Resenha do livro ‘Esmague o Estado!’

Resenha do livro 'Esmague o Estado!'

Com a proximidade das eleições presidenciais, a sociedade está cada vez mais polarizada. As pessoas, tanto nas redes sociais quanto na vida real, estão cada vez mais revoltadas, defendendo com unhas e dentes o seu político de estimação favorito.

E a maioria é taxativa: escolha o meu político favorito ou estará decretando o caos na sociedade. Ao invés de escolher um lado, Samuel E. Konkin III oferece uma alternativa a essa briga sem fim e sem futuro: o Agorismo.

Do final da década de 70 até 2004 quando faleceu precocemente aos 56 anos, Konkin desenvolveu o Agorismo, a sua visão do que o libertarianismo precisava ser para se manter ético e racionalmente consistente.

Considerando o momento atual mais do que propício para relembrar a todos que existem opções fora do jogo político tradicional, a Editora Konkin compilou e traduziu diversos artigos do Konkin, incluindo uma nova versão do seu livro mais famoso “Manifesto do Novo Libertário”.

São mais de 240 páginas em que Konkin apresenta suas estratégias para se chegar a uma sociedade livre das amarras estatais, sempre colocando suas ideias a prova com grandes autores libertários, como Murray N. Rothbard e Robert LeFevre.

As discussões sobre estratégias para se livrar do estado são variadas, desde uma análise completa do Libertarian Party, de como ele ajuda e atrapalha o movimento libertário, passando pela análise de diversos outros grupos que podem ser aliados ou não.

Suas análises, sempre acompanhadas de sarcasmo, neologias – Konkin adorava elas, ele que criou termos como minarquismo, agorismo, anarco-sionismo e diversos outros -, humor, referências à cultura pop e, acima de tudo, sempre em busca da consistência, é muito fácil e prazerosa de ler.

Assim como os escritos de Rothbard, ele sempre traz diversos exemplos e casos para facilitar o entendimento, escrevendo sobre assuntos complexos de forma simples e intelegível, mesmo para os leigos.

Outra característica inegável é sua paixão pelo tema, paixão que é contagiante e envolvente. É difícil não se contagiar.

Se você concorda com Konkin e acredita que existe um caminho para a liberdade sem passar pela política, não pode perder a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos com esse livro inédito.

Agora, se você não concorda com Konkin, aqui está uma oportunidade de refletir sobre as principais armadilhas da via política, todas muito bem mapeadas pelo seu mais fervoroso crítico. Mesmo que continue não concordando com Konkin, com certeza estará mais preparado para se proteger dos maniqueísmos e dissimulações perpetrados pelos inimigos da liberdade.

E, como Konkin sempre dizia:

“Não se esqueça de Esmagar o Estado. Você esqueceu de esmagar ontem e, com certeza, ele ainda está aqui!”

Para acessar o livro Esmague o Estado completo e gratuito em formato PDF, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Greg News
Cultura

Greg News é cancelado na HBO para dar lugar as cotas para programas nacionais

O programa Greg News, apresentado pelo humorista assumidamente petista, Gregório Duvivier, e produzido pela presa Porta dos Fundos fundada por ele, foi cancelado na HBO após 7 temporadas e 160 episódios. O motivo? Como a empresa porta dos fundos foi vendida para a empresa americana Viacom, atualmente Paramount Global, o programa já não é mais […]

Leia Mais
Carcereiro de Lula
Cultura

Livro sobre relação de Lula com carcereiro da PF em Curitiba pode virar filme

Segundo o colunista do Metrópoles, Guilherme Amado, o livro sobre a relação entre Lula e seu carcereiro durante o tempo em que esteve preso em Cuitiba, também pode virar filme. Entre os interessados em produzir o filme, estão Juliano Dornelles, que foi um dos diretores do filme Bacurau, e também Felipe Braga, que produziu o […]

Leia Mais
Natal e capitalismo
Cultura

Como o capitalismo transformou o Natal em um feriado para crianças

Durante a década de 1980, milhões de crianças americanas se debruçaram sobre o catálogo da Toys ‘R’ Us, sonhando acordadas com os brinquedos que esperavam receber em algumas semanas na manhã de Natal. Afinal, em meados do século XX, o Natal – para inúmeras famílias de classe média com filhos – havia se tornado mais […]

Leia Mais