O desenvolvedor da Lightning Network alerta sobre uma grande vulnerabilidade e abandona as tarefas de segurança

Ataques à Lightning Network

Antoine Riard, um desenvolvedor da Lightning Network (LN), divulgou recentemente uma grande vulnerabilidade que afeta a camada de escalonamento do Bitcoin. Essa vulnerabilidade, que foi resolvida com uma série de atenuações, envolve um “novo ataque de interferência de transação-relé” que pode afetar fundos compartilhados em canais. Riard abandonou o trabalho relacionado ao LN depois de testar a viabilidade desses ataques abertamente.

Detectada a principal vulnerabilidade da Lightning Network

Antoine Riard, pesquisador de segurança e desenvolvedor da Lightning Network (LN), a solução de escalonamento L2 do Bitcoin, revelou recentemente uma nova e importante vulnerabilidade que afeta os fundos disponíveis nos canais. A vulnerabilidade envolve o que Riard chama de “ataques de ciclo de substituição“, que manipulam o estado dos contratos de bloqueio de tempo de hash (HTLC), uma parte fundamental do funcionamento interno da LN.

O pesquisador introduziu mitigações para esse tipo de ataque em 16 de outubro, esclarecendo que não tinha certeza se essas ações impediriam os agentes mal-intencionados de tirar proveito dessas vulnerabilidades. Sobre o alcance desses ataques, Riard declarou:

“Acredito que essa nova classe de ataques cíclicos de substituição coloca a Lightning em uma posição muito perigosa, em que apenas uma correção sustentável pode ocorrer na camada de base, por exemplo, adicionando um histórico de transações vistas com muita memória ou alguma atualização de consenso.”

Além disso, ele esclareceu que as atenuações introduzidas serviram apenas para impedir ataques simples, enquanto os invasores mais sofisticados poderiam evitá-las.

“Uma lição em termos de implementação do protocolo Bitcoin”

Após divulgar o escopo do ataque, Riard explicou que interromperia as tarefas de desenvolvimento do LN, que incluíam o tratamento desses tipos de problemas de segurança em um nível de protocolo. Devido à gravidade dos problemas encontrados, ele acredita que isso pode oferecer uma visão sobre o processo de desenvolvimento atual e como ele pode ter que mudar para estruturas de blockchain que lidam com milhões em fundos.

Recentemente, Corallo pediu calma aos usuários de Bitcoin, declarando que o LN não estava quebrado, mas reconhecendo que eles tinham trabalho a fazer. “O Lightning é (atualmente) para as contrapartes do canal em que você confia, para não ter muito trabalho para criar um novo software para atacá-lo”, acrescentou.

De acordo com um relatório recente, a LN cresceu 1.212% nos últimos dois anos.

Artigo escrito por Sergio Goshchenko, publicado em News.Bitcoin.com e traduzido por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Criptomoedas

Monero lidera os pagamentos no varejista on-line europeu Shopinbit em junho

O varejista on-line europeu Shopinbit, que oferece mais de um milhão de produtos, compartilhou no X esta semana que o monero (XMR) foi o método de pagamento dominante em junho. A postagem revelou que 74,54% de todas as transações foram liquidadas com monero, enquanto 23,64% foram pagamentos onchain BTC. A Shopinbit, uma varejista on-line criada […]

Leia Mais
Bitcoin
Criptomoedas

Passado x Presente — Examinando o histórico de correções do mercado em alta do Bitcoin

O Bitcoin (BTC) já viveu tempos melhores, e o recente declínio levou algumas pessoas a questionar se a corrida de alta chegou ao fim. Apesar disso, muitos continuam confiantes de que essa retração pode ser a primeira queda significativa antes que a principal criptomoeda atinja um novo recorde histórico. Em março, o investidor de longo […]

Leia Mais
Receita Federal - Bitcoin
Criptomoedas

Receita Federal apresenta nova ferramenta para monitorar criptomoedas

A Receita Federal agora irá utilizar uma nova ferramenta que pretende monitorar todas as transações de criptomoedas. A nova ferramenta foi apresentada durante o fórum técnico informal da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na Suécia. Como justificativa para o uso de tal ferramenta, a Receita Federal alegou que a intenção é “colaborar […]

Leia Mais