O que As Piores Previsões Econômicas da História Podem nos Ensinar Sobre Economia

Economistas tentam prever o futuro da economia

Os economistas preveem o curso futuro dos eventos econômicos para mostrar que temos senso de humor. Se pudéssemos fazer isso com precisão, seríamos todos muito ricos e não somos; estamos confortáveis, mas não fantasticamente ricos (exceto em nossa apreciação pela ciência sombria).

Por que não podemos prever o futuro? Porque o mundo é complicado e milhões de coisas estão acontecendo simultaneamente. Por exemplo, sabemos que se nada mais mudar e o governo aumentar a oferta de dinheiro, os aumentos de preços serão o resultado inevitável. Mas nunca poderemos fazer a suposição ceteris paribus (tudo o mais igual) de que esta será a única mudança na economia. As pessoas podem não comprar tanto quanto antes e economizar para um dia chuvoso. Nesse caso, a tendência de que mais dinheiro para a mesma quantidade de bens e serviços leva a aumentos de preços será um pouco atenuada.

Por quanto? Isso depende da rapidez com que as compras diminuem, e não temos uma bola de cristal para isso. Não podemos sequer determinar se o Fed ou o banco central irá aumentar a oferta de dinheiro em circulação. O curso futuro da inflação depende de qual lado da cama os funcionários do Fed saem, e também não temos nenhuma idéia sobre isso. Talvez eles mesmos também não saibam. Felizmente, temos uma lei econômica, mas ela não nos leva a lugar algum.

Tomemos outro exemplo. A lei econômica nos diz que aumentar o nível em que o salário mínimo é estabelecido aumentará o desemprego entre os pouco qualificados, desde que nada mais mude. Mas as coisas mudam o tempo todo. É bem possível que à medida que o salário mínimo aumentar, haja uma inovação que aumente a produtividade dos trabalhadores não qualificados. Se este for o caso, se esta força for suficientemente forte, e se o aumento do nível estatutário for modesto, é possível que nenhum trabalhador fique desempregado como resultado do salário mínimo mais alto.

Neste ponto, devo confessar, estou dando uma perspectiva econômica austríaca sobre o assunto. Os economistas da Mainstream discordariam. Segundo o economista Milton Friedman, ganhador do Prêmio Nobel (um não austríaco, ele): “O único teste relevante da validade de uma hipótese é a comparação da previsão com a experiência”. Isto é, se uma afirmação for verdadeira, deve levar a previsões precisas.

Mas a história da economia é uma história de falsas previsões.

Paul Krugman é outro ganhador do Prêmio Nobel de Economia. Sua previsão de 1998 era: “O crescimento da Internet vai diminuir drasticamente”.

Há mais exemplos.

Irving Fisher previu um boom na bolsa de valores; mas ele cometeu o erro de fazê-lo pouco antes da queda de 1929.

Em 1968, Paul Ehrlich, autor do livro The Population Bomb, previu a fome em massa nos próximos anos. A obesidade em massa acabou se revelando um problema muito maior.

Em 1987, Ravi Batra previu a Grande Depressão de 1990 em seu livro com esse título. Isso não aconteceu.

Eu acho que a recusa obstinada dos austríacos em fazer previsões econômicas é consistente com nossos poderes limitados. Podemos explicar a realidade econômica e compreendê-la bastante, mas a menos que “tudo mais seja constante”, o que nunca é o caso, não podemos prever, pelo menos não como economistas.

A modéstia intelectual é de grande valor.

Prevejo que os principais economistas irão um dia perceber seus erros a esse respeito? Espero que sim, mas como economista austríaco, eu não faço previsões.

Artigo escrito por Walter Block, publicado em FEE.org e traduzido e adaptado por @rodrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livrarias
Economia

Projeto no Senado pretende fixar preço de livros e limitar desconto

O projeto de lei 49/2015 do Senado, agora chamado de Lei Cortez, pretende fixar o preço dos livros e limitar os descontos, que não deverão ultrapassar 10% dirante o período de 12 meses após lançamento. A iniciativa é amplamente favorecida por várias livrarias que alegam sofrer “concorrência desleal” com empresas maiores, como a Amazon. A […]

Leia Mais
Vietnã
Economia

Como o capitalismo venceu o socialismo no Vietnã

Phung Xuan Vu, de oito anos, e seu irmão de 10 anos foram responsáveis por buscar comida para sua família, que estava em constante aperto de fome. Eles viviam no Vietnã na década de 1980, então isso exigia cartões de racionamento. Um dos bens mais importantes da família era um livreto de vales-alimentação. Como a […]

Leia Mais
Argentina
Economia

Ação Humana em seu 75º aniversário nos ajuda a entender como o estatismo dizimou a Argentina

O septuagésimo quinto aniversário do livro Ação Humana de Ludwig von Mises nos convida a refletir sobre as conquistas acadêmicas de Mises e como a corrente econômica dominante ainda não alcançou seus avanços na economia. Como Jesus Huerta de Soto aponta em seu estudo preliminar para a versão em espanhol da décima terceira edição de […]

Leia Mais