O Preconceito, a Discriminação e a Intolerância São Coisas Ruins?

Preconceito, discriminação e intolerância são algo belo e moral

Os movimentos humanistas contemporâneos tentam combater o preconceito, a discriminação e a intolerância, dizendo que essas atitudes são abjetas e devem ser rejeitadas a todo custo.

O problema é que esse parecer está completamente equivocado.

A começar pelo preconceito, este é necessário para ações cautelosas. Por ignorarmos a plenitude das coisas, e as pessoas a nossa volta, nós pré-avaliamos as situações na qual estamos ou estaremos inseridos para agirmos da maneira que nos pareça mais correta.

O preconceito gera uma certa segurança, pois desconfiamos daquilo que se apresenta como algo novo, e até que o conheçamos nossa mente associa-o como possível inimigo/perigo.

A discriminação, por sua vez, é uma ferramenta de escolha. Ela pondera aquilo que consumiremos, a sua quantidade e por quanto tempo. Também é através da discriminação que decidimos com quem vamos nos relacionar e de que modo ou intensidade.

Concluindo a tríade, temos a intolerância. Esta é de suma importância para a civilização.

É graças a intolerância que qualquer pessoa minimamente razoável condena o estupro: estuprar é algo intolerável.

A intolerância nos dá o direito de proibir a entrada de pessoas não autorizadas em nossas residências. Permite que não aceitemos socos em nossa face dados por agressores de qualquer tipo.

Dito isso, temos razões suficientes para não aceitarmos ideias contrárias ao preconceito, a discriminação e a intolerância.

Cada ato deve ser analisado a partir das ações reais que o compõem, e não sob a perspectiva das emoções que certas palavras evocam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escravidão Africana
Ética

Entendendo a história da escravidão africana: os europeus não foram os únicos traficantes de escravos

No vasto panteão da história, os negros foram ao mesmo tempo vítimas e opressores. No entanto, a história tem sido tão politizada que ouvimos infinitamente sobre a primeira e quase nunca sobre a segunda. A retórica eclipsou os fatos. É fato, por exemplo, que os africanos participavam do tráfico transatlântico de escravos. A narrativa agora […]

Leia Mais
Renato Moicano
Ética

Renato Moicano: “Se você se preocupa com seu… país, leia Ludwig von Mises”

Na noite do último sábado, o lutador brasileiro Renato Moicano viralizou após sua vitória sobre JalinTurner no UFC 300, fazendo uma saudação ao próprio Ludwig von Mises. “Eu amo os Estados Unidos, amo a Constituição… quero portar… armas. Amo a propriedade privada. Vamos lhe dizer uma coisa. Se você se preocupa com seu país, leia […]

Leia Mais
Elon Musk e Alexandre de Moraes
Ética

Elon Musk ataca censura de Alexandre de Moraes e deixa esquerda em polvorosa

Na última sexta-feira, o CEO da rede social X, Elon Musk, respondeu a uma publicação de Alexandre de Moraes questionando o porque dele estar impondo tanta censura no Brasil. Na publicação em questão, Moraes parabenizava o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski pelo novo cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Confira abaixo: Elon Musk […]

Leia Mais