O caso do funcionário do Burger King que urinou nas calças após ser proibido de ir ao banheiro

Funcionário do Burger King urinou nas calças após ser proibido de ir ao banheiro

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Nessa sexta-feira, um jovem que é funcionário da rede de fast-food Burger King, publicou um vídeo em suas redes sociais onde compartilhou sua indignação por ter sido proibido de ir ao banheiro a ponto de urinar nas calças. O jovem chamado José Vinícius Santos afirmou que foi advertido pelo seu supervisor de que se fosse ao banheiro sem sua autorização receberia uma advertência, e caso insistisse mais duas vezes seria demitido por justa causa.

Quero relatar o inevitável. Eu acabei de mijar, sim, mijar aqui no quiosque. Porque eu não posso sair daqui, porque se eu sair aqui do quiosque eu levo advertência. A segunda vez, eu levo suspensão. E a terceira eu levo uma justa causa

disse José no vídeo

Abaixo você pode conferir o vídeo:

https://www.instagram.com/reel/CsbV_rmutAs/?igshid=NTc4MTIwNjQ2YQ==

O caso aconteceu em um dos quiosques da empresa que funciona no Shopping Jardins, na capital sergipana. O Ministério Pública do Trabalho de Sergipe (MPT-SE) informou que vai “apurar a eventual ocorrência de ilícitos que tiveram sido transmitidos” na ocasião e que o “procedimento encontra-se em fase inicial e tramita sob sigilo”.

Em nota, o Burger King afirmou ter lamentado o ocorrido e que tomará as providências cabíveis:

“Lamentamos profundamente o ocorrido na última quinta-feira, 18/5, em Aracaju, e reforçamos que não toleramos nenhum tipo de falta de respeito. Informamos que as pessoas envolvidas no caso foram afastadas enquanto apuramos todas as informações. Estamos prestando todo o apoio e acompanhando o colaborador. Temos na nossa cultura a prática do respeito com as pessoas em qualquer ambiente, e não deixaremos de tomar todas as medidas cabíveis.”

Houve delito por parte do Burger King?

Como já dito, o MPT entrará em ação para averiguar o caso. Obviamente, como não cabe ao estado regular nenhuma relação entre trabalhador e empregador (ele sequer deveria existir), não caberá ao MPT interferir nessa questão. O que não significa que o caso não envolva reparação, caso algum lado nessa história tenha descumprindo sua parte no contrato.

O próprio Burger King por meio de seu comunicado informou que o gerente violou as diretrizes das relações trabalhistas dentro da empresa. Sendo este o caso, além da demissão, tanto ela quanto o funcionário estariam legitimados em mover um processo contra o gerente por violar os termos do contrato.

Obviamente o Burger King também pode ter emitido tal comunicado para evitar problemas com o MPT. Neste caso, se ela violou algum termo do contrato, ela estará sujeita à penalidade. Caso não, só podemos entender que foi um caso lamentável que merece repreensão moral, mas não punição.

Ainda assim, essa última possiblidade pode gerar incômodo em muitas pessoas (e com razão) e o receio de que mais situações como essa se repitam ou que sejam frequentes em uma economia sem estado. A grande questão é que uma economia sem intervenção estatal tenderá não ter entraves para empreender ou trabalhar, gerando mais opções de trabalho e renda.

Com mais opções de trabalho – ou até mesmo de autoemprego – casos de empresas abusivas com seus funcionários serão raros, já que as pessoas terão muito mais opções e evitará trabalhar para empresas que não o respeitem.

Uma resposta para “O caso do funcionário do Burger King que urinou nas calças após ser proibido de ir ao banheiro”

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Esse tipo de abuso acontece constantemente com Caixas de Supermercados tanto em redes pequenas, quanto Redes maiores… Necessidades fisiológica é prioridade. As pessoas não podem tomar água como deveriam, porque os caciques das empresas tomam esse tipo de postura… Por mim, em Protesto, Caixas e outros tipos devem mostrar seu poder, uma vez que já estamos vivendo tempos em que as empresas estão sentindo dificuldades de contratar funcionários por baixo salário e ainda menos por falta de Respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “O caso do funcionário do Burger King que urinou nas calças após ser proibido de ir ao banheiro”

  1. Esse tipo de abuso acontece constantemente com Caixas de Supermercados tanto em redes pequenas, quanto Redes maiores… Necessidades fisiológica é prioridade. As pessoas não podem tomar água como deveriam, porque os caciques das empresas tomam esse tipo de postura… Por mim, em Protesto, Caixas e outros tipos devem mostrar seu poder, uma vez que já estamos vivendo tempos em que as empresas estão sentindo dificuldades de contratar funcionários por baixo salário e ainda menos por falta de Respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tiradentes
Ética

Tiradentes e o “Quinto dos Infernos”

Hoje é dia de Tiradentes, revolucionário brasileiro que morreu por desafiar a Coroa Portuguesa e defender a independência do atual estado de Minas Gerais do restante do Brasil durante o movimento conhecido como Inconfidêcia Mineira. Tal movimento surgiu da justa indignação da população mineira contra o imposto cobrado na época, que era 20% (um quinto) […]

Leia Mais
Arthur Lira e Lucas Bellinello
Ética

Influencer Lucas Bellinello é obrigado a emitir nota de retratação após expor contato de Arthur Lira

Na sexta-feira, o influencer Lucas Bellinello, publicou uma nota com pedido de desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por ter exposto seu contato pessoal em uma publicação de sua conta no Instagram. A publicação havia sido feita no dia 25/03/2024, e já foi excluída pelo influenciador. O pedido de desculpas foi emitio […]

Leia Mais
Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais