O papel das criptomoedas no financiamento do terrorismo é superestimado, mostra Chainalysis

Hammas

A empresa forense de blockchain Chainalysis chamou a atenção para algumas “métricas exageradas e análises falhas” em relatórios recentes sobre o uso de criptomoedas por grupos terroristas como o Hamas, o Hezbollah e a Jihad Islâmica Palestina.

Ao trabalhar em apoio aos esforços para congelar e apreender ativos digitais que possam ser usados para financiar suas atividades, a empresa de análise reconheceu que algumas organizações terroristas arrecadam, armazenam e transferem fundos usando criptografia. Ao mesmo tempo, ela também apontou:

“O financiamento do terrorismo é uma parcela muito pequena da já muito pequena parcela do volume de transações de criptomoeda que é ilícita.”

“As organizações terroristas têm usado historicamente e provavelmente continuarão a usar métodos tradicionais baseados em moeda fiduciária, como instituições financeiras, hawalas e empresas de fachada, como seus principais veículos de financiamento”, disse Chainalysis em uma publicação de blog na quarta-feira.

Ele destacou o emprego de “metodologias imprecisas para estimar o papel da criptomoeda no financiamento do terrorismo” e observou que a transparência inerente da tecnologia blockchain torna a criptomoeda menos adequada para atividades ilícitas.

O artigo examina o papel dos provedores de serviços em tais transações, como a empresa Buy Cash, sediada em Gaza, que fornece serviços de transferência de dinheiro e câmbio de criptomoedas, que foi recentemente sancionada pelo Departamento do Tesouro dos EUA.

Fonte: Chainalysis

Ela também dá um exemplo de uma carteira afiliada ao financiamento do terrorismo e suas contrapartes, entre as quais há cerca de 20 provedores de serviços suspeitos. Os analistas da empresa descobriram que oito deles também fizeram transações com a Garantex, uma bolsa russa sancionada que, de acordo com um relatório recente do Wall Street Journal, movimentou dinheiro para grupos de Gaza.

Embora enfatize que interromper facilitadores como esses é uma prioridade, a Chainalysis também observa que “nem todos os fundos recebidos pelos provedores de serviços são fundos terroristas”. Ela adverte que o rastreamento por meio de provedores de serviços pode levar a conclusões imprecisas, pois quando alguém envia criptomoedas para um endereço usado por um provedor de serviços, elas geralmente são agrupadas e misturadas pela plataforma com os fundos de outros usuários.

Artigo escrito Lubomir Tassev, publicado em News.Bitcoin.com e traduzido por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CrowdfundingHealt
Criptomoedas

Plataforma de Crowdfunding CrowdfundingHealt integra Lightning com Breez SDK

A CrowdHealth, uma plataforma de crowdfunding para pagar por cuidados médicos no lugar de uma apólice de seguro, está integrando os pagamentos Lightning com o Lightning SDK da Breez. Os Estados Unidos gastam mais do que o dobro do valor médio em saúde em comparação com outras nações desenvolvidas em situação econômica semelhante. Os custos […]

Leia Mais
Contrato Private Law Society
Criptomoedas Direito

Assinado o primeiro contrato via Private Law Society, plataforma de arbitragem privada que usa Bitcoin

Foi assinado neste dia 1° de dezembro, o primeiro contrato da Private Law Society,  um projeto baseado em Bitcoin para fazer arbitragem privada e efetuar contratos. O anúncio foi feito no X pelo Júlio Santos, idealizador do projeto. Continuando o fio nos comentários, Júlio Santos informou que os árbitros do contrato tiveram a força para […]

Leia Mais
Rally Bitcoin
Criptomoedas

Alta do Bitcoin em dezembro está à vista, afirma crypto trader Kevin Svenson

Um analista que vem sendo acompanhado de perto acredita que dezembro será um mês de alta para o Bitcoin (BTC), já que o rei das criptomoedas espelha uma configuração observada pela última vez há exatamente três anos. Kevin Svenson diz a seus 131.000 seguidores na plataforma dNo momento em que este artigo foi escrito, o […]

Leia Mais