O desenvolvedor da Lightning Network alerta sobre uma grande vulnerabilidade e abandona as tarefas de segurança

Ataques à Lightning Network

Antoine Riard, um desenvolvedor da Lightning Network (LN), divulgou recentemente uma grande vulnerabilidade que afeta a camada de escalonamento do Bitcoin. Essa vulnerabilidade, que foi resolvida com uma série de atenuações, envolve um “novo ataque de interferência de transação-relé” que pode afetar fundos compartilhados em canais. Riard abandonou o trabalho relacionado ao LN depois de testar a viabilidade desses ataques abertamente.

Detectada a principal vulnerabilidade da Lightning Network

Antoine Riard, pesquisador de segurança e desenvolvedor da Lightning Network (LN), a solução de escalonamento L2 do Bitcoin, revelou recentemente uma nova e importante vulnerabilidade que afeta os fundos disponíveis nos canais. A vulnerabilidade envolve o que Riard chama de “ataques de ciclo de substituição“, que manipulam o estado dos contratos de bloqueio de tempo de hash (HTLC), uma parte fundamental do funcionamento interno da LN.

O pesquisador introduziu mitigações para esse tipo de ataque em 16 de outubro, esclarecendo que não tinha certeza se essas ações impediriam os agentes mal-intencionados de tirar proveito dessas vulnerabilidades. Sobre o alcance desses ataques, Riard declarou:

“Acredito que essa nova classe de ataques cíclicos de substituição coloca a Lightning em uma posição muito perigosa, em que apenas uma correção sustentável pode ocorrer na camada de base, por exemplo, adicionando um histórico de transações vistas com muita memória ou alguma atualização de consenso.”

Além disso, ele esclareceu que as atenuações introduzidas serviram apenas para impedir ataques simples, enquanto os invasores mais sofisticados poderiam evitá-las.

“Uma lição em termos de implementação do protocolo Bitcoin”

Após divulgar o escopo do ataque, Riard explicou que interromperia as tarefas de desenvolvimento do LN, que incluíam o tratamento desses tipos de problemas de segurança em um nível de protocolo. Devido à gravidade dos problemas encontrados, ele acredita que isso pode oferecer uma visão sobre o processo de desenvolvimento atual e como ele pode ter que mudar para estruturas de blockchain que lidam com milhões em fundos.

Recentemente, Corallo pediu calma aos usuários de Bitcoin, declarando que o LN não estava quebrado, mas reconhecendo que eles tinham trabalho a fazer. “O Lightning é (atualmente) para as contrapartes do canal em que você confia, para não ter muito trabalho para criar um novo software para atacá-lo”, acrescentou.

De acordo com um relatório recente, a LN cresceu 1.212% nos últimos dois anos.

Artigo escrito por Sergio Goshchenko, publicado em News.Bitcoin.com e traduzido por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Samourai Wallet
Criptomoedas

Fundadores da carteira de Bitcoin Samourai presos sob a acusação de facilitarem “lavagem de dinheiro”

A última quarta-feira (24) foi um golpe duro para a comunidade Bitcoin e defensores da privacidade. Os fundadores da carteira de Bitcoin Samourai, Keonne Rodriguez e William Lonergan Hill, receberam ordem de prisão sob a acusação de “facilitarem a lavagem de dinheiro” por meio de sua ferramenta de coinjoin, o Whirlpool. Keonne Rodriguez foi preso […]

Leia Mais
Pavel Durov
Criptomoedas

O CEO do Telegram, Pavel Durov, diz que mantém algumas centenas de milhões de dólares em bitcoin há 10 anos

Durante uma entrevista com Tucker Carlson, que foi ao ar na terça-feira, o cofundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, disse que manteve algumas centenas de milhões de dólares em moeda fiduciária ou bitcoin nos últimos 10 anos. Em resposta a uma pergunta sobre o fato de a plataforma de mensagens criptografadas não aceitar dinheiro […]

Leia Mais
Lula imposto sobre o Bitcoin
Criptomoedas

Governo Lula quer aumentar para 22,5% os impostos para todos os usuários de Bitcoin no Brasil

O governo Lula anunciou que pretende aumentar os impostos para todos os usuários de criptomoedas em até 22,5%. Segundo o governo, a proposta não é criar um novo imposto, mas aumentar ainda mais as taxas para os usuários que possuem criptoativos. A ideia é ‘fechar o cerco’ com àqueles que estão usando criptoativos para driblar […]

Leia Mais