Após o vídeo viral de Nikolas Ferreira comentando sobre o monitoramento do PIX, a deputada federal Erika Hilton decidiu fazer um vídeo em resposta, copiando o mesmo formato na tentativa de obter o mesmo resultado. Porém, mesmo tendo um bom desempenho, o vídeo de Erika foi superado pelo de Nikolas e visualizações. Enquanto o vídeo de Nikolas Ferrreira ultrapassou os 300 milhões de visualizações, o de Erika Hilton teve 8 milhões de visualizações.
Abaixo o vídeo de Nikolas Ferreira:
Aqui o vídeo de Erika Hilton:
No vídeo, Erika Hilton repete a estratégia da grande mídia e do governo Lula de focar nas fake news sobre possível taxação do PIX como se fosse a real preocupação em torno do assunto. Como comentei neste outro artigo, isso está longe de ser a única ou principal preocupação do público em torno do monitoramento do PIX.
Um grande número de brasileiros, principalmente aqueles que trabalham no que legalistas chamam de “informalidade”, há muito tempo que não pagam impostos e fazem questão de não pagar. Por mais que o governo Lula alegue que não irá taxar esse público, eles têm todos os motivos para suspeitar disso.
No vídeo, Erika Hilton chega a até mesmo omitir algumas informações importantes. No vídeo, a deputada afirma que o monitoramento sobre transações acima de R$ 5 mil já era feito pela RF no caso de pessoa física. No entanto, antes da nova regra da RF, somente as transações feitas em instituições tradicionais, como as agências bancárias, estavam sujeitas a este monitoramento.
Com a nova regra da RF, fintechs e transações no PIX também estariam sujeitas a monitoramento, só que a partir de R$ 5 mil para pessoas físicas. Ainda assim, isso não acalmou os ânimos do público, já que muitos “informais” movimentam bem mais que isso em um mês.
Em contrapartida, o vídeo de Erika Hilton serviu para consolar os eleitores mais fanáticos da esquerda que sequer parecem ter assistido ao vídeo de Nikolas Ferreira ou entendido que a indignação do público fosse muito além das “fake news” sobre o caso.
E isso fica evidente em várias publicações e comentários de esquerdistas erroneamente acusando Nikolas Ferreira de fake news sobre o caso ou achando que Erika Hilton havia esclarecido tudo sobre o caso. O que não é verdade.
Ao mesmo tempo, também negam que a iniciativa da Erika Hilton com o vídeo tenha sido com o intuito de limpar a barra de Lula. Basta ver a indignação destes mesmos esquerdistas em resposta a uma matéria onde o jornal O Globo corretamente aponta que o vídeo da deputada foi visando a defesa do governo Lula.
No entanto, por mais que seus seguidores neguem, o fato é que Erika Hilton fez este vídeo em uma tentativa desesperada de defender o governo Lula, já que este é o mais próximo de atender aos interesses do seu partido, o PSOL, um partido que dificilmente conseguirá colocar algum candidato seu à presidência. Hilton, assim como o partido ao qual ela é afiliada, jamais poderá ser nada além de uma extensão do PT.
O conteúdo deste artigo está livre de restrições de direitos autorais e de direitos conexos. Sinta-se livre para copiar, modificar, distribuir e executar o trabalho, mesmo para fins comerciais, tudo sem pedir permissão.