bitcoin usa uma rede formada por diversos computadores ao redor do mundo. Cada máquina ligada à rede do bitcoin fornece poder computacional para as mensagens serem trocadas.

No caso do whatsapp, a rede que permite as trocas de mensagens é formada pelos computadores da Meta. A dona do aplicativo de mensagens. Logo, é uma rede centralizada nos computadores de uma empresa.

Entretanto, há pelo menos mais duas diferenças fundamentais entre as mensagens trocadas através do whatsapp e aquelas trocadas entre usuários de bitcoin:

  1. Você pode enviar uma mensagem duplicada/repetida pelo whatsapp. Hoje você deseja ao seu amigo a mesma coisa que desejou ontem, repetindo/duplicando a mensagem: bom dia. Com o bitcoin não existe dois “bom dia”. Cada mensagem é única. Isso evita que você duplique um pagamento, pois as mensagens trocadas na rede do bitcoin são usadas como dinheiro.
  2. O bitcoin possui um limite para a criação de números para a troca de mensagens: 21 milhões. O whatsapp suporta a criação de números infinitos, ou pelo menos indeterminado.

Famoso e Sem Popularidade

Além das diferenças elencadas acima, temos o fato de que o bitcoin foi pensado para ser moeda, e o whatsapp para ser um meio simples e barato (talvez gratuito) para as pessoas se comunicarem.

Para ser popular o BTC precisa ser usado como moeda. É necessário que negócios sejam tocados com bitcoin. As pessoas precisam conseguir usar bitcoins no cotidiano de modo tão simples como usam reais ou dólares.

A popularidade do bitcoin requer que empresas paguem seus funcionários e fornecedores com essa criptomoeda.

Não basta ser conhecido para ser popular, é necessário ser funcional. Em fevereiro de 2023 o bitcoin ainda não é funcional.

O Uso de Bitcoin é Viável?

Taxas e demora na confirmação das transações continuam inviabilizando o uso do bitcoin nas transações financeiras do dia a dia. Mesmo com o uso de uma “rede alternativa” mais rápida e quase gratuita, fornecendo uma “velocidade relâmpago” o bitcoin ainda não se compara a facilidade e popularidade do PIX aqui Brasil.

O whatsapp é popular porque seu uso é simples e resolve problemas. O bitcoin falta chegar no estágio do simples, por enquanto ele apenas resolve um problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criptomoedas

Monero lidera os pagamentos no varejista on-line europeu Shopinbit em junho

O varejista on-line europeu Shopinbit, que oferece mais de um milhão de produtos, compartilhou no X esta semana que o monero (XMR) foi o método de pagamento dominante em junho. A postagem revelou que 74,54% de todas as transações foram liquidadas com monero, enquanto 23,64% foram pagamentos onchain BTC. A Shopinbit, uma varejista on-line criada […]

Leia Mais
Bitcoin
Criptomoedas

Passado x Presente — Examinando o histórico de correções do mercado em alta do Bitcoin

O Bitcoin (BTC) já viveu tempos melhores, e o recente declínio levou algumas pessoas a questionar se a corrida de alta chegou ao fim. Apesar disso, muitos continuam confiantes de que essa retração pode ser a primeira queda significativa antes que a principal criptomoeda atinja um novo recorde histórico. Em março, o investidor de longo […]

Leia Mais
Receita Federal - Bitcoin
Criptomoedas

Receita Federal apresenta nova ferramenta para monitorar criptomoedas

A Receita Federal agora irá utilizar uma nova ferramenta que pretende monitorar todas as transações de criptomoedas. A nova ferramenta foi apresentada durante o fórum técnico informal da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na Suécia. Como justificativa para o uso de tal ferramenta, a Receita Federal alegou que a intenção é “colaborar […]

Leia Mais